Buscar

Como os psicólogos definem e empregam o conceito de personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Como os psicólogos definem e empregam o conceito de personalidade?
Personalidade é o conjunto as características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros.
A personalidade tem várias facetas que são considerados como parte integrante dela, e que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influenciar na auto estima, de maneira positiva ou negativamente alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e atenção.
Ela também é influenciada pela inteligência e criatividade onde, através dela, consegue-se encontrar soluções diferentes para as coisas, havendo a abertura diante de novas experiências, apresentando uma competência social, onde demonstra capacidade de defender ou impor os seus interesses e a capacidade de construir relacionamentos.
A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que têm um postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela autoestima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.
2- O que as teorias psicodinâmicas dizem a respeito ao desenvolvimento da personalidade? 
Uma teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que (1), a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e (2), novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação. 
A personalidade é uma construção pessoal que decorre ao longo da nossa vida, e uma elaboração da nossa história, da forma que sentimos e interiorizamos as nossas experiências, acompanha e reflecte a maturação psicológica. Em suma, a personalidade é um processo activo e que intervém em diferentes factores.
3- Quais são os três níveis de organização psíquica segundo Freud?
Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente. Freud comparou esta teoria a um iceberg com uma ponta visível, a mente consciente; uma obscura, mas visível do meio, o pré-consciente; e um volume escondido sob a água, o inconsciente.
No modelo da mente de Freud, a mente consciente é formada pelos pensamentos e sentimentos sobre os quais uma pessoa está ativamente consciente e capaz de raciocinar. O pré-consciente é composto de toda a memória disponível que não tenha sido acessada pela mente consciente. A mente inconsciente é composta por instintos reprimidos, sentimentos e impulsos que são negativos ou vergonhosos. Freud teorizou que o pré-consciente e o inconsciente exercem uma poderosa influência sobre a mente consciente, sem a consciência de uma pessoa.
4- Classifique corretamente as definições dos elementos que compõem a personalidade para Freud?
1.Ego
2.Id
3.Superego 
 
(1) diferencia o certo do errado com base nos padrões culturais.
(3) opera de acordo com os “princípios da realidade”, a energia e redirecionada para integrar a pessoa a 
Sociedade.
(2) procura reduzir a tensão causada pelos impulsos primitivos.

Continue navegando