Buscar

Ato Administrativo: Validade, Eficácia e Atributos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
1)Pode a administração a pretexto de exercer a discricionariedade disfarça a ilegalidade?
R:Não seria ilegal usar-se da discricionariedade para disfarçar algo um ato ilegal, uma vez que ponderando o Princípio da Razoabilidade que visa impedir uma atuação desarrazoada ou despropositada do Administrador, definindo que o agente não se pode valer de seu cargo ou função, com a falsa intenção de cumprir a lei, para agir de forma ilegal e arbitrária fora dos padrões éticos e adequados ao senso comum. Este princípio representa certo limite para discricionariedade do administrador, uma vez que, mesmo diante de situações em que a lei define mais de uma possibilidade de atuação, a interpretação do agente estatal deve-se pautar pelos padrões de escolha efetivados pelo homem médio da sociedade, sem o cometimento de excessos.
2)Faça a distinção entre validade, eficácia, exequibilidade?
R:São fazes de constituição do ato administrativo sendo assim vejamos a exequibilidade ( perfeição )- A existência do ato administrativo decorre do cumprimento das etapas necessárias à formação do ato. 
Ato perfeito não é retratável, mas pode ser revisado e até anulado em face do princípio administrativo da autotutela (súmula 346 e 473 do STF). 
A validade - A regularidade do ato é aferida quando todas as etapas realizadas estiverem de acordo com a lei. ATENÇÃO! No silêncio da lei, não pode haver atuação administrativa, haja vista a aplicação da estrita legalidade em matéria de Direito Administrativo. A validade de um ato só é avaliada se ele for ao menos existente (perfeito), 
A eficácia - Aptidão para produção de efeitos concedida ao ato administrativo. Alguns têm eficácia imediata, logo após a publicação, mas outros podem ter sido editados com previsão de termos iniciais ou condições suspensivas, sendo atos ineficazes, portanto, enquanto a situação de pendência não for resolvida.
3)O ato pode ser valido, eficaz, e inexequível?
R: Sim um ato pode ser válido e eficaz mesmo ainda que não foi executado (está pendente) Os atos perfeitos e válidos que, ainda, não estão aptos a produzir efeitos são designados como atos administrativos pendentes.
4)O ato pode ser valido, e exequível?
R: O ato cumpriu todas as etapas de formação e foi expedido em conformidade com a lei, mas não está apto a produzir efeitos por depender de termo ou condição, ou, ainda, por falta de publicidade devida e necessária à sua eficácia.
5)O ato pode ser inválido, eficaz e exequível?
O ato administrativo não corresponde às normas legais definidas para sua prática, todavia produzirá efeitos até que seja declarada sua irregularidade.
6)O ato pode ser inválido, eficaz, e inexequível?
R:
7)O ato pode ser inválido, ineficaz, inexequível ?
8)Discorra dobre os atributos de presunção de legitimidade e autoexecutoriedade .
9)faça a distinção entre existência, validade e eficácia?
10)Quais são os requisitos do ato administrativo?
11)O Motivo e o objeto são vinculados?Explique?

Outros materiais