Buscar

Atividades_comu

Prévia do material em texto

Comunicação 
Modulo 1
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que exista uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​ 
R: Os gêneros discursivos formais, podem ser encontrados em artigos científicos, no meio acadêmico, jornais, noticiários entre outros. Nesses contextos é utilizado a norma de língua e escrita, para que a informação seja transmitida de forma padrão e coesa. 
Já os gêneros discursivos informais, são utilizados em conversas e textos do cotidiano, com a utilização de gírias particulares de cada grupo social a quem está inserido. São palavras com significados de variações históricas e culturais e que se modificam continuamente na sociedade, conforme a evolução das informações e interações. 
Com relação aos aspectos citados, sobre os gêneros discursivos, é possível identificar na sociedade exemplos de preconceitos linguísticos, como é o caso das divisões geográficas nacional, onde cada região possui características linguísticas particulares. No campo informal, na região do nordeste, a fala apresenta certas gírias, com significados próprios. Estas gírias estão presentes em textos literários e contos tipicamente relacionados a cultura. Neste sentido, a forma como se expressam resulta em preconceitos para outros territórios nacionais, pois é considerado fora do usual ou padrão estabelecido no meio cultural divergente. A discriminação também ocorre em detrimento ao contexto social desigual ao qual o território está inserido. Os fatores de preconceito inserido por meio da fala promovem a ridicularização dos nordestinos e a inferiorização da cultura. A super valorização das diferenças de conhecimento e capacidades, acabam por rotular e incentivar a padronização da linguagem, desconsiderando os sentidos e significados do contexto sociocultural.
Estes preconceitos, atos xenofóbicos, que têm com função ridicularizar os nordestinos, trazem uma diminuição do seu povo, fazendo com que outras regiões agreguem as diferenças à falta de conhecimento, inteligência e incapacidade. Muitas vezes os nordestinos têm a sua capacidade questionada, e isso reflete de maneira negativa em suas vidas.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/22884969#readmore
Modulo 2
PERGUNTA 1
1. Sabemos que de acordo com Cha	rroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto. 
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85. 
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao princípio da não contradição:
I. Retomada de informações relevantes.
II. Compatibilidade das informações dentro do texto e deste com o mundo.
III. Acréscimo de novas informações.
É correto o que se afirma em:
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia o trecho a seguir: 
“[...] o conjunto de estratégias de sequencialização responsável pelas ligações linguísticas relevantes entre os constituintes articulados no texto” (OLIVEIRA, 2017, p. 195). 
Fonte: OLIVEIRA, M. R. Linguística textual. In: MARTELOTTA, M. E. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Considerando a citação apresentada e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual a citação se refere:
	
	
	Coesão textual.
	
	
	Coerência Textual.
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Norma culta.
	
	
	Escolarização.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Existe uma forma de linguagem que é flexível e que é inserida no texto como meio de agregar conjuntos de informações complementares. Uma das principais características desse tipo de linguagem é não ter linearidade em sua escrita e/ou leitura.
Considerando a citação apresentada e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa correta a qual o autor se refere em sua descrição:
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Emoticons.
	
	
	Paródia.
	
	
	Citação.
	
	
	Artigo científico.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A gama de possibilidades do mundo virtual é conhecida como hipertextualidade. Com isso, é mais comum notar a presença da hipertextualidade quando acessamos um meio digital que trabalha com um tema principal. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta um meio em que diversos gêneros textuais virtuais ocorrem em um mesmo local:
	
	
	Site.
	
	
	E-mail.
	
	
	Vídeo.
	
	
	Blog.
	
	
	Fórum.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Hoje em dia, a comunicação interna de muitas empresas passou a ocorrer também por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Esse tipo de comunicação, além de ser ágil, permite o compartilhamento de diversos tipos de arquivos. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito a arquivos que podem ser compartilhados por meio de mensagens instantânea: 
I. Imagens, áudios e vídeos. 
II. Documentos. 
III. Links. 
IV. Emoticons (ícones). 
É correto o que se afirma em:
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Um dos três tipos de domínio da coerência textual se relaciona ao conhecimento de mundo dos interlocutores e ao conhecimento partilhado entre eles, o que confere sentido completo ao texto. Esse domínio também é chamado de coerência externa, pois diz respeito à veracidade das informações, se elas condizem com o mundo exterior ao qual pertence. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que indica o tipo de domínio ao qual o trecho acima se refere:
	
	
	Domínio Extralinguístico.
	
	
	Domínio Político.
	
	
	Domínio Linguístico.
	
	
	Domínio Pragmático.
	
	
	Domínio Estrangeiro.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Uma das cinco estratégias de Halliday e Hasan (1976) diz respeito à seleção e ao uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados. 
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro,assinale a alternativa que apresenta a estratégia à qual se refere a definição apresentada:
	
	
	Coesão lexical.
	
	
	Referência.
	
	
	Substituição.
	
	
	Conjunção.
	
	
	Elisão.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Sabemos que de acordo com Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto. 
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85. 
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos elementos do princípio da articulação:
I. Encadeamento lógico.
II. Organização das informações.
III. Retomada de informações relevantes.
IV. Acréscimo de novas informações.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e II.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Atualmente, convivemos com diversos tipos de gêneros textuais digitais. Dessa forma, é comum utilizarmos os gêneros textuais digitais, como o e-mail, as mensagens instantâneas, o bate-papo, a vídeo chamada entre outros para diversas ações e relações no dia a dia. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao uso dos gêneros textuais digitais no dia a dia: 
I. Para estudar. 
II. Para socializar com outras pessoas. 
III. Para se informar e se entreter. 
IV. Para trabalhar. 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	III e II.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Com a chegada e a evolução das tecnologias digitais propiciaram o surgimento de novas formas de construir os textos, a partir da utilização de elementos visuais e sonoros além da escrita, o que não é possível no texto impresso. 
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de gêneros textuais digitais:
	
	
	E-mail, blog, mensagens instantâneas, fórum e homepage.
	
	
	E-mail, blog, jornal impresso, fórum e homepage.
	
	
	Blog, manual de instruções, fórum, mensagens instantâneas e homepage.
	
	
	Blog, e-mail, outdoor, mensagens instantâneas e fórum.
	
	
	E-mail, blog, mensagens instantâneas, revista impressa e homepage.
Modulo 3
Leia o trecho retirado do artigo “Dos ‘fundamentos científicos’ à ‘teoria da comunicação’: uma controvérsia epistemológica nas origens da área”: 
 
Talvez seja possível compreender a pluralidade de aportes teóricos apresentados como “Teoria da Comunicação” nos livros da área a tomando como um dos vetores – não o único, certamente – o pano de fundo a respeito do qual se pensava a comunicação naquele momento. Se o exame temático e conceitual dos livros indica a presença de uma perspectiva relacional da Comunicação a partir da qual se  definiam  inúmeras modalidades de sua manifestação e, consequentemente, de  apreensão  acadêmica, o exame da  bibliografia  utilizada  pode  talvez revelar  algo  sobre  as  linhas que compõem a intertextualidade do discurso teórico sobre Comunicação naquele momento. Para tanto, buscou-se observar os livros citados pelas obras que compõem o objeto deste texto. Note-se que não se trata de um exame bibliométrico, mas da observação da literatura disponível em Língua Portuguesa citada nos trabalhos. A pergunta, no caso, não é sobre a totalidade das referências, mas qual era o panorama para o leitor brasileiro monoglota e como os livros de Teoria da Comunicação elegiam e dialogavam com ele. 
 
Não  seria  talvez  exagero  indicar  que  o  cenário  teórico  e  conceitual  para  o  estudo  da Comunicação  no  Brasil,  em  suas  origens,  esteve  marcado  por  uma  dicotomia  que,  de  certa maneira, seria transformada mas não superada nos anos posteriores entre o pensamento norte-americano e europeu (HOHFELDT, 2008). A análise da presença de autores na bibliografia – e, portanto, longe  da  pretensão  de  elaboração bibliométrica – sugere alguns elementos de interesse para se observar a formação do discurso teórico sobre Comunicação ou, dito de outra maneira, do “cânone” da Área.  
 
Nota-se a presença de autores norte-americanos vinculados à “Pesquisa  em Comunicação de Massa”, sobretudo H. Lasswell, W. Schramm, M. DeFleur,  C.  Cherry,  R. Fagen,  R.  Pye  e  S. Littlejohn. Os  trabalhos de Schramm  e  Lasswell,  em  particular,  são detalhados por Beltrão (1973,1982) e Menezes (1983) no âmbito de perspectivas sociológicas do estudo da Comunicação. O foco, neste caso, é sobretudo dirigido aos “meios de comunicação de massa”, algo que o livro de Beltrão e Quirino(1986) deixará explícito. Os meios ocupam, neste  caso,  o  espaço  central  de  análise.  Os estudos de Teoria da Informação, presentes em D’Azevedo  (1970) e Beltrão (1973,1983) são elaborados a partir de referências  norte-americanas, sobretudo Shannon e Weaver, no caso deste último. 
Fonte: Martino, L. (2018). Dos “Fundamentos Científicos” à “Teoria da Comunicação”: uma controvérsia epistemológica nas origens da Área. Comunicação & Informação, 21(3), 107-122. https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.50137 
 
Caro aluno, no trecho do artigo é possível identificar características marcantes dos gêneros textuais acadêmico-científicos. Com base em seus estudos na unidade descreva as características desse tipo de texto, o artigo científico, e explique quais fatores que são percebidos e que fazem este texto ser classificado como sendo um tipo do gênero científico acadêmico. 
O Texto científico apresenta características particulares, pois apresenta de forma fidedigna exaltando os fatos abordados, sem posicionamentos subjetivos, ideológicos ou éticos. O texto acadêmico se caracteriza pela clareza nas informações; a precisão nos conteúdos abordados, enfatizando os significados das palavras sem a utilização de metáforas; a comunicabilidade nas abordagens, organização direta e logica dos elementos; a consistência, equilibro nas informações do trabalho. Essas características são aplicadas tanto no uso oral quando escrito, com a finalidade de entregar trabalhos com resultados de qualidade cientifica. Com relação a técnica empregada ao desenvolver o texto é possível notar a citação, que permite abordar diferentes visões teóricas que fundamentam o tema, e disponibiliza a consulta para o leitor e garante a credibilidade da teoria empregada. 
Para que um texto seja considerado acadêmico é necessário que a linguagem seja formal, e apresente a pesquisa cientifica esclarecendo e atualizando sobre a teoria em questão. O conteúdo visa a contribuição para com o desenvolvimento da ciência e que proponha soluções eficientes para a sociedade. 
Modulo 4
1. A comunicação estratégica visa à elaboração de planos para que a instituição atinja seus objetivos, o primeiro passo para o plano estratégico de comunicação é o diagnóstico e a definição dos objetivos a serem alcançados. Nesse sentido, Pimentel (2017) aponta alguns passos fundamentais para a eficácia da comunicação estratégica. Observe a figura: 
  
 
Passos fundamentais para a elaboração de um plano estratégico de comunicação organizacional. 
  
Fonte: PIMENTEL, M. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 93.  
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, analise as asserções a seguir no que diz respeito a ações eficazes para identificação e mapeamento do público-alvo e o mapa: 
  
I. Mapear hábitos de familiares do público-alvo. 
II. Mapear idade e gênero. 
III. Mapear renda e escolaridade. 
IV. Mapear hábitos. 
  
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, II e IV.II e III.
	
	
	II e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Além dos tipos de comunicação — institucional, mercadológica, administrativa e interna —, é importante destacar as interfaces da comunicação organizacional. Em outras palavras, a forma como cada um dos tipos de comunicação pode ser utilizada. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta as dimensões da comunicação organizacional:
	
	
	Humana, instrumental e estratégica.
	
	
	Externa, instrumental e estratégica.
	
	
	Humana, externa e estratégica.
	
	
	Humana, instrumental e externa.
	
	
	Humana, instrumental e instantânea.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Faz parte da cultura organizacional de uma empresa sua identidade organizacional. Toda empresa possui uma identidade própria e deseja transmiti-la ao seu público-alvo. Dessa forma, em um ambiente competitivo onde existem empresas que oferecem o mesmo produto ou produtos similares, se posicionar com sua própria identidade é essencial. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente os fatores que formam a identidade de uma organização, no que diz respeito à comunicação com seu público-alvo:
	
	
	Identidade visual e linguagem das campanhas publicitárias.
	
	
	Identidade visual e linguagem utilizada entre colaboradores.
	
	
	Comunicação interna e linguagem dos e-mails aos colaboradores.
	
	
	Layout das apresentações de resultados e identidade visual.
	
	
	Identidade visual e linguagem utilizada com fornecedores.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Com a comunicação institucional, as organizações têm a possibilidade de se desenvolverem e se consolidarem no mercado, além de engajar o público. No entanto, elas precisam ser coerentes com os princípios fundamentais que guiam suas ações. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta os princípios fundamentais de uma empresa:
	
	
	Clientes, visão e valores.
	
	
	Missão, clientes e valores.
	
	
	Missão, visão e clientes.
	
	
	Concorrentes, clientes e valores.
	
	
	Missão, visão e valores.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Os atores envolvidos na elaboração do plano de comunicação — gestores, funcionários ou colaboradores, clientes, acionistas, parceiros, fornecedores e sociedade — são chamados de stakeholders. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta os públicos que compõe os stakeholders:
	
	
	Público interno e público externo.
	
	
	Público interno e gestores.
	
	
	Público externos e fornecedores.
	
	
	Público externo e parceiros.
	
	
	Público externo e clientes.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. A comunicação formal da organização pode ocorrer por meio de textos orais, mas principalmente por documentos escritos. Esse tipo de comunicação tem como objetivo fazer circular mensagens no âmbito administrativo da empresa, de maneira que o processo é composto por planejamento, administração e controle do fluxo comunicativo da organização, com foco nos resultados. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente o termo que define comunicação formal da organização:
	
	
	Comunicação administrativa.
	
	
	Endomarketing.
	
	
	Comunicação social.
	
	
	Marketing direto.
	
	
	Comunicação institucional.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. De acordo com Chiavenato (2006, p. 142), “[...] a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social”. Em outras palavras, é com a comunicação entre os indivíduos que a sociedade se organiza. A comunicação constitui, portanto, um processo indispensável também para as organizações. 
Fonte: CHIAVENATO, I. 
Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que justifica porque a comunicação é indispensável para as organizações:
	
	
	Porque os colaboradores precisam se relacionar entre si e atribuir sentido ao que falam e escrevem.
	
	
	Porque os colaboradores precisam se relacionar com seus familiares, mesmo estando no ambiente de trabalho.
	
	
	Porque os colaboradores em cargo de gestão precisam se relacionar entre si e atribuir sentido ao que falam e escrevem.
	
	
	Porque uma organização precisa se relacionar com seus concorrentes para estar interada sobre o mercado.
	
	
	Porque os clientes precisam estar em contato direto com os colaboradores de uma organização.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Embora cada organização possua suas especificidades e, portanto, uma cultura própria, algumas rotinas são compartilhadas por muitas organizações empresariais. Ou seja, alguns processos acontecem de forma similar, como é o caso da contratação de funcionários a partir de um processo seletivo, que prevê a análise de currículo e a entrevista. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente outras rotinas que ocorrem de maneira similar em diferentes empresas:
	
	
	Reuniões administrativas, apresentações de resultados e os planos de metas.
	
	
	Comemorações de aniversário, apresentações de resultados e os planos de metas.
	
	
	Reuniões administrativas, comemorações de aniversários e os planos de metas.
	
	
	Reuniões administrativas, apresentações de resultados e comemorações de aniversário.
	
	
	Eleição de funcionário do mês, reuniões administrativas e plano de metas.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sabemos que a comunicação organização é essencial para o sucesso das estratégias de uma empresa e para que ela estabeleça sua marca no mercado. Contudo, para que a comunicação corporativa ocorra de maneira satisfatória é necessário que um comunicador corporativo formado na área faça a gestão de todo esse processo. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, analise as asserções a seguir no que diz respeito ao comunicador corporativo: 
  
I. O profissional deve ter bom nível de comunicação pessoal e interpessoal. 
II. O profissional deve ter visão estratégica e experiência. 
III. O profissional deve evitar o uso de redes sociais para a comunicação corporativa. 
  
É correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III.
	
	
	III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III.
	
	
	I e II, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. A comunicação mercadológica das organizações é composta de uma mensagem persuasiva, elaborada com base nas necessidades do público ao qual se destina e por meio dos canais a que o público tem acesso. É interessante notar, ainda, a existência de uma comunicação mercadológica voltada para as pessoas que compõem as organizações. 
  
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente o termo que define comunicação voltada aos colaboradores, clientes internos:
	
	
	Endomarketing.
	
	
	Marketing de relacionamento.
	
	
	Marketing Direto.
	
	
	Merchandising.
	
	
	Marketing Social.

Continue navegando