Buscar

Sindicalismo e Negociação Coletiva dissertativa

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639341) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19130158
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando os trabalhadores se veem em uma situação de prejuízo, seja financeiro ou de condições de trabalho, eles podem se unir para que coletivamente busquem melhorar essas condições. Assim, os conflitos ocorrem quando existe a divergência de ideias entre o que os trabalhadores pensam e o que os empregadores admitem que são seus direitos. Nesse sentido, o que são os conflitos coletivos? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
O conflito coletivo é, além da insatisfação com as condições de trabalho, a exposição pelo grupo dessa insatisfação. Assim, os trabalhadores buscam mostrar para os empregadores que estão insatisfeitos com as condições de trabalho e o modelo jurídico vigente.
	2.
	O direito coletivo no âmbito das relações de trabalho assume duas perspectivas, sendo sindical e das coletividades e dos grupos. Isso significa que haverá relações coletivas de trabalho que serão sindicais e haverá aquelas consideradas não sindicais, na defesa dos interesses e direitos do trabalho. Diferencie relações sindicais das não sindicais.
	Resposta Esperada:
As relações coletivas sindicais são aquelas que acontecem mediante a presença do sindicato da categoria como representante dos interesses coletivos.
Já as relações coletivas não sindicais são aquelas que, embora pertencentes a uma categoria, não contam a participação do sindicato na defesa dos interesses
Parte inferior do formulário

Continue navegando