Buscar

Conceitos de Patologia

Prévia do material em texto

CURSO:
	
	DISCIPLINA:Patologia
	
	PROFº: THIAGO BALDEZ
	TURNO: MATUTINO
	
	TURMA: 
	MAT.:
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): Amandha Kelly Caldas das Neves 
	
	DATA: / /
	ATIVIDADE AVALIATIVA – BLOCO I
	
	INSTRUÇÕES:
- Avaliação deve ser postada no SAVA e no Teams, anexada como arquivo no Word ou PDF, caso digitada; caso seja manuscrita, a atividade deve ser postada em arquivo fotográfico ou digitalizada;
- A postagem da atividade deve ser realizada até o dia 13/05 (quarta-feira);
- Não serão contabilizadas as atividades postadas por outras formas de compartilhamento ou aplicativos;
- A primeira nota será composta pela média aritmética das atividades do bloco prático e teórico.
1) A pandemia de COVID-19 é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.Acredita-se que o vírus tenha uma origem zoonótica, porque os primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos.Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma pandemia. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19). Baseado nos conceitos da ciência médica Patologia, conceitue DOENÇA e explique porquê o indivíduo adoece.
Uma doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente o organismo e a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos.
2) A Esteatose hepática, popularmente conhecida como "Gordura no Fígado", é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente,pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Defina DEGENRAÇÕES E EXPLIQUE A FISIOPATOLOGIA DOS SEUS PRINCIPAIS TIPOS.
Degenerações - São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré existentes, o que reduz ou cessa a função celular. 
Degeneração Hidrópica-
Degeneração Hialina -
Degeneração Glicogenica -
Degeneração Lipídica -
3) Sobre as fotos abaixo ilustradas, responda:
a) Qual o tipo de degeneração?
b) Explique sua fisiopatologia.
4) A foto abaixo ilustra os dois processos de morte celular. Defina quais sãos eles e suas principais diferenças.
Necrose : È a soma das alterações morfológicas que seguem a morte celular em um tecido ou órgão vivo, desperta a inflamação 
Apoptose é Apoptose é a morte natural da célula ( programada) – Não desperta inflamação , não seguida de autólise. Auto-destruição celular 
5) Necrose é o estado de morte de um grupo de células, tecido ou órgão, geralmente devido à ausência de suprimento sanguíneo. A necrose pode ocorrer também por outros fatores que levam à lesão celular irreversível, como a ação causada por agentes químicos tóxicos ou resposta imunológica danosa. Fala-se de morte celular quando as suas funções orgânicas e processos do metabolismo cessam. (https://www.abc.med.br/p/553812/necrose+definicao+causas+tipos+evolucao.htm). Caracterize os tipos de necrose e cite exemplo de doenças ou condições que podem levar ao seu desenvolvimento.
Os principais tipos de necrose são:
Necrose de coagulação ou isquêmica: ocorre devido a uma hipóxia ou isquemia em qualquer tecido, exceto o cerebral, que sofre necrose por liquefação. Ela é determinada pela desnaturação das proteínas celulares autolíticas, com o que a célula não é destruída e a arquitetura tecidual é mantida por alguns dias até a digestão e remoção da necrose.
Ex : infarto do miocárdio, do rim, do baço
Necrose de liquefação: devido à infecção por agentes biológicos ou por isquemia ou hipóxia no tecido cerebral. A lesão e morte celular são causadas por toxinas produzidas pelos micro-organismos infecciosos ou por processo inflamatório. As células mortas são rapidamente fagocitadas e digeridas. A digestão do tecido necrótico resultará na formação de uma massa residual amorfa, geralmente composta por pus.
 Ex : Infarto Cerebral
Necrose gangrenosa: um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente as extremidades de membros que perderam o suprimento sanguíneo, gerando gangrena, isto é, uma necrose seguida de invasão bacteriana e putrefação tecidual.
Ex: No cordão umbilical após o nascimento: fica negro e seco. 
Nas extremidades inferiores, a pós obstrução vascular por a ter os clro e, especialmente em diabéticos , traumatismos com lesão de vasos
Necrose gordurosa: ocorre quando há o extravasamento de enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva à liquefação dele
 Ex : É o tipo de necrose que ocorre nas pancreatites agudas.
Necrose caseosa ou de caseificação (do latim caseum = queijo): o material necrosado adquire um aspecto de queijo, como indica a própria etimologia da palavra. As áreas de caseificação apresentam-se macroscopicamente como massas circunscritas, amarelas, secas e friáveis. Microscopicamente, há total ou quase total desaparecimento dos núcleos. 
Ex : na tuberculose, em neoplasias malignas e em alguns tipos de infarto.
Necrose fibrinóide: neste tipo, o tecido adquire um aspecto hialino, acidofilico, semelhante a fibrina. É o substrato das denominadas colagenases, onde estão incluídas as doenças de hipersensibilidade e as da auto-agressão. 
Ex : Entre elas encontram-se: a febre reumática, a artrite reumatóide, a periartrite nodosa, o lúpus eritematoso disseminado, a trombocitopenai e a hipertensão maligna.

Continue navegando