Buscar

Atividade discursiva CO - Jéssica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Qualidade de vida no trabalho e as relações interpessoais
A qualidade de vida no trabalho está ligada ao bem-estar das pessoas em situação de trabalho, visando elevar o nível de satisfação e também o de produtividade, o que significa maior eficácia e, ao mesmo tempo, atender às necessidades básicas dos trabalhadores.
Relacionamento Interpessoal é a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto.
Em qualquer lugar ou em qualquer tipo de trabalho há sempre uma relação com pessoas, seja direta ou indiretamente. Como humanos, somos seres sociais e por isso sempre buscamos uma boa relação.
Para se ter uma boa qualidade de vida no trabalho é de suma importância ter uma boa relação interpessoal ,pois ela depende do modo como agimos e interagimos com nossos colegas de trabalho e todas as outras pessoas ao nosso redor.
Um exemplo é um ambiente de trabalho alegre. Se as pessoas estão felizes elas trabalham melhor, tem um resultado melhor, uma produtividade melhor e consequentemente um retorno positivo da empresa. Em contrapartida, se o ambiente de trabalho é desmotivado, os trabalhadores podem ter os piores desempenhos.
Como a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligado as relações interpessoais, eis alguns elementos que podem ajudar nessa relação:
Respeito: Ter consideração com as pessoas é fundamental. Quando há respeito no ambiente de trabalho há menos estresse, conflitos e problemas, pois as coisas tendem a fluir com maior naturalidade. Os colegas abandonam qualquer ideia de rivalidade para focar na parceria e na colaboração. 
Empatia: Saber se colocar no lugar do outro .há inúmeras pesquisas que correlacionam isso a um aumento da felicidade no trabalho, produtividade e retenção dos funcionários.
Gentileza: No ambiente corporativo, a gentileza é uma atitude capaz de melhorar as relações de trabalho e o convívio com chefes, colegas de trabalho e clientes. Não se trata de forçar amizades ou agir com excesso de intimidade, mas sim ser solícito com as pessoas que nos cercam.
Assim como existem elementos que ajudam nessa relação, também exixtem elementos que pioram essa relação:
Mau humor: O estado de espírito com que o funcionário chega ao local de trabalho tem alguma influência sobre ele no decorrer do dia. O mau humor afetará não só o dia dele mas também dos colegas.
Egoismo: O egoísmo é via de mão única. No relacionamento com o egoísta não há troca, não há reciprocidade, não há mão dupla, não há retroalimentação. Os benefícios só vão, não voltam. São exímios recebedores, e péssimos doadores. 
Baixa autoestima: Baixar a autoestima é uma das condutas mais complicadoras que se observa nas relações de trabalho. Embora ocorra com certa frequência, vemos que seus resultados são o sofrimento, a descrença e a vergonha. 
Portanto a QVT depende de como cada pessoa interage com o seu meio, sendo que não depende somente da organização, e sim depende também do próprio indivíduo
Em suma, quando nos esforçamos por tratar as pessoas que nos rodeiam da mesma maneira como gostariamos de ser tratados o ambiente de trabalho se torna mais leve,com harmonia, onde as pessoas trabalham melhor , no acaba impactando na alta produtividade. Sendo assim um ambiente com uma boa qualidade de vida no trabalho.

Continue navegando