Buscar

CAS CONC DIR TRIBUTARIO I CASO 06

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO DIREITO TRIBUTARIO 1
CASO CONCRETO 06
Servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito contra o Estado respectivo em função de uma retenção na fonte de imposto de renda retido na fonte pelo órgão ao qual pertencia a servidora. O Estado alega ilegitimidade passiva tendo em vista que a competência tributária para legislar sobre o imposto de renda é da União. Comente se procede a alegação do Estado. 
Resp; Não procede a alegação do Estado uma vez que o artigo 157 CFRB/88, estabelece a retenção na fonte, o Imposto devido dos servidores Estatutário dos Estados de modo que caso essa restituição tenha sido, indevido cabe o Estado , devolve-la , não obstante o Tributo seja de competência da União 
Questão objetiva 
Na relação abaixo, de transferências intergovernamentais de receitas tributárias, MARQUE as da União para os Estados/DF (1), as da União para os Municípios (2) e as dos Estados/DF para os Municípios (3):
 (3 ) 50% do IPVA;
 (1 ) 20% dos impostos de competência residual; 
(2 ) 50% do ITR; 
( 1) 21,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação; 
(3 ) 25% do ICMS; 
( 2) 22,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação;
 (2 ) 70%do IOF sobre o ouro ativo financeiro ou instrumento cambial.
TJ-RS-Inteiro Teor.Apelaão Civel:AC70051246817 RS
JURISPRUDENCIA: Data de publicação ;28/05/2013
Decisão:ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM- APELAÇÃO .TRIBUNAL. MERITO.JULGAMENTO POSSIBILIDADE ...CAUSA MADURA. 1-Extintoo processo, sem julgamento de mérito, por ilegitimidade passiva ad causam...RETENÇÃÕ DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE
DOUTRINA:O fundamento da restituição dos valores indevidamente pagos a título de tributo provém de uma interpretação a contrario sensu, igualmente lastreada no princípio da legalidade tributária. Afinal, na medida em que o contribuinte apenas está incumbido de arcar com tributo lastreado na lei, o fisco também só pode incorporar ao seu patrimônio valores a título de tributo quando encontrem sintonia com a lei, pois todo montante recolhido à revelia dela viola essa premissa constitucional, motivo bastante para ser devolvido (MÖRSCHBÄCHER, 1999, p. 253; MINATEL, 2015, p. 10-11).