A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
198 pág.
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Pré-visualização | Página 1 de 50

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	GST0399_A1_201903019559_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LUCINEI DELGADO LACERDA
	Matr.: 201903019559
	Disc.: ADM. NOVOS NEG. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A consolidação de uma empresa em ambientes dinâmicos exige dos seus gestores a capacidade de responder às mudanças do meio ambiente e, muitas vezes, liderar o próprio processo de mudança. Em relação ás constantes mudanças enfrentadas pelas organizações e a globalização, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Com a consolidação do processo de globalização e a abertura dos mercados, a estrutura de competição das empresas se alterou completamente, de modo que as mudanças a que as empresas estão submetidas se tornaram mais intensas e profundas.
	
	
	Mudanças de ordem política, econômica, social e tecnológica provocam o desequilíbrio do ambiente, o que impulsiona as organizações a se manterem conservadoras para não se prejudicarem.
	
	
	As mudanças podem ser classificadas em dois tipos: mudanças não planejadas e mudanças planejadas. Essas mudanças não refletirão em nada no capital humano da organização.
	
	
	A entrada de um novo concorrente não causará grandes impactos na organização, tendo em vista que a concorrente ainda está em fase de estruturação.
	
	
	A crescente velocidade dos negócios e a evolução tecnológica no ambiente empresarial são, também, reflexo dos sistemas de informação, que afastou as nações e não contribuí com o processo de globalização.
	
Explicação:
Justificativa para as demais alternativas serem falsas: 
- Causará grandes impactos
- As organizações devem se ajustar a novas circunstâncias
- Qualquer mudança refletira no capital humano causando insegurança.
-  Aproximou as nações e influenciou fortemente a globalização.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando os diferentes ambientes das organizações, os clientes estão situados em que ambiente?
 
	
	
	
	Macro
	
	
	Indireto
	
	
	Interno
	
	
	Específico 
	
	
	Geral
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. Baseado no entendimento sobre Globalização assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A globalização gerou a queda das barreiras entre os países.
	
	
	A globalização gera uma competição cada vez menos acirrada.
	
	
	A globalização exige um diferencial competitivo das empresas.
	
	
	A globalização gera margens de lucros menores em função do aumento da concorrência.
	
	
	A globalização gerou uma maior diversidade de produtos e serviços.
	
Explicação:
A reposta é incorreta porque a globalização acirra ainda mais a competição, já que hoje as empresas e consumidores finais conseguem comprar produtos de fornecedores espalhados por todo mundo, de forma rápida e prática.  Hoje a concorrência chega de todos os lados.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal, o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente.
Dentro deste contexto assinale a alternativa INCORRETA:
 
	
	
	
	Toda organização, sejam elas empresas ou organizações não empresariais, precisam de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. 
	
	
	Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso.
	
	
	Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Ou seja, todo o custo.
	
	
	Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização, por determinação da lei. 
	
	
	Nas empresas, quando o resultado é positivo, é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios.
	
Explicação:
Como o enunciado pede que seja apontada a opção INCORRETA, a alternativa a ser assinalada é: Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso. ¿ uma vez que a administração É FATOR DETERMINANTE.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Após mudanças nas estratégias de uma cooperativa de agricultores e constatação de carências técnicas na mão-de-obra local, os cooperados identificam a necessidade de criação de uma fundação que receberá recursos com o propósito de auxiliar no desenvolvimento profissional e cidadão por meio de ações de capacitação técnica, educação cidadã e formação profissional de população de baixa renda no entorno de suas três unidades agroindustriais. Para tanto, a equipe de administradores realiza, junto à nova equipe da fundação, uma série de reuniões e tarefas de planejamento. A fundação se caracteriza como uma organização vinculada e contará com uma equipe de educadores e assistentes, mas contará com apoio financeiro e institucional da cooperativa.
A respeito da administração de novos negócios e dos impactos externos sobre a organização no caso apresentado, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Por não se tratar de uma empresa, a fundação não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
	
	
	A criação da fundação faz sentido para a cooperativa, pois, por não ser uma empresa, ela deve buscar ampliar sua atuação a todas as demandas profissionais dos cooperados, para que eles não dependam de ninguém mais.
 
	
	
	O ambiente externo influencia as atividades tanto da cooperativa, como da fundação, razão pela qual não é possível eliminar seu impacto sobre os processos dessas organizações, que devem ser administradas adequadamente para ter sucesso.
	
	
	Por não se tratar de uma empresa, a cooperativa não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
	
	
	A criação da fundação não faz sentido para a cooperativa, pois ela deve interagir e trocar recursos apenas internamente, como qualquer organização que não seja empresa.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da organização das empresas na administração de novos negócios. 
· A questão trabalha o conceito de organização, que abrange não só empresas, como cooperativas e fundações educacionais, pois são um conjunto de recursos e pessoas envolvidos em determinados objetivos.
· O aluno deve compreender, ainda, que não é possível eliminar a influência do ambiente externo para qualquer organização, de modo que mais duas alternativas podem ser eliminadas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando os diferentes ambientes das organizações, os acionistas estão situados em que ambiente?
 
	
	
	
	Indireto
	
	
	Tarefa
	
	
	Macro
	
	
	Interno
	
	
	Direto
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente