Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637532) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da classificação de condutas Típicas, encontra-se o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno apresenta-se por características relacionadas à desatenção, agitação e impulsividade. Diante dessas informações, descreva quatro sintomas possíveis de serem identificados em alunos com TDAH em sala de aula.
	Resposta Esperada:
Em primeiro lugar, o professor deve estar atento às características de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), pois, muitas vezes, são confundidos ou rotulados como alunos problemas ou desobedientes. Sendo assim, é necessário um conhecimento prévio para, então, pensar em estratégias de incluir e auxiliar nas necessidades educacionais desses alunos. Diante de diversas possibilidades, podemos destacar: o aluno agita as mãos ou os pés, se remexe na cadeira, tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, apresenta esquecimento, distração e dificuldade para brincar e interagir com atividades de lazer.
	2.
	Além dos fundamentos históricos e legais, a Educação Inclusiva baseia-se em fundamentos filosóficos e psicológicos. O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Disserte sobre a importância da interação no processo de aprendizagem da criança com necessidades especiais.
	Resposta Esperada:
O meio contribui para que a criança portadora de necessidades especiais aprenda, evolua e garanta seu direito de aprender pela interação. O pensamento que fundamenta esta ideia é o fato de todos nascermos iguais, pelos direitos de conviver, crescer e desenvolver-se. Estar com o outro nos dá a possibilidade de aprender sempre mais, explorando nossas capacidades e desenvolvendo nossas possibilidades. Por isso, o papel do professor na escola é fundamental. Como extensão da família, a escola contribui no processo de ampliação da aprendizagem.
Parte inferior do formulário

Continue navegando