Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513511) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19018245
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionada pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. Constitui um processo complexo de conexão entre os povos e seus territórios fortemente influenciados pela tecnologia e a divisão social e territorial do trabalho. Sobre esse processo, assinale alternativa INCORRETA:
	 a)
	O avanço técnico-científico vem intensificando a globalização ao diversificar e aumentar a velocidade de comunicação entre os povos, sem romper as relações de poder entre os países centrais e periféricos.
	 b)
	A integração econômica tem contribuído para reduzir as desigualdades territoriais e sociais na medida em que as tecnologias das comunicações facilitam a divulgação instantânea dos fatos.
	 c)
	A tecnologia é um dos instrumentais de controle do mercado na era da globalização, reforçando o poder das grandes potências capitalistas.
	 d)
	A velocidade dos transportes e das comunicações é uma das características da globalização, a qual ganhou impulso com a industrialização, sobretudo, a partir da terceira Revolução Industrial.
	2.
	Observe o mapa do Brasil e a localização dos estados. Para responder a esta questão, você precisa pensar em pontos de referência e em sua localização. Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais sempre são definidos a partir de sua localização, em relação às demais direções ou demais elementos de uma paisagem, mapa ou espaço. Nesta questão, o seu ponto de referência será a cidade de Brasília, ou seja, você posicionar-se-á nesta cidade e observará onde se localizam os demais estados, comparando o mapa com a rosa-dos-ventos. Lembrando que você está em Brasília, analise as sentenças a seguir:
I- Os estados do Acre e de Rondônia se localizam na direção oeste, enquanto parte da Bahia e de Minas Gerais se localiza a sudeste.
II- O Estado de Roraima se localiza na direção noroeste, enquanto que Mato Grosso do Sul se localiza a sudoeste.
III- Pode-se afirmar que o Estado de São Paulo possui um território que se localiza nas direções: sul, sul-sudeste e sudeste.
IV- O Estado do Amapá se localiza na direção norte-noroeste, e os estados do Piauí e do Ceará se localizam na direção norte-nordeste.
V- Ao se deslocar de avião, em linha reta, para a ilha de Santa Catarina, a direção do voo será sul-sudoeste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005127/md.0000052706.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	3.
	O Território é um dos principais e mais utilizados termos da Geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza. Referente a essa temática, analise as afirmativas a seguir:
I- Na atualidade, o território é concebido somente na análise e abordagem crítica, como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder mercantilista.
II- Os territórios podem possuir um caráter cíclico (que varia com o tempo), móvel (que se desloca nos mais diferentes espaços) e que se organiza a partir de redes que se interligam pelo fluxo de informações ou contatos.
III- O território é alvo de diferentes definições e debates, sendo construído não somente por suas fronteiras, mas, principalmente, pelas relações simbólicas, estruturais e de poder que garantem a sua existência e dinamicidade.
IV- O território também conhece a sua multiescalaridade, ou seja, comporta-se em múltiplas escalas. Ele pode ser muito amplo, como o território das nações que compõem a União Europeia, ou até muito específico, como os territórios de domínio dos traficantes em uma ou mais favelas e bairros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias. 
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	Na Geografia, o mapa é uma imagem reduzida de determinada superfície. Essa redução é realizada com o uso da ?escala?, ou seja, numa relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade. Sobre as escalas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000).
(    ) A informação da quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido (escala) é opcional no mapa.
(    ) Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas, é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados.
(    ) As escalas grandes são aquelas que reduzem menos o espaço representado pelo mapa, por isso é possível maior detalhamento dos elementos existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	A orientação é categoria fundamental para a ciência geográfica, pois estabelece pontos referenciais para que os elementos formadores do espaço possam ser situados e encontrados facilmente (CASTROGIOVANNI, 2000). No decorrer da história da humanidade, os meios de orientação foram aperfeiçoados, mas o sol, a lua, as estrelas e a bússola continuam práticos e eficientes para a localização e orientação da locomoção. Atualmente, o GPS (Global Position System) - ou Sistema Global de Posicionamento - tem se destacado como instrumento auxiliar de localização, orientação e locomoção. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de orientação tradicionais podem ser deixados de lado, não fazem mais parte dos conteúdos da geografia dos anos iniciais.
(    ) Os meios de orientação tradicionais devem ser trabalhados nos anos iniciais, pois estes têm uma relação importantíssima com a lateralidade e noções espaciais.
(    ) Para que os alunos do Ensino Fundamental II possam entender os mecanismos de funcionamento do GPS, estes devem ter aprendido nos anos iniciais as noções de lateralidade, noções espaciais e as noções básicas do sistema de coordenadas geográficas.
(    ) O sistema de coordenadas geográficas pode ser iniciado nos anosiniciais através de atividades com a organização das carteiras na sala de aula em colunas e linhas, e/ou através da representação das linhas e meridianos com barbantes no chão da sala de aula, em que os alunos poderão se localizar e se deslocar, e, se optar em utilizar a sala informatizada, o jogo batalha naval poderá ser excelente recurso didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	De acordo com os PCNs na área da Geografia, ao final do primeiro ciclo os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso, é necessário estabelecer alguns critérios. Analise se os critérios estabelecidos abaixo são pertinentes ao tempo de vida/ciclo de estudo e, após, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Refletir sobre as complexas manifestações estabelecidas por meio da relação entre sociedade e natureza presentes nos dias atuais, relacionando-as com o contexto espaço-temporal.
(    ) Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
(    ) Identificar e caracterizar as características da paisagem local sem a necessidade de compará-las com as de outras paisagens.
(    ) Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, por meio da construção de um artigo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço vivido.
II- Espaço percebido.
III- Espaço concebido. 
(    ) A criança, nos primeiros anos de vida, adquire certa noção espacial. Na idade escolar, nas séries iniciais, quando consegue recordar do caminho da escola para casa, a criança vai ampliando seu processo e apropriação espacial, substituindo a necessidade de experimentação por outras habilidades, como a observação. Além de perceber o aqui, já entende o ?acolá?. Neste momento, para ela, o estudo da geografia se concretiza. 
(    ) Quando o aluno consegue relacionar espaços de uma área sem ter passado por ela, através de um mapa, ele passa a compreender mais ainda o espaço. Estabelece relações espaciais entre elementos apenas através de sua representação, sendo capaz de raciocinar sobre uma área retratada no mapa, sem tê-la visto antes.
(    ) A alfabetização espacial acontece através da noção de espaço que a criança adquire socialmente no decorrer de sua idade, vivenciado através do movimento e do deslocamento. Brincadeiras, exercícios rítmicos e psicomotores, de delimitações espaciais, de exploração do corpo e relações espaciais são importantes para seu aprendizado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	 b)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 c)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	10.
	A noção de espaço de uma criança é socialmente contruída, sendo que a capacidade de percepção desse espaço e a sua representação é um desafio que leva a criança a buscar compreender o que acontece ao seu redor. A respeito da alfabetização "espacial", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Desde os seus primeiros anos de vida, tem a capacidade de compreender o espaço concebido, ou seja, de raciocinar sobre áreas que não viu antes.
(    ) Quando a criança não precisa mais experimentar o espaço para lembrar-se dele, então dizemos que ela tem noção do espaço percebido.
(    ) Por volta dos 11 ou 12 anos, a criança consegue estabelecer relações espaciais apenas através de sua representação (no mapa, por exemplo).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando