Buscar

conhecimento logico nota 100


Prévia do material em texto

Questão 7/10 - Desenvolvimento do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na cidade de São Paulo, em 2009, 1,7% da população ocupada trabalhava no comércio de rua. Esta participação, embora relativamente pequena, representa cerca de 100 mil pessoas, cuja presença nas ruas, especialmente quando são considerados os ambulantes, tem efeitos urbanos e socioeconômicos bastante importantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAMPLONA, João Batista. Mercado de trabalho, informalidade e comércio ambulante em São Paulo. Rev. Bras. Estud. Popul., São Paulo ,  v. 30, n. 1, p. 225-249,  jun  2013. <http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v30n1/v30n1a11.pdf>.Acesso em 15 mai. 2017. 
Considerando o fragmento de texto acima e o conteúdo do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático sobre a informalidade no trabalho, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Nas profissões como de pedreiro, serralheiro, cuja qualificação é realizada na informalidade, o vínculo com o emprego é precário, o que contribui para isso é a baixa escolaridade.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a) “O desafio de trabalhar em profissões como pedreiro, serralheiro, eletricista, em que a qualificação na maioria das vezes é realizada na informalidade, ou seja, o aprendiz acompanha o mestre, constitui uma precariedade do seu vínculo com o emprego, e o que contribui também para isso é a baixa escolaridade. [...]. Efeito disso é uma banalização dos saberes que se adquirem na informalidade, até mesmo uma desconexão entre os saberes ditos de cunho legítimo e os praticados independentemente da escolarização” (texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana..., p. 9).
	
	B
	Profissões como ambulantes rejeitam a matemática no seu cotidiano, pois podem trabalhar sem usá-la.
	
	C
	A qualificação de pedreiros, encanadores, pintores é sempre feita através de cursos de ensino superior.
	
	D
	A qualificação de profissionais como pedreiro, encanador, pintor, acontece somente na educação formal.
	
	E
	Os saberes adquiridos na informalidade são complexos pois os trabalhadores desse ramo têm, em geral, curso superior.
Questão 9/10 - Desenvolvimento do Conhecimento Lógico
Leia a seguinte citação:
“É impossível consagrar-se a uma exposição crítica do estruturalismo sem começar pelo exame das estruturas matemáticas, e isso devido a razões não apenas lógicas, mas também pertencentes à própria história das ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: Piaget, 1979, apud FERRAZ, A. et al. Como é possível o conhecimento matemático? As estruturas lógico-matemáticas a partir da epistemologia genética. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 23.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, qual é a diferença funcional entre classe e número? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A função da classe é a de identificar e a do número é a de diversificar.
Você acertou!
Alternativa correta letra a). “No que se refere à diferença funcional entre classe e número, fica claro que a função da classe, como é constituída por indivíduos que gozam de uma determinada propriedade, é a de identificar, ao passo que a do número (que necessita abstrair as qualidades) é a de diversificar; daí se conclui que são funções fundamentalmente heterogêneas” (texto-base, p. 142).
	
	B
	A função da classe é a de divergir e a do número é apenas classificatória.
	
	C
	Fundamentalmente homogêneas, a classe e o número são funções aplicadas a totalidades operatórias.
	
	D
	Não há diferença entre a função da classe e a função do número.
	
	E
	A função da classe é obstruir a operação e a função do número é a contagem.
Questão 7/10 - Desenvolvimento do Conhecimento Lógico
Considere a seguinte citação:
“[...] a necessidade de se adaptar ao mundo, ou até mesmo de transformá-lo, faz com que a estrutura fique em desequilíbrio, e velhos esquemas precisem ser transformados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: SANTOS, C.C. Equilibração e tomada de consciência: análise do jogo Cara a Cara. Arquivos brasileiros de psicologia. v. 62, n. 3, 2010. <http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/672/465>. Acesso em 24 abr. 2017.
Conforme a citação acima e o conteúdo do texto-base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget, de acordo  com os estudos de Piaget,  é correto afirmar que os esquemas são:
Nota: 10.0
	
	A
	pré-formas de ação que tendem a ser repetidas, enquanto não se encontra uma situação em que se precise empregar novos esquemas.
Você acertou!
Os esquemas podem ser entendidos como pré-formas de ação, já compreendidas, que o organismo tende a repetir em diversas situações enquanto não encontra uma situação em que seja necessário adquirir novos esquemas de ação por aqueles não darem mais resultados (texto-base, p. 241)
	
	B
	meios de compreender os processos de desenvolvimento do ser humano.
	
	C
	o que constitui nossa herança biologia e seus fatores.
	
	D
	os órgãos que o indivíduo possui para se relacionar com o ambiente e consiste no atraso do desenvolvimento intelectual.
	
	E
	formas que levam ao desequilíbrio final da capacidade reflexionante.

Continue navegando