Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639225) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18861700
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"O problema é que os geógrafos sempre tiveram dificuldade para fazer teoria, e a Geografia sempre foi, de modo geral, uma disciplina que se contentou com uma abordagem empírica. Assim, a discussão do objeto não se dava com a extensão, a profundidade e a força que deveria ter" (MILTON, 2004). Sobre o conceito reforçado por Milton Santos neste trecho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, Milton. Testamento intelectual. Entrevistado por Jesus de Paula Assis; colaboração de Maria Encarnação Sposito. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
	 a)
	Crítica ao empirismo na tradição da Geografia e, ao mesmo tempo, salienta a fragilidade teórica dessa área de conhecimento.
	 b)
	Dicotomia entre empirismo e fé que traz à tona discussões de cunho teórico e prático da ciência geográfica.
	 c)
	Percepção da pouca profundidade teórica presente na Geografia, justificada pelo maior desenvolvimento da base empírica em que foi consolidada.
	 d)
	Ideia de que a Geografia deve fundamentar-se nas diversas teorias disponíveis, para que tenha sustentação empírica.
	2.
	Os gregos são originários da península Balcânica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C., os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região e os dominaram. Como a superfície contínua da Grécia era bastante limitada, os gregos passaram a habitar também as ilhas próximas, bastantes numerosas. Referente à Grécia e o conhecimento geográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, não podemos deixar de destacar a teoria geocêntrica de Ptolomeu (sec. II d.C.) ao afirmar que a Terra era o centro do Universo.
(    ) Deram maior importância à geografia descritiva. Estes procuraram desenvolver ao máximo a organização do seu império, assim como o comércio sobre as dezenas de suas províncias.
(    ) Preocupações estavam pautadas com o império grego no que tange à localização das áreas ricas em produtos comerciais e o acesso a elas.
(    ) Os senhores gregos detentores de vasto Império procuravam organizar as vias de transportes não apenas por razões comercias, mas também para facilitar a peregrinação aos lugares sagrados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	O conhecimento geográfico entre os povos primitivos foram produzidos por civilizações que deixaram registradas as marcas através das mais variadas formas, seja através de construções, instrumentos, mapas, gravuras ou até mesmo com a sua forma de ver o mundo. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam "ideias" geográficas em suas concepções de vida e cultura.
(    ) Os polinésios desenvolveram a arte da navegação e por conhecerem a direção dos ventos e das correntes marinhas puderam estabelecer a comunicação entre as inúmeras ilhas distantes do oceano com a navegação em seus barcos
(    ) Um aspecto importante dos povos primitivos era a concepção religiosa dominada por um Deus superior que na maioria das vezes estava atrelado ao cotidiano das pessoas.
(    ) Os povos primitivos conheciam vegetais que colocados na água provocavam a asfixia de peixes que poderiam ser facilmente apanhados e utilizados como alimento, as vezes lhes causando danos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A Geografia enquanto ciência é uma disciplina relativamente nova. Vários cientistas dedicaram sua vida às pesquisas relacionadas à evolução da ciência geográfica e seu papel no desenvolvimento da sociedade humana. Como consequência, foram criadas algumas correntes do pensamento geográfico. Sobre as diferentes correntes Geográficas e ou conceitos produzidos com seus teóricos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Determinismo geográfico.     
II- Possibilismo geográfico.        
III- Topofilia.      
IV- Geografia Crítica.  
(    ) Paul Vidal de La Blache.
(    ) Friedrich Ratzel.
(    ) Yu-Fu Tuan.
(    ) Yves Lacoste.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - IV - III.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	I - III - II - IV.
	6.
	Leia o texto a seguir, que apresenta uma abordagem desenvolvida pela ciência geográfica:
"[Essa abordagem] divide o estudo geográfico em quadros físicos, humanos e econômicos. Assim, tem-se, por exemplo, nos trabalhos monográficos [...]: a localização da área, por meio de projeções cartográficas; o quadro físico: como relevo, solo, hidrografia, clima, vegetação etc.; a formação histórica de ocupação humana do território; a estrutura agrária; a estrutura urbana; a estrutura industrial etc. Finalmente, apresenta-se uma conclusão, com um conjunto de cartas, objetivando demonstrar uma relação entre os elementos humanos e naturais [...]" (RODRIGUES, 2008. p. 86).
Sobre a classificação da geografia, com base da abordagem expressa no texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução à ciência geográfica. São Paulo: Avercamp, 2008.
	 a)
	Determinista.
	 b)
	Regional.
	 c)
	Pragmática e política.
	 d)
	Cultural e da religião.
	7.
	Dentre os povos da Antiguidade que possuíam conhecimento geográfico, os gregos se destacam. Este povo dominou vastas áreas do sul da Europa, Oriente Médio e nordeste da África, de onde controlavam e administravam cidades e povos. Assim, através da dominação e do comércio, acumularam conhecimentos geográficos, os quais eram enriquecidos com representações cartográficas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais conhecimentos acumulados pelos gregos:
	 a)
	Conhecimentos astronômicos com a diferenciação das estrelas dos planetas; movimento de revolução da lua em torno da Terra; conhecimentos de geometria (geografia matemática); ideias sobre as dimensões da Terra, distribuição de terras emersas e imersas, e dos seres humanos sobre a superfície; admitia-se a esfericidade da Terra, porém a teoria defendida era a geocêntrica, em que a Terra seria o centro do universo.
	 b)
	Conhecimentos mitológicos sobre a existência de monstros, animais de dimensões extraordinárias e informações distorcidas de áreas distantes que impediram o desenvolvimento do conhecimento geográficona Antiguidade.
	 c)
	Conhecimento geográfico descritivo, cujo inventário sistemático de terras e povos permitia otimizar a administração do Estado.
	 d)
	Conhecimentos sobre relevo ou superfície terrestre, obtidos através do geografia descritiva, cujo objetivo era a localização de áreas ricas em produtos comerciais, minerais, as vias de acesso a estas áreas, problemas e obstáculos ligados ao abastecimento, contorno de possíveis fronteiras e distribuição de povos e grupos étnicos sobre as terras a conquistar.
	8.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidades de flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre os objetivos da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições.
II- Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica.
III- Permitir que o aluno compreenda que as suas ações individuais não trarão consequências para a sociedade ou para a natureza, mas suas ações em grupo refletirão nas transformações socioespaciais.
IV- Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	10.
	No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era islâmico, mostrou-se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da idade Média e início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos:
	 a)
	Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos diferentes povos não foi importante para a ampliação do horizontes geográficos.
	 b)
	Domínio das terras da antiga Palestina, denominada Terra Santa para cristãos católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os europeus a vencerem o medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como pólvora, papel e bússola.
	 c)
	Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das Cruzadas, expedições organizadas pelos europeus para libertar a terra santa.
	 d)
	Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, a Terra Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos e europeus através das navegações.
Parte inferior do formulário

Continue navegando