Buscar

Atividades de Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Modelo de cabeçalho para colocar no início das atividades: (exceto aula 08)
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação
Professora:Drª. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): Thamires Madeira Dias	RGM: 053.20079 Polo:Campos dos Goytacazes
Atividades de Aulas01, 02, 03 e 04- Valor total 5,0 pontos
Neste portfólio 01, você deverá realizar as seguintes atividades, que serão enviadas em um único arquivo.
Vamos praticar a leitura racional?
1. Acesse a ferramenta Arquivos e selecione o texto Pluralidade Cultural que esta anexado nesta ferramenta. Faça a leitura racional deste texto e elabore a crítica e a problematização. ( Valor 1,5 ponto) 
Crítica: O autor apresenta uma abordagem original, clara e bem detalhada sobre o assunto abordado no texto, apresenta propostas que claramente contribuem para o assunto, atingindo assim, o objetivo proposto.
Problematização: Qual tipo de visão, pessoas de um país onde predomina-se apenas uma raça, tem a respeito da pluralidade cultural e sobre o racismo?
2.Na aula 02, apresentamos as Normas da ABNT. Leia e estude com atenção para apresentar os exemplos solicitados abaixo (1,5 ponto)
Referências- apresente abaixo as Referências de acordo com as Normas da ABNT para cada fonte:
Livro;
Um autor: sobrenome, inicial do nome, se for nome composto, iniciais dos dois nomes. Local de publicação, editora e ano de publicação.
Até três autores: sobrenome, inicial do nome, se for nome composto, iniciais dos dois nomes,(de todos os autores). Local de publicação, Editora e ano de publicação.
Mais de três autores: Sobrenome, inicial do nome do autor que aparece em primeiro lugar, se for nome composto, iniciais dos dois nomes, seguindo da abreviação et al. Local de publicação , editora e ano de publicação.
Sem autor: Referencia-se este, seguindo da abreviação que o caracteriza entre parenteses, (coord) para coordenador, (org) para organizador e (comp) para compilador.
Site;
Matéria de jornal
Com autor: Sobrenome,nome. Título da matéria, nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em:<URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
Sem autor: Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em:<URL>. Acesso em: dia, mês e ano. 
Matéria de site
Com autor: Sobrenome, nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em:<URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
Sem autor: Título da matéria, nome do site, ano. Disponível em:<URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
Homepage: Autor ou Organização, nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em:<URL completo>. Aceso em: dia, mês e ano.
Artigo.
Revista: Autor do artigo, título do artigo, título da revista, local de publicação , volume, número, página inicial e final do artigo, mês e ano.
Eletrônico: Autor do artigo, título do artigo, título do periódico, local, volume, fascículo, páginas, data. Disponível em:[ endereço eletrônico]. Acesso em: data, mês e ano.
Jornais: Autor do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local de publicação, dia mês e ano. Título do caderno, seção, páginas do artigo e coluna.
3) Leia e Estude a Aula 03 e 04 e elabore um texto para apresentar conteúdos abordados nestas aulas, dando destaque às seguintes temáticas: ( Valor 2,0 pontos)
· A Evolução do Pensamento Científico;
· Método Cientifico ;
· Níveis de Conhecimento.
 Pensamento científico e conhecimento
 O pensamento científico se constituiu a partir da nossa capacidade de refletir, interagir e questionar.
 Observa-se que o homem tem a necessidade de produzir conhecimento de forma criativa e inteligente, procur saber porquê de cada coisa, e de maneira intuitiva racional ou científica, chega a conclusões que podem ser melhorias para sua vida. Com o passar do tempo, as formas de conhecimento foram evoluindo e surgiram então, os níveis de conhecimento classificados como, filosófico , teológico, artístico e senso comum.
 Um procedimento, então, foi desenvolvido, baseado em regras e apropriados a qualquer pesquisa, analisando métodos, pesquisando suas origens, resolvendo problemas, sendo assim, possível alcançar uma verdade científica , foi o chamado, método científico, que gerou uma constante evolução, originássemos níveis de conhecimento, variando-se de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade de conhecer de cada um, representando o amadurecimento dos questionamentos humanos.
Referência bibliográfica: Bazé, Terezinha. Metodologia e prática de pesquisa em Educação. Dourados MS, unigram, 2014.
Em todas as atividades no final deverão constar as referências das fontes utilizadas para elaborar as atividades. (Consulte sempre a aula 02 para aprender a fazer referências). 
Lembre-se que esta disciplina refere-seaos métodos e técnicas sobre a organização do conhecimento, portanto a organização ,o rigor da escrita e a formatação das atividades serão avaliadas.
Bom desenvolvimento! 
Profª Terezinha Bazé de Lima

Outros materiais