Buscar

ESTUDO DE CASO - ESTETICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO - NUTRIÇÃO EM ESTÉTICA
1) DIAGNÓSTICO CLÍNICO:
IMC = 68/ 1,66 x 1,66 = 68/2,7556 = 24,67 kg/m2 = eutrófica
Circunferência de cintura: 80 cm = risco aumentado para complicações metabólicas
% de gordura = 35% = acima do normal
Paciente com gordura localizada, celulites, percentual de gordura acima do normal, risco aumentado para complicações metabólicas, alterações semiológicas indicando uma possível anemia e IMC eutrófico.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL:
Paciente apresenta dados bioquiímicos sobre Colesterol total, triglicérides e LDL-c dentro da normalidade, HDL-c apresenta-se menor do que os valores de referência. Glicemia em jejum apresenta-se bem próximo do valor limite de referência, indicando uma possível desregulação entre glicemia/insulina. Além de alterações clínicas como unhas e dedos amarelados, conjuntiva pálida, fadiga, sonolência e irritabilidade, a paciente apresenta também alterações bioquímicas de baixos hematócritos e baixa hemoglobina, indicando uma anemia microcítica ferropriva pela falta de consumo de carnes e leguminosas.
TEE = 8,7 x peso - 25 x altura (m) + 865
TEE = 8,7 x 68 - 25 x 1,66 + 865
TEE = 591,6 - 41,5 + 865
TEE = 1.415,1 kcal
Sugestão de consumo: 1.215 kcal
2) Pontos positivos: paciente tem algumas opções saudáveis no cardápio, consome duas porções de frutas ao dia, uma variedade de legumes, e leite de amêndoas no lanche da tarde. Faz varias refeições pequenas ao dia.
Pontos negativos: não consome nada de fibras e proteínas, consome muito carboidratos simples e açúcar em todas as refeições.
Pontos chaves para mudança:
- Aumentar o consumo de leguminosos pelo alto valor de fibras, proteínas e outros nutrientes como o ferro, importantíssimo para a paciente visando sua anemia microcítica. 
Obs: deixar de molho durante a noite e no dia seguinte trocar a água e cozinhá-los bem. 
- Reduzir o açúcar, carboidratos simples da dieta, substituindo por complexos. Optar por opções mais nutritivas, ricas em fibra para reduzir a flatulência da paciente. 
- Aumentar o consumo de água.
- Adicionar fontes de vitaminas e minerais na dieta para suprir as carências nutricionais que levam a paciente a sentir muita fome.
3) Orientações:
Pelo não consumo de carne, sua alimentação tem um déficit muito grande de proteína. Paciente precisa priorizar leguminosas como grão de bico, lentilha, soja (lembrando de deixar no mínimo 12 horas de molho para evitar flatulência). 
Aumentar o consumo de folhas verdes como brócolis, couve e rúcula, e gergelim para aumento de consumo de cálcio, porém em refeições afastadas do consumo de ferro (como almoço e jantar). 
Combinar vitamina C junto das refeições com leguminosas para melhorar a absorção do ferro.
Acrescentar óleo de linhaça nas preparações e aumentar o consumo de ovos, para acrescentar boas doses de ômega 3 de forma natural.
Suplementação de vitamina B12 já que seu consumo de ovo, leite e lácteos não são frequentes, como medida preventiva contra a deficiência. 
Suplementação de 120mg de sulfato ferroso por 3 meses como tratamento para a anemia ferropriva.
Aumento do consumo de água ao longo do dia, francionadamente.

Outros materiais