Buscar

mts ap3 liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho AP3: liderança e comunicaçao organizacional
MATHEUS WICKERSON MELO DE ALMEIDA 1302046
RIO DE JANEIRO
MAIO / 2020
1) Segundo o professor Clovis de Barros Filho, qual o papel fundamental da liderança?
O líder deve ser o elo mais forte de uma equipe, e trabalhar em pró de um determinado objetivo. O papel fundamental da liderança, é dar conta da excelência de sua equipe. Ou seja, extrair de sua equipe o cada um tem de melhor e fazer com que cada um viva de acordo com a sua maior competência. O líder entende que várias pessoas pensando é sempre melhor do que uma só, então ele elabora estratégias e proporciona ferramentas para que cada um descubra sua aptdão, gostos e talentos. Porque quando o liderado descobre o seu lugar (aptdão, gostos e talentos), ele vive bem e colabora ainda mais para que o objetivo sempre cumprido com excelência. 
2) Quando chegamos em uma empresa e vemos a harmonia reinar, o que de fato ocorreu?
Vemos na prática o papel da liderança sendo executado com excelência. O líder tem um papel fundamental para o sucesso e crescimento de uma organização, pois ele é o mediador entre seus liderados e o objetivo da empresa. Quando há harmonia dentro de uma empresa, percebemos que cada um encontrou o seu lugar, ou seja, o seu talento para tal função, pois temos pessoas felizes e realizadas. Porque quando voce descobre seu lugar, voce vive bem. E colabora para que o objetivo da organização seja realizado da melhor maneira. 
3) Destaque um ponto do video do professor Clovis de Barros Filho, que mais chamou sua atenção.
“O líder não está preocupado se o seu subordinário está feliz e realizado naquela determinada função, ele quer apenas resultados.” (lição contraria de aristoteles)
Na atualidade, encontramos em muitas empresa, de ramos diferentes este tipo de “liderança”. Existem inúmeros líderes que não estão preocupados com o bem estar de seus liderados, se eles estão realizando atividades que lhes tragam felicidade, e se estão executando atividade de sua aptdão. Vemos muitos liderados desgastados física e emocionamente dentro das organizações, porque o que realmente importa para estes líderes é produzir mais com menos. Menos tempo, menos pessoas, menos salários e benefícios, menos elogíos, menos reconhecimento. Isso faz com que os liderados trabalhem com medo, e não por prazer. O principal medo é ser demitido. Encontramos muitas pessoas fazendo o que não gostam, e muita das vezes porque ainda não descobriram o seu talento, pois nunca tiveram líderes que os fornecessem ferramentas e ações para esta descoberta. Fazer o que gosta faz render mais, e não só pelo medo da demissão. Precisamos de líderes com olhar mais sensível aos seus liderados. Que cobrem, que exijam um bom trabalho, mas que também os façam descobrir o real sentido de estar ali, descobrir suas aptdões. Que se preocupem com o todo e não só com os resultados. 
4) Faça um resumo do vídeo assistido com base na leitura da unidade aprendizagem SEIS. 
Percemos ao longo do vídeo, várias tipos de pensamentos sobre liderança. 
Seguindo o pensamento dos mitos (zeus), lider mesmo descordando do subordinado ele permitirá que a decisão triunfe, por acreditar que naquela determinada função o subordidado é mais compentente. Um ensinamento de humildade. Lider não deve fazer: tirar a soberania da competencia de subordinados. Perfil do lider, se dar conta da excelencia da sua equipe, ele se alegra em saber que sua equipe é competente. Lider consegue extrair de seus funcionários o que cada um tem de melhor, e viva de acordo com essa competencia. Varias pessoas pensando é sempre melhor do que uma só. 
Já no pensamento de platão deve liderar quem cuja a alma é nobre. O lider é quem consegue encontrar a melhor solução, a alma pensante. O líder não é aquele escolhido pela maioria, quem deve liderar é aquele que tem a alma mais brilhante. Neste caso o critério da liderança não está no voto, está na propria competencia. Tem a ver exclusivamente com a inteligencia intelectual. Platão considera a legtmidade dos liderados improvavel. 
Já aristoteles estava convencido de que zeus tinha coloado ordem na casa, ou seja esta tudo encadeado, se um falhar, fura o resto. Habilidade e talendo é o GPS para que o homem descobrua seu papel na maquina. Preocupação de todo lider, e liderar de tal maneira a permitir que cada um encontre seu papel na maquina, que cada um encontre a razao pelo qual cada um existe. Condições para que cada um descubra qual o seu papel. O lider deve pensar no sentido a promover condições para que as pessoas descubram no lugar qual é o seu papel. Sua aptdião, gosto, talento, o que faz brilhar os olhos. Porque quando voce descobre seu lugar, voce vive bem. E colabora para que a maquina funcione. 
Um líderder com eficiencia deve tirar o maximo de seus liderados, não escravisar, mas colocar no lugar aonde redem mais. O líder deve permitir que o liderado sorria, ou seja, está no lugar certo fazendo o que compete, e sendo alegre. O Lider deve se preocupar com o sorriso e bem estar de seus liderados. 
No pensamento cristão, o líder deve ser como Cristo. Amar como Jesus, sorrir, sentir como Jesus. Deve ser um líder virtuoso a moda de Cristo, amar ao proximo como a ti mesmo. Líder amoroso, que se preocupa com o bem estar do outro. 
Mas qual a diferença do pensamento de aristoteles para o pensamento de Cristo?
Para aristoteles, o líder deve patrocinar a felicidade, porque patroninando a felicidade ele esta contribuindo para o bom funcionamento do universo como uma máquina. 
No pensamento de Cristo, o líder deve patroninar a felicidade porque patroninando a felicidade ele esta alegrando a Deus. 
No contexto geral, temos basicamente o mesmo pensamento, mas por razões diferentes. Aristotoles não pensava em um Deus criador de tudo, mas no universo e no homem feliz para contribuir com o universo. Ou Seja se você sorrir, você percebe que esta no lugar certo. Cristo, não tem nenhum preocupação com o universo, ele tem preocupação com o próximo. 
Especificidade é não só viver sendo o que Deus quer, mas de orientar seus liderados para a vontade de Deus. Alguém escolhido por Deus, para conduzir os demais a salvação, atraves do amor. O bom lider é o mais perecido com Cristo. O Bom líder é aquele que escuta o outro, se preocupa com o outro, o bom funcionamento do todo, inteligente e tem astucia. 
Já na mordernidade, para Maquiavel, um líder é aquele que excerce um certo poder sobre seus liderados. Ou seja Dentro de certo limites o liderado não é soberado para decidir sobre “a própria vida”. A vida do liderado está a mercer da vontade do líder. 
O líder tem que gostar de liderar. Para Maquiavel um lider deve exercer o poder com o objetivo de obter mais poder. O Líder age bem quando conserva o poder que tem. Segundo Maquiavel a melhor maneira de conservar o poder do lider é atraves do aplauso do liderado. 
Mas qual a diferença de Maquiavel para os outros? A diferença é que tanto a mitologia, quanto platão, aristoletes e Cristo, tinham como critério da boa liderança a sociedade, o universo, o próximo. Maquiavel ele desloca o critério para o lider. O líder bom é aquele líder que se da bem. Ele vai buscar o bem estar se sua equipe, mas não porque se importa com isto, apenas para poder continuar exercendo a liderança. 
Na atualidade um líder no mundo conteporaneo é um indivíduo dotado de um certo capital, que quase nunca é dinheiro, mas sim reconhecimento. A liderança ela nunca tem por fundamento atributos objetivos do lider, mas tem por fundamento o reconhecimentos os outros em relação a ele. A liderança é uma forma de relaçao entre as pessoas. Uma forma de se relacionar muito particular, que varia de acordo com o espaço social em que se frequenta. Liderança é reconhecimento. 
Cabe a um bom lider antecipar as condições da sua própria substituição. Deixar claro quais são os caminhos, quais são as regras e condições para possam sair de onde estão e chegarem aonde todos pretendem chegar.

Outros materiais