Buscar

Prova de O Mercado e o Problema Ambiental ESAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de "O Mercado e o Problema Ambiental"
Veja abaixo a correção da prova:
1 - Na entrevista de Eduardo Gianetti é sugerido que se desenvolva ações no presente tendo em vista o futuro do planeta mediante três passos. Quais são estes passos:
A) 	Ver, julgar e agir.
B) 	Elaborar, executar e avaliar.
C) 	Resposta Correta Antevisão, estratégias e execução.
D) 	Levantar novas propostas, contemplar o novo e destruir o antigo.
2 - Sobre o artigo "O câncer capitalista à beira da metástase". Qual afirmativa abaixo não corresponde aos tópicos sobre as necessidades do capitalismo para se manter atuante.
A) 	O capitalismo para sobreviver precisa principalmente reproduzir relações capitalistas de lucro.
B) 	Sua RespostaO capitalismo precisa de consumidores que gastem acima do nível da sobrevivência.
C) 	O desenvolvimento capitalista necessita de um mínimo de força-de-trabalho qualificada. O capitalismo precisa de um mínimo de força-de-trabalho qualificada que estejam acima do nível da subsistência mais básica.
D) 	Resposta Certa Para sobreviver hoje o capitalismo precisa anular o nível de desigualdade social.
3 - "__________________: um passeio pelas teorias" apresenta uma revisão ampla das teorias que estão surgindo no mundo dos que entenderam as ameaças e apresentam alternativas, nos mais diversos planos como as finanças, a gestão do conhecimento, o aproveitamento mais amplo do terceiro setor, os novos processos colaborativos e assim por diante. O próprio conceito de "________________________" surge de certa forma como um conceito-síntese, no sentido de buscar um denominador comum para os estudos que apresentam formas mais participativas, mais humanas e mais justas de organização econômica. Neste sentido, não se trata do estudo de possíveis utopias, mas da apresentação das novas visões que surgem nos mais diversos setores, e que estão dando resultado. Complete:
A) Economia global.
B) 	Resposta Correta Democracia econômica.
C) 	Economia de Comunhão.
D) 	Economia Solidária.
4 - Qual das afirmativas abaixo é FALSA em relação aos comentários feitos pelos ambientalistas acerca do documento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), da ONU?
A) 	A verdade é que soluções podem e devem partir da população. Mas não na forma de ações individuais e dispersas.
B) 	Resposta Certa Os movimentos sociais, partidos de esquerda e sindicatos estão avançados e atualizados nessa importante batalha.
C) 	A questão ambiental é fundamental na luta por uma sociedade justa e livre. Temos que combater abertamente os principais causadores da destruição do meio-ambiente.
D) 	são as grandes empresas, o consumismo incentivado pela grande mídia e os governos. Inclusive os governos que são apoiados por setores da esquerda.
5 - Complete a afirmativa da bióloga Valéria Leite Aranha (conforme estudado na Unidade 10). "A extensão do impacto humano sobre a Terra depende _______________ e da ___________________".
A) 	Das políticas públicas; estratégia governamental.
B) 	Resposta Correta Do número de pessoas existentes; quantidade de recursos utilizados.
C) 	Dos avanços da cidadania; intervenção popular.
D) 	Das políticas públicas; intervenção popular.
6 - Sobre o artigo "O câncer capitalista à beira da metástase". Qual afirmativa abaixo não corresponde aos tópicos de observações feitas por Marx e marxistas acerca do capitalismo:
A) 	Resposta Certa Marx era contra o capitalismo, pois é este (segundo ele), o que ocasiona a pobreza e a miséria e não a sociedade dividida em classes (que é uma causa secundária).
B) 	Marx era contra o capitalismo e a sociedade dividida em classes porque a base de seu funcionamento é a exploração dos seres humanos pelos próprios seres humanos.
C) 	Os marxistas são a favor da diminuição da desigualdade e da miséria. Mas sua principal luta é contra qualquer forma de exploração.
D) Para os marxistas, os seres humanos podem ser muito diferentes entre si, mas nenhuma dessas diferenças justifica que alguns sejam superiores a outros e sirvam de base para que se estabeleçam relações de dominação e exploração.
7 - A observação teórica abaixo foi formulada por quem? "A partir dessa demonstração, prossegue com uma lógica rigorosa: a divisão do trabalho depende da extensão do mercado, que é limitado por toda sorte de obstáculos opostos ao comércio externo e interno de cada nação. Refuta, dessa maneira, a tese mercantilista de que, no comércio internacional, o que um país ganha o outro perde. Na verdade, à medida que o comércio expande a divisão do trabalho, todos os participantes ganham porque se beneficiam do aumento da produtividade do trabalho. Conclui daí que a política livre-cambista deve ser posta em prática, pois só ela conduz ao desenvolvimento das forças produtivas. Do mesmo modo, cumpre remover também as barreiras ao comércio interno: as regulamentações corporativas, que vedam o exercício de numerosos ofícios aos que não passaram por longos períodos de aprendizado, as leis dos pobres que impedem a migração dos trabalhadores de uma paróquia a outra, entre outras".
A) 	Resposta Correta Adam Smith.
B) 	Karl Marx.
C) 	Max Weber.
D) 	Lênin.
8 - Qual das afirmativas abaixo é FALSA em relação aos comentários feitos pelos ambientalistas acerca do documento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), da ONU?
A) 	O relatório admitiu que a situação climática vem afetando gravemente o futuro dos investimentos capitalistas.
B) 	Resposta Correta Que os grandes prejudicados pelo aquecimento global são os negócios capitalistas e não os pobres que sempre conseguiram sobreviver em meio às adversidades da vida.
C) 	É o caso do relatório do economista-chefe do governo Blair, Richard Stern, que prevê prejuízos mínimos anuais de 5% da produção mundial devido a problemas climáticos. Ou dos bilhões de prejuízos já amargados por seguradoras devido a furacões e tufões em regiões em que eles jamais aconteciam.
D) 	Não é à toa, portanto, que muitos economistas da grande imprensa se viram na obrigação de falar sobre questões ambientalistas. Coisas que eram consideradas "frescuras de ecochatos".
9 - Assinale a alternativa verdadeira: Segundo a bióloga Valéria Leite Aranha (conforme estudado na Unidade 11), o desenvolvimento sustentável apóia-se no reconhecimento de: I - Qualidade ambiental e desenvolvimento econômico estão ligados, e o desenvolvimento e a economia devem estar integrados desde o início dos processos de formulação de decisões; II - Desgastes ambientais estão inter-relacionados como, por exemplo, a derrubada de árvores que implica não apenas destruição de florestas, mas, também, uma aceleração da erosão do solo e assoreamento de rios e lagos; III - Problemas econômicos e ambientais estão relacionados a muitos fatores sociais e políticos e o rápido crescimento populacional, que causa um profundo efeito no desenvolvimento e meio ambiente em muitas nações, é ocasionado, em parte, pela posição inferior das mulheres em tais sociedades; IV - Ecossistemas, poluição e fatores econômicos não respeitam fronteiras nacionais, tornando críticas a comunicação e cooperação internacional.
A) 	São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I e II.
B) 	São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I e III.
C) 	São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: II e IV.
D) 	Resposta Correta São itens do reconhecimento do desenvolvimento sustentável os números: I, II, III e IV.
10 - Qual afirmativa é a verdadeira acerca do pensamento de Adam Smith?
A) 	A divisão do trabalho não depende da extensão do mercado, que é limitado por toda sorte de obstáculos opostos ao comércio externo e interno de cada nação.
B) 	Não refuta a tese mercantilista de que, no comércio internacional, o que um país ganha o outro perde. Na verdade, à medida que o comércio expande a divisão do trabalho, todos os participantes ganham porque se beneficiam do aumento da produtividade do trabalho.
C) 	Resposta Correta Smith conclui daí que a políticalivre-cambista deve ser posta em prática, pois só ela conduz ao desenvolvimento das forças produtivas.
D) 	Todas as três afirmativas são verdadeiras. Isto é, pertencem as formulações de Adam Smith.

Outros materiais