Buscar

avaliação 3 - objetiva

Prévia do material em texto

1.
	A língua falada, por ser mais abrangente que a escrita, possui um maior número de expressões e de vocábulos, nem sempre reconhecidos na sua representação formal. Entre as principais características que envolvem a fala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A língua falada se utiliza de exclamações e onomatopeias, repetição de termos e produz frases com rupturas na construção. Também a entonação, durante o ato da fala, pode modificar completamente o significado de uma frase ou palavra. 
(    ) A fala se caracteriza pela ação de planejar e proferir paralelamente frases truncadas, desvios, voltas, repetições, acelerações, hesitações, ou seja, uma cooperação mútua caracterizada pelo ajuste de comportamentos que intervêm em todos os níveis, fenômeno esse denominado pelos linguistas como turnos da fala.
(    ) No ato da fala, o emissor se expressa pela orientação do corpo, pela direção do olhar ou pela produção de formas de tratamento. Eventualmente, corrigem-se falhas da escuta ou problemas de compreensão, por meio de um aumento da intensidade vocal e das retomadas. São procedimentos fáticos dos quais se vale o falante para assegurar a escuta de seu destinatário. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - V.
	2.
	No processo de escuta, encontram-se sinais de comunicação que se estabelecem quando a mensagem transmitida é captada pelo receptor que, ao escutar, processa a informação adquirida através de dois fatores - o inato e o ambiental. Quanto a este último, desenvolve-se a capacidade de interagir verbalmente, segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes e instituições. Significa dizer que a escuta pode ser aprendida e praticada na escola. Sobre o favorecimento e o desenvolvimento da escuta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sala de aula, entre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades, como resumo, respostas a um questionário ou, ainda, orientação sobre um determinado jogo. 
(    ) Dentre as estratégias para desenvolver habilidades de escuta, podemos citar o contar e ouvir histórias ou relatos.
(    ) Um ambiente propício para a prática da escuta supõe a mediação do professor, especialmente no que se refere à explicação prévia dos objetivos e à antecipação de certas dificuldades que podem ocorrer.
(    ) O professor deverá atentar para o fato de que as atividades de produção oral de textos dos mais variados tipos, descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos, narração de acontecimentos e fatos dificultam o desenvolvimento da habilidade de escuta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	O leitor crítico interage com os variados tipos de texto, consegue estabelecer relações e mostra-se autônomo, na medida em que, para este, a leitura vai além da decodificação das palavras. Com base nisso, a leitura é classificada em quatro etapas: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção. Quanto às etapas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A decodificação é a primeira etapa, cuja leitura superficial pressupõe a compreensão do argumento central e a anotação, as palavras desconhecidas. 
(    ) A segunda etapa é denominada de compreensão, a mesma faz alusão ao sentido do texto. O leitor faz suposições através das pistas e infere acerca da intenção do autor. 
(    ) A terceira etapa da leitura faz referência à interpretação dos acontecimentos e garante a atribuição de sentidos. 
(    ) Podemos afirmar que, na quarta e última etapa, são retidas as informações das fases anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhece o sentido de linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete sobre a importância do que foi lido e estabelece relações com seu cotidiano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	4.
	Para formar leitores proficientes, é necessário lançar mão de algumas estratégias. A primeira delas, sem dúvida, inicia com o professor. Isso mesmo, se o professor não é leitor, muito dificilmente ele conseguirá formar alunos leitores. A variedade textual também é muito importante, mas não vale tudo. Para formar leitores proficientes, é necessário realizar uma seleção de textos com qualidade para encantar o aluno. Sobre as práticas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para formar leitores proficientes, é necessária uma prática continuada de leitura.
(    ) Criar hipóteses e expectativas sobre algo que poderá acontecer no texto compõe a estratégia de previsão e antecipação. 
(    ) A leitura pontual, que identifica elementos importantes do texto visando auxiliar na compreensão, é uma estratégia de leitura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que desejam provocar em seus interlocutores. Sendo assim, destacamos o texto literário, que se caracteriza por transformar a realidade e construir uma ponte entre o leitor e a obra. Sobre as características do texto literário, analise as sentenças a seguir:
I- Possui função estética e é capaz de auxiliar na construção do sujeito leitor. 
II- Utiliza-se do jogo de palavras, oximoros e outros recursos que ampliam as formas de visão do mundo. 
III- Sensibiliza e desperta no leitor a ampliação dos horizontes, novas relações de sentido e formas de se construir como sujeito leitor.  
IV- Segue a norma culta e passa apenas informações de cunho científico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretos.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Quando falamos em produção textual, logo citamos os tipos textuais. A tipologia textual abarca a narração, a descrição, a argumentação, a exposição e a injunção. Cada tipologia textual apresenta suas características e suas particularidades, que são capazes de diferenciá-los um do outro. No que se refere aos tipos de texto: descritivo, injuntivo e argumentativo e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- São características dos textos descritivos a reprodução irreal do objeto. Para tanto, o escritor emprega a linguagem conotativa. Já na subjetiva, o objeto é idealizado a partir de como ele é visto e sentido. Esta última é comumente encontrada em textos jornalísticos e faz uso da linguagem conotativa, das comparações, das metáforas. 
II- O texto argumentativo caracteriza-se por ampliar a discussão de uma ideia, de um assunto ou tema, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar. Poderá vir acompanhado de provas e técnicas de convencimento, com o intuito de provocar a adesão ou mudança de um ponto de vista.
III- O texto injuntivo é organizado de modo a incidir diretamente sobre os sentidos. Para tanto, o interlocutor poderá lançar mão de verbos no imperativo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, esteja este inserido nas esferas privadasou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
	 b)
	Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
	 c)
	Os eventos da oralidade, como palestras, debates, seminários e teatro são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
	 d)
	É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que elas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
	8.
	O leitor interage com o autor e com o texto na medida em que o interpreta. O ato de ler não é uma atividade passiva. A compreensão do leitor está ligada as suas significações e à força que ela assume no contexto. Sobre a que corresponde essa concepção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ao texto somente, uma espécie de teia da linguagem.
	 b)
	À leitura passiva, cuja informação está somente no texto.
	 c)
	Ao leitor, quando procede a leitura e dota o texto de significado, passando a construtor de novos saberes.
	 d)
	Ao autor do texto, indispensável nessa relação com a leitura.
	9.
	A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide em linguagem verbal e linguagem não verbal. Sobre características que se relacionam exclusivamente à linguagem não verbal, analise as sentenças a seguir:
I- Utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
II- O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
III- São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.
IV- Um exemplo é a linguagem escrita presente nos meios de comunicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	É um documento digital composto de textos interconectados através de links ou palavras-chave destacadas que, quando clicadas, levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
	 a)
	Hipertexto.
	 b)
	Suporte.
	 c)
	Fórum.
	 d)
	Virtual.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores. 
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147. 
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
	 b)
	A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
	 c)
	A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
	 d)
	Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.

Continue navegando