Buscar

Discursiva Metodologia do Ensino da Arte (ART19) - 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Minha resposta:
Exitem 4 maneiras de trabalhar as obras de arte na sala de aula e consequentemente na escola, depende muito da iniciativa do professor, a ressignificação da obra, a intervenção com fragmentos da obra do artista, quadro vivo e intertexto. A educação de Arte deve deve oferecer aos alunos um contato direto com imagens e objetos artísticos. Esta familiaridade com o trabalho com as produções de artes estimulado pelos professores permitem, mais do que contato direto com a Arte , criam momentos de inovação e de expressão individuai s e coletivos. Dentro de suas possibilidade e momento, o aluno conhece propositalmente ou direcionadamente a sua propria cultura e fatos históricos assim como de fatos históricos e culturais de outros tempos e cultura dentro de um universo poético e estético, segundo Pillotto (2004). Isso proporciona ao aluno ampliar sua percepção de Arte e do significado de sua própria, consolidando o papel educativo da escola. 
Cantiga : Escravos de Jó 
Habilidades: Coordenação motora, dicção e raciocínio. Exercício de atividade física e concentração.
Atividades a ser desenvolvida: 1- as crianças sentam em círculo, cada um com uma pedrinha, e vão passando umas para as outras, sempre seguindo a música que dá nome à brincadeira: Escravos de Jó. Confira a música e o passo a passo!
(os jogadores vão passando as pedras uns para os outros, pelo ado direita), levanta a pedra, põe a pedra que está nas mãos no chão, aponta para a pedra que está no chão), (voltam e retém a pedra no zig-zag)
2- 4 taquaras, e quatro alunos ficam abrindo e fechando a roda enquanto 2 ficam pulando ao som da cantiga, sem pisar nas madeiras.
3- trabalhado o sincronismo musical com passos de dança de braços, pernas e giros, coletivo e duplas. 
4- sentados em fileira trabalhando a PERCUSSÃO CORPORAL, batendos os pés e palmas, virando o rosto para o lado em sincronia.
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da Arte (ART19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512886) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18957302
	Nota da Prova:
	Gabarito
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Pesquisas apontam que a arte desenvolve a cognição, favorecendo o conhecimento e a expressão afetiva e emocional. "(...) a arte na educação tem um papel importante na construção de um futuro sustentável, pois é um campo do conhecimento que possibilita o cultivo da criatividade, inovação e pensamento crítico, capacidades fundamentais para uma cultura emancipadora de igualdade e responsabilidade social" (ALBANO; OSTTETO, 2010, s/p). A partir dessa reflexão, disserte sobre o que a escola deve proporcionar aos alunos no contato com a Arte.
FONTE: ALBANO, A. Angélica; OSTETTO, Luciana. Arte na educação: pesquisas e experiências em diálogo (Org). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100001>. Acesso em: 10 mar. 2016.
	Resposta Esperada:
A escola deve abrir espaço para os conhecimentos históricos e culturais e suas transformações no decorrer dos tempos. Fazer a relação entre história, cultura e arte, conhecendo a arte construída em diversos locais, por diferentes pessoas, classes sociais e períodos históricos. Conduzir o educando a conhecer outras produções do campo, aprendendo a dar sentido às produções artísticas.
	2.
	Vários artistas abordam a temática das cirandas em suas obras, pois estas fazem parte do universo infantil. O professor, ao apresentar essas obras às crianças, pode solicitar que cantem algumas cantigas que conhecem e assim conduzir a aula de forma dinâmica. Cite o nome de uma cantiga de roda e descreva no mínimo três atividades que poderão ser desenvolvidas a partir dela.
	Resposta Esperada:
O acadêmico pode citar, como exemplo, "A canoa virou" e descrever as seguintes atividades:
Pesquisar obras artísticas com o tema canoa.
Recontar a brincadeira cantada por meio de ilustração.
Confeccionar um livro de brincadeiras cantadas, contendo fotos e registros dos alunos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando