Tecido Epitelial
6 pág.

Tecido Epitelial


DisciplinaHistologia I16.449 materiais224.811 seguidores
Pré-visualização1 página
TECIDOS BASICOS:
· Tecido Epitelial:
 - Rigorosa justaposição celular, que auxilia na proteção dos tecidos subjacentes.
 - Pouco material extracelular.
 - Superfície livre.
 - Pode absorver material através de um lúmem (cavidade).
 - Pode detectar sensações através de células modificadas (neuroepitélio).
- Pode secretar muco, enzimas e hormônios. 
 - Não possui vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos pelo tecido conjuntivo subjacente.
 - Entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo subjacente, existe a Membrana Basal, que pode ser dividida em Lâmina Basal e Lâmina Reticular.
	 - Lâmina Basal: suas principais funções são estrutural, filtrar moléculas e oferecer ao epitélio, regular a proliferação e diferenciação celular, ao se ligar a hormônios e outros fatores de crescimento celular; influenciar no metabolismo das células, servir como suporte para migração de células. É formada principalmente por colágeno tipo 4, 7 e glicoproteínas. Pode ser dividida em Lâmina Densa e Lâmina Lucida.
		- Lâmina Densa: formada principalmente por colágeno tipo 4 organizado em forma de rede. É a principal responsável por regular a permeabilidade seletiva de nutrientes.
		- Lâmina Lucida: formada principalmente por colágeno tipo 7 e glicoproteínas. Esta associada a proteínas que regulam a diferenciação das células do epitélio.
	 - Lâmina Reticular: É composta por colágeno tipo III mais fibras reticulares que se aderem a lâmina densa. É uma fina camada de matriz extracelular que separa o tecido epitelial e muitos tipos de células, como fibras musculares ou células adiposas, do tecido conjuntivo.
. 
 - Junções Celulares: responsáveis pela aderência celular (resistência mecânica do epitélio), vedação do espaço intercelular e comunicação entre células adjacentes (passagem de nutrientes). Podem ser classificadas em:
	- Junções de Adesão: responsáveis por garantir adesão sem vedar o espaço. são classificadas de acordo com a sua posição em:
		- Zônula de Adesão: promove aderência sem a vedação total do espaço. Normalmente ficam abaixo das zônulas de oclusão
		- Desmossomos: adesão entre células. Mesma função da zônula de adesão, a diferença está na composição dessas junções, sendo o desmossomo composto de 2 placas de circulares de proteínas, cada placa possui filamentos que ocupam o espaço intercelular e se associam com os filamentos da outra célula, garantindo a estabilidade.
		- Hemidesmossomos: adesão entre célula e membrana basal. Possui estrutura e função semelhante a do desmossomo.
	- Junções impermeáveis/zônula de oclusão: impede a passagem de alguns nutrientes/vedam o espaço. Agem como barreira de defesa em epitélios de revestimento, impedindo a passagem de micro-organismos nocivos. geralmente se encontram na parte superior das células epiteliais. 
	- Junções comunicantes/GAP: permite a passagem de moléculas até certo tamanho. São formadas por canais hidrofílicos. Se localizam ao longo do colo lateral da célula.
OBS: Pênfigo vulgar: é uma doença auto imune grave na qual o organismo ataca proteínas da pele, prejudicando a adesão entre as células. Os pacientes apresentam bolhas em alguns casos descascamento da pele. 
Especializações da Superfície Celular:
 - Microvilos: predominante em células responsáveis pela absorção, pois aumentam a área de contato
 - Cílios: projeções citoplasmáticas	mais curtas com movimentação, permitem a movimentação de substancias, presentes em grande número no trato respiratório.
 - Esteriocílios: projeções citoplasmáticas mais longas e mais ramificados que as outras. Não possuem movimento. Estão presentes no epidídimo (saco onde fica os espermatozoides).
Classificações do Epitélio de Revestimento:
 - Epitélio de Transição: Células superficiais grandes, globosas com contornos arredondados e núcleos redondos.
 - Quanto ao Número de Camadas:
	- Simples: uma única camada.
 
	- Estratificado: mais de uma camada de células 
	- Pseudo Estratificado: células com alturas diferentes, com todas tocando a Lâmina Basal.
 - Quanto a Forma das Camadas:
	- Pavimentoso: forma da célula e núcleo achatados.
	- Cúbico: forma cúbica e núcleo arredondado
	- Cilíndrico: célula alta e núcleo alongado.
 - Quanto a Especialização na Superfície:
	- Queratinizado: presença de queratina na superfície.
	- Ciliado: presença de cílios na superfície (olhe a imagem do cilíndrico).