Buscar

AV1 Métodos Quantitativos é uma quantificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Métodos Quantitativos é uma quantificação tanto:
		
	
	na programação linear e algoritmos
	 
	na coleta de informações e técnicas matemáticas e estatísticas
	
	no ramo da informática e coleta de dados empresariais
	
	no armamento bélico e informática
	
	na coleta de dados no ramo de material bélico e sistemas de informação
	A modelagem matemática é uma metodologia fundamental para a pesquisa operacional, mimetizando cenários hipotéticos e possíveis soluções, assistindo na resolução de problemas autênticos. Todas as afirmações a seguir são verdadeiras, exceto:
		
	 
	O uso de modelos matemáticos implica na descrição da essência de um determinado problema, porém não permite identificar as relações entre as variáveis estudadas.
	
	A implementação de um modelo matemático é considerada a etapa mais crítica do processo, pois caracteriza uma comprovação da utilidade do modelo proposto.
	
	As etapas para o desenvolvimento envolvem a formulação do problema, a construção do modelo matemático, a análise de possíveis limitações, o teste da ferramenta e a etapa de implementação.
	
	Os modelos matemáticos utilizados em pesquisa operacional implicam na representação de fatos e fenômenos da realidade, utilizando-se de símbolos e relações matemáticas que podem ser compartilhadas.
	
	Os modelos matemáticos de resolução de problemas são representações simplificadas da realidade e divide-se, usualmente em cinco etapas.
	Um modelo é uma representação de um sistema real, que pode já existir ou ser um projeto aguardando execução. Na modelagem de um problema, recomenda-se a adoção do seguinte roteiro: Definição do problema, Construção do modelo, Solução do modelo, Validação do modelo e Implementação da solução. O objetivo da fase Solução do Modelo consiste em:
		
	 
	encontrar uma solução para o modelo proposto
	
	verificar a validade do modelo
	
	escolha certa do modelo
	
	descrever os objetivos do estudo
	
	escolha das variáveis do modelo
	Podemos entender a tomada de decisão como um processo de identificação de um problema ou de uma oportunidade e a seleção de uma linha de ação para resolvê-lo. Vários fatores afetam a tomada de decisão, dentre eles: "conflito de interesses", que corresponde:
		
	
	O grau de incerteza que temos sobre os parâmetros relevantes para uma tomada de decisão
	
	O local onde a decisão é tomada a afetada
	 
	Algumas decisões afetam, de maneira distinta, certos grupos de uma empresa ou de uma sociedade
	
	O grau de certeza que temos sobre os parâmetros relevantes para uma tomada de decisão
	
	Algumas decisões impactam nossas vidas ou a vida de nossas empresas de formas distintas
	Uma fábrica produz dois produtos P1 e P2. O produto P1 utiliza 5 unidades da matéria prima A e uma unidade da matéria prima B. O Produto P2 utiliza 3 unidades de matéria prima A e 2 unidades de matéria prima B. A disponibilidade no estoque é de 50 unidades da matéria prima A e 60 unidades da matéria prima B. O tempo de fabricação de P1 é 10 minutos e P2 é 15 minutos, sendo a jornada de trabalho por dia de 9 horas. O preço de P1 é de R$ 10,00 e P2 é de R$ 15,00. O objetivo é maximizar a receita por dia de produção de P1 e P2, sabendo-se que x1 = quantidade de P1 por dia e x2 = quantidade de P2 por dia. Os valores de x1 = 10 e x2 = 4 não permitem uma solução viável, pois não atendem a seguinte restrição:
		
	
	Lucro diário.
	
	Receita diária.
	 
	Matéria prima A.
	
	Matéria prima B.
	
	Jornada de trabalho diária.
	Correlacione e marque a opção correspondente da sequência correta: ( 1 ) VARIÁVEIS DE DECISÃO ( 2 ) NÃO-CONTROLÁVEIS OU EXÓGENAS ( 3 ) CONTROLÁVEIS OU ENDÓGENAS ( ) São fatores ou dados externos ao modelo, ou condições que devem ser respeitadas. ( ) Fornecem a base para a decisão. ( ) Geradas pelo modelo, dependem dos dados e das informações, e da estrutura do modelo, são os cálculos internos, ou para resultados intermediários.
		
	
	3-2-1;
	 
	2-1-3;
	
	1-2-3;
	
	2-3-1.
	
	1-3-2;
	Os modelos matemáticos de resolução de problemas são representações simplificadas da realidade; a resolução desses problemas subdivide-se em cinco etapas, no caso específico da etapa que propõe "criam-se as equações, na maioria das vezes matemáticas, para os objetivos que deverão ser atingidos e a consequente resolução do problema e que sejam mensuráveis". Podemos então definir a etapa mencionada no texto como:  
		
	
	Formulação do Problema.
	
	Analisar limitações. 
	 
	Construção do Modelo.
	
	Implementação.
	
	Teste do Modelo. 
	São requisitos necessários no método gráfico para resolução do problema e a tomada de decisão racional, EXCETO.
		
	 
	célula destino
	
	variáveis de decisão
	
	função objetivo
	
	parâmetros
	
	Restrições
	Os modelos matemáticos de resolução de problemas são representações simplificadas da realidade; a resolução desses problemas subdivide-se em cinco etapas, no caso específico da etapa que propõe ¿determinar as restrições para que seja solucionada da melhor forma possível o que foi proposto¿. Podemos então definir a etapa mencionada no texto como:  
		
	 
	Analisar limitações.
	
	Implementação. 
	
	Construção do modelo.
	
	Formulação do problema.
	
	Teste do modelo. 
	O Algoritmo dos Simplexos usa os conceitos básicos da álgebra matricial para a obtenção da solução viável ou ótima e que satisfaz a todas as restrições, sendo, portanto, uma ferramenta eficiente e eficaz, bem como rápida na localização de pontos ótimos que melhoram fortemente a função que queremos otimizar e indica quando a solução ótima foi atingida. O uso de diversas regras, facilita o seu entendimento. O procedimento a ser utilizado na escolha da variável que vai entrar na base é:
		
	 
	escolhe-se na linha de Z, dentre as variáveis que tenham sinal negativo, a mais negativa de todas.
	
	dividi-se os valores da coluna b, pelos valores da coluna valores da variável que entrará na base. Escolhe-se o menor valor da divisão.
	
	escolhe-se na linha de Z, o maior valor positivo.
	
	escolhe-se na coluna b, o maior valor positivo.
	
	a escolha é feita de forma arbitrária.

Outros materiais