Buscar

ESTAGIO UNI III

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci 
 Maria da Graça Abreu Costa
 
 RELATORIO DE ESTÁGIO 
 SUPERVIONADO III - CROSSFIT
 	Bacharel em Educação Física 
 	 São Luís
 2020
 
 A importância do crossfit no combate a obesidade
Maria da Graça Abreu Costa 
Prof. Orientador: POLIANE DUTRA
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Educação Física para Licenciados
RESUMO
A carência da prática de exercício físico regular está altamente associada ao aparecimento de doenças como a obesidade, que pode ser revertida pelo treinamento físico. Sabendo-se da importância de tal pratica, e a constante falta de tempo no cotidiano das pessoas, novos meios de treinamento vem surgindo para suprir esta demanda. Crossfit, que é um programa de treinamento de força e condicionamento físico, tem como principal característica a realização de sessões de treinamento em alta intensidade, com uma ampla variedade de exercícios funcionais e que, segundo seu fundador, é capaz de trabalhar todas as capacidades físicas. O objetivo deste estudo foi verificar e vivenciar a importância do exercício físico no processo de emagrecimento em alunos do Crossfit 98.
 Palavras-chave: exercício, crossfit, obesidade, emagrecimento.
1- INTRODUÇÃO:
A carência da prática de exercício físico regular está altamente associada ao aparecimento de diversas doença, sendo uma delas a obesidade, que tem como consequência o aparecimento de outras enfermidades como o Diabetes Metlius tipo 2 (DM2), elevação dos níveis pressóricos, aumento do colesterol de baixa (LDL) e muito baixa densidade (VLDL), doenças cardiovasculares, dentre outras. Por outro lado, o exercício físico, por ter uma ação anti-inflamatória quando realizado cronicamente, é capaz de melhorar, estagnar ou até reverter essas e outras doenças. Quando bem prescrito, o exercício físico crônico também está associado a uma melhora significante na qualidade de vida (BIZE et al., 2007 e GLESSON et al., 2011). 
Considerando a importância da prática de exercícios físicos, diferentes propostas, incluindo distintos meios e métodos de treinamento, vêm sendo aplicadas e investigadas. Ainda, os avanços científicos associados com a prática física e esportiva vêm contribuindo para repaginar meios e métodos utilizados há bastante tempo, mas não tão enfatizados para dados objetivos. Nesse grupo de propostas estão incluídos, por exemplo, os esforços físicos de alta intensidade, como é o caso do programa de treinamento denominado HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), o qual vem demonstrando diversos benefícios a saúde humana, como o estímulo à adaptações capazes de melhoras a aptidão anaeróbia e também aeróbia (TABATA et al. 1996). O HIIT vem sendo sugerido como eficaz, tanto para prevenção, quanto no tratamento de diversas doenças, como as que são causadas pela obesidade, como as citadas anteriormente (ROGNMO et al. 2003; DUNSTAN et al.,2002; SWAIN e FRANKLIN, 2006).
Seguindo também esses princípios, surge o CrossFit, sendo esse um programa de treinamento que tem como principal característica ser realizado em alta intensidade e com uma combinação de diferentes exercícios sendo esses sempre variados, e que, segundo seu fundador, esse programa é capaz de trabalhar todas as capacidades físicas humanas na mesma sessão de treinamento (GLASSMAN, 2005). O CrossFit surgiu em 1996 e tem como fundador o ex-ginasta Greg Glassman.
Para Glassman, o Crossfit é comer carnes e vegetais, castanhas e sementes, alguma fruta, pouco amido e sem açúcar. Fazer a ingestão para níveis que irão apoiar o exercício, mas não a gordura corporal. Praticar e treinar principais levantamentos: deadlift, clean, squat, presses, clean and jerk, and snatch. Similarmente, dominar as noções básicas de ginástica: pull-ups, dips, rope climbs, push-ups, sit-ups, presses to handstand, pirouettes, flips, splits, and holds. Bicicleta, correr, nadar, etc e pesado e rápido. Cinco ou seis dias por semana misturar esses elementos em muitas combinações e padrões onde tenha criatividade. A rotina é a inimiga. Manter o treino curto e intenso. Regularmente aprender e praticar novos esportes. 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O presente trabalho tem como área de concentração o crossfit que foi realizado na Academia Viva Água (Crossfit 98) em conjunto com a fisiologia do exercício, onde através do estudo de caso, falaremos sobre a atuação dos exercícios do crossfit no processo de redução de gordura corporal de um aluno que treina frequentemente três vezes por semana.
2- VIVENCIA DO ESTÁGIO
Começamos observando as atividades que os professores realizavam no dia a dia, passamos por um processo de aprendizagem, onde aprendemos a aferir pressão arterial, alongamentos, prescrever treinamentos, vivenciamos aulas de ginastica, endurance, LPO, CAF SWIM e natação. Fizemos treinamentos de iniciantes, intermediários e avançados, aprendemos a dar o aquecimento, educativos, e por fim começamos a acompanhar e orientar os alunos. Participamos de treinamentos e palestras que falavam sobre lesões, hipertensão, patologias, inflamações que ocorrem no corpo. 
Foram feitas avaliações sobre anatomia, biomecânica, fisiologia, Tivemos aulas sobre primeiros socorros, tudo relacionado a área de atuação.
3- IMPRESSÕES DE ESTÁGIO
Esse período de estágio me presenteou com bastante conhecimento, experiências novas e crescimento profissional, sabemos que a parte teórica é de suma importância, entretanto sem a prática é difícil a assimilação e aprendizagens alguns conteúdos, poder trabalhar os conceitos aprendidos em sala e contribuir para a melhora e realização de cada aluno é satisfatório. 
Entretanto sentir a necessidade de um pouco mais de conhecimento na área da nutrição desportiva, pois como o foco do aluno em que acompanhei era emagrecimento, o próprio aluno acabava me perguntando o que ele devia comer ou tomar para emagrecer, o que acabou me despertando interesse e me incentivou a estudar mais para melhor atender os meus futuros alunos no mercado de trabalho. 
4- REFERENCIAS
BIZE, R.; JOHNSON, JEFFREY A.; PLOTNIKOFF, RONALD C. Physical activity level and health-related quality of life in the general adult population: a systematic review. Preventive medicine, v. 45, n. 6, p. 401-415, 2007.
DUNSTAN, D. W. et al. High-intensity resistance training improves glycemic control in older patients with type 2 diabetes. Diabetes care, v. 25, n. 10, p. 1729- 1736, 2002. GLASSMAN, G. What is crossfit. Database online. Available from http://www. crossfit. com/cf-info/what-crossfit. html cited November, v. 1, 2005.
GLASSMAN, G. What is crossfit. Database online. Available from http://www. crossfit. com/cf-info/what-crossfit. html cited November, v. 1, 2005.
GLEESON, M. et al. The anti-inflammatory effects of exercise: mechanisms and implications for the prevention and treatment of disease.Nature Reviews Immunology, v. 11, n. 9, p. 607-615, 2011.
ROGNMO, Ø. et al. High intensity aerobic interval exercise is superior to moderate intensity exercise for increasing aerobic capacity in patients with coronary artery disease. European Journal of Cardiovascular Prevention & Rehabilitation, v. 11, n. 3, p. 216-222, 2004.
TABATA, I. et al. Effects of moderate-intensity endurance and high-intensity intermittent training on anaerobic capacity and VO2max. Medicine and science in sports and exercise, v. 28, n. 10, p. 1327-1330, 1996.

Continue navegando

Outros materiais