Buscar

O filme doze homens e uma sentença relacionado com o autor Kurt Lewin

Prévia do material em texto

O filme doze homens e uma sentença relacionado com o autor Kurt Lewin.
 
Ao analisarmos o filme considera-se que entre os doze jurados havia uns mais autoritários que os outros e que queriam impor uma dinâmica de liderança no grupo e por esse motivo não aceitava-se que um único júri tinha pensamentos e comportamentos diferentes, por isso o agrediam com palavras ríspidas e menosprezavam a sua defesa. 
Kurt Lewin, defende o comportamento dos fatos e que pode ser interpretado de modo diferentes, onde a mudança em uma parte influencia a mudança do conjunto em sua totalidade. No caso do filme havia um líder democrático que por sua vez utilizou suas ferramentas de diálogo com os demais no grupo para trabalhar de forma mais clara e objetiva justificando os seus argumentos para os demais, que se mostravam autoritários tentando tornar o grupo mais democrático. Inicialmente haviam pequenos subgrupos interessados em discutir temas próprios, tentando induzir ou incumbir as suas próprias justificativas. 
Para Kurt existem três aspectos fundamentais na definição do grupo: Existência, Interdependência e contemporaneidade.
Existência ela é definida pelo espaço de vida onde a integração da pessoa com o campo psicológico e sua percepção criam uma unidade que permite o sentimento de grupo.
Interdependência, momentos em que os sujeitos estão em uma situação de decisão e precisam estabelecer relações entre si para decidirem o veredicto do caso.
Contemporaneidade é um aspecto vivenciado pelos jurados quando eles percebem seu espaço-tempo e se veem necessitados por agir para resolver sua demanda.
Kurt Lewin afirma que o comportamento deriva da soma total dos fatos ocorridos e coexistentes em determinada situação, e a situação total gerada, é o que gera o comportamento nas pessoas. Ou seja a personalidade apenas pode ser definida em situação social, o individual e o meio em que está integrado fazem parte de um sistema único, proposta de sua teoria do campo. E assim, para explicar a motivação humana e seus conceitos, Lewin acreditava que o comportamento envolve um círculo de estados de tensão ou estados de necessidades.
Como se representa no filme , ocorre uma interação entre as 
as pessoas do grupo, que se influenciam mutualmente, podendo provocar uma mudança ou produção de novos significados e objetivos.
Baseando-se na Teoria de Campo de Lewin (1965), identificamos que o comportamento dos jurados está diretamente relacionado com suas perspectivas sobre o mundo de acordo com as experiências vividas por cada um. Os homens opinam sobre 
o crime julgado sem o desprendimento de seus costumes, valores culturais e sociais adotando uma postura preconceituosa referente ao rapaz, o que os impedia de enxergar 
claramente o contexto geral do ocorrido. 
Para Lewin (1978), só é possível conhecer um grupo quando se tenta modificá-lo .Essas mudanças só serão possíveis se forem seguidos três passos fundamentais: O descongelamento, momento que o indivíduo se desprende de atitudes e crenças antigas; O resultado do descongelamento, uma fase que causa desconforto, agonia e confusão, pois ideias e padrões foram desconstruídos; E por fim, o congelamento, onde os novos conceitos sã o incorporados pelo indivíduo, o que causa estabilidade e conforto ao grupo.
Ao argumentar sobre suas dúvidas e convidar os demais a refletirem sobre as provas e depoimentos apresentados durante o caso, o jurado número 8 vai, aos poucos, ganhando a confiança e participação do grupo, fazendo com que cada indivíduo ganhe importância na decisão do grupo. É também durante o diálogo e participação dos indivíduos que cada um vai apresentando seus motivos e preconceitos acerca do réu e deixando claro que muito do que foi a decisão inicial motivou -se, principalmente, pelo efeito do grupo sobre cada um. Características principalmente acerca da agressividade do grupo contra o jurado número 8 e durante a alternância de posição de outro jurado quando foi realizada a votação anônima. Quando o estilo de liderança democrático começou a ganhar espaço no grupo foi possível vê-lo conduzir os demais em uma reflexão e cooperação entre si, aumentando a interdependência ao analisarem cada afirmação apontada pelos que julgavam o réu culpado e elaborando a discussão por meio da dialética até que todos se convenceram do contrário absolvendo o jovem. 
Bibliografia:
Bibliografia:15/05/2020- 22:37https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-de-campo-de-kurt-lewin/

Continue navegando