Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Pessoas
Disciplina: 901064 Turma: 75589 Período: 2020/1
Questão 1
Esta é a nossa segunda atividade avaliativa - questão discursiva. Saliento que ela é uma das etapas da nota da G1 e vale 3 (três) pontos. Os critérios da avaliação se fundamentarão no domínio de conteúdo, na clareza, na objetividade, no poder de síntese, na defesa e argumentação das ideias, na organização e no cumprimento do prazo estabelecido.
Não serão aceitos em hipótese alguma respostas enviados por e-mail e cópias de textos da internet. Estamos em um ambiente acadêmico, sendo assim procure sempre fundamentar a sua resposta apresentando as fontes da consulta de acordo com as normas da ABNT. 
Para essa segunda atividade avaliativa você deve:
 
Ler o capítulo 10 do livro texto da disciplina: Ética na gestão de pessoas.
 
· Tamanho de resposta: até 20 linhas as três questões juntas. 
· Estrutura: texto formal com coesão, coerência e gramatical.
· Poste sua resposta na atividade avaliativa dois.
· Lembre-se citações devem apresentar fontes, não se aproprie das ideias de outras pessoas. Não serão aceitos em hipótese alguma respostas enviados por e-mail e cópias de textos da internet.
Ler e analisar o texto abaixo, respondendo as questões disponíveis ao final do texto.
TEXTO:
O NOVO CÓDIGO DE CONDUTA ENTRE OS SEXOS. A era da intolerância ao assédio e da crescente afirmação feminina, a convivência entre homens e mulher está passando por uma mudança radical.
Texto: Beijinho, Beijinho? Tchau, Tchau. Alguns dos gestos cotidianos já estão banidos de empresas brasileiras.
- Falar “pegando”: Aquele colega que costuma encostar no interlocutor durante a fala já incomodava. Agora em algumas empresas, o gesto tornou-se oficialmente inadequado. No treinamento antiassédio da Intel no Brasil, um vídeo mostra um homem tocando o ombro de mulheres. Em seguida, uma placa indica: “Pare”. Se o contato avança para os seios e nádegas, o problema passa a ser com a Justiça – casos de mulheres tocadas dessa forma terminaram, nos últimos anos, em indenizações de até 50.000 reais as vítimas.
- Cumprimentar com beijinhos: O manual de conduta de alguns escritórios começa a banir a saudação, tão comum no Brasil. Em elaboração, o código da rede  de clinicas médicas dr. Consulta deve incluir um aviso contra abraços e beijinhos no rosto. “É melhor evitar o toque, pois nunca se sabe qual é o limite da outra pessoa”, diz a gerente de gente e gestão, Anna Karla Ribeiro.
- Piadas e palavrões: Empresas como a farmacêutica Bayer e a armazenadora GuardeAqui coíbem piadas maliciosas e linguagem sexualmente explícita. O comportamento será considerado pior, é claro, se fizer referencia a uma funcionária específica. Um caso recente na Justiça do Rio Grande do Norte resultou em indenização de 6.700 reais por dano moral a uma profissional por “comentários com conotação sexual do superior hierárquico”.
- Elogios a roupas, perfume e forma física: Para o advogado trabalhista Denis Sarak, elogios a roupas ou ao perfume de mulheres no ambiente de trabalho não são considerados assédio se não há “conotação ofensiva”. Mas como ter certeza desse limite? Algumas empresas e organizações orientam a equipe a evitar esse tipo de comentário. “Pode ser entendido de outra forma e causar problemas”, diz o superintendente do Sesi José Antonio Fares.
- Dar carona a colegas: Empresas com códigos mais detalhados têm aconselhado carona entre colaboradores apenas quando mais de duas pessoas embarcam. Já para o sociólogo americano Michael Kimmel, deixar de transportar uma colega por medo de consequências é uma reação “desonesta” dos homens. ”Não há nada de problemático em ser gentil com alguém do trabalho, desde que você não pense que isso lhe dá o direito de fazer alguma coisa”.
- Reuniões a portas fechadas:  “Por que isso seria um problema?”, indaga Michael Kimmel, para quem a situação, por si só, dificilmente deve ser interpretada como assédio. No entanto, em algumas organizações, entre elas o Sesi, há orientações para que professores não fiquem sozinhos com um único aluno na sala de aula a portas fechadas.
- Mandar “beijo” no final de e-mails e mensagens: Não há notícia de que isso tenha acabado em processo, mas, por receio de que a atitude seja interpretada como tentativa de ampliar a intimidade, muitos profissionais têm preferido o “abraço” ou simplesmente “obrigado”.
Fonte: Revista VEJA 10 de janeiro de 2018.
Considerando o texto da Revista Veja e o conteúdo da disciplina Ética na gestão de pessoas, responda as questões abaixo.
1. Analisando alguns gestos que estão sendo banidos do mercado de trabalho de acordo com o texto, verifique que os mesmos já estão sendo citados nos Códigos de Ética das empresas. Assim, descreva os requisitos necessários para a implantação destes programas na prática.
2. Identifique as diferenças entre assédio moral e assédio sexual.
3. No seu entendimento, atualmente estes tipos de ações são necessárias nas empresas? Porquê?
Minha Resposta
As exigências e imposição para execução e pratica desses programas conforme Fraedrich, Ferrel e Ferrell4, que são: padrões e procedimentos, (os códigos da ética); indivíduos de alto nível como responsáveis; poder para pessoas éticas; dialogo eficaz (treinamento em ética); agregações de monitoramento (auditorias); requisitos associados para exercer prazos, códigos e punições e melhoramento continuo do programa de cumprimento de conduta ética.
O assédio formal é descrito e qualificado por condutas e atitudes abusivas e humilhantes frequentes, referidos a gestos, apelidos, cobranças de metas abusivas, palavras, atitudes que afetam a plenitude física e mental do empregado. O assédio sexual é uma forma de assédio mais desconfortáveis e mais violentos, por que busca de fato benesses sexuais de um trabalhador manuseando qualquer forma de extorsão. Portanto, a diferença é que o assédio sexual é concentrado a liberdade sexual do individuo, e o assédio moral tange a solenidade psíquica do ser humano.
Sim, pois orienta as ações dos colaboradores de uma empresa por entre os princípios das organizações. É primordial para que não ocorram problemas entre os profissionais, comovendo dessa forma o comportamento dos mesmos. O proletariado deve dispor uma estatura profissional dentro da empresa, auxiliando para um ambiente afável e para uma postura moral da empresa.
Fonte: Livro da disciplina 
https://gestaodesegurancaprivada.com.br/codigo-de-conduta-etica-nas-empresa/ acessada em 21/04/2020
https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-172/assedio-moral-e-assedio-sexual-no-ambiente-de-trabalho/ acessada em 21/04/2020

Mais conteúdos dessa disciplina