Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil avalição final

Prévia do material em texto

Luane Machado Peres (1193282)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638388) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17879635
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	São muitas as atividades diárias em que a ciência está presente no dia a dia e de forma tão natural que nem percebemos, como alguns consertos simples, a leitura de uma bula de remédios etc. A escola também deve assumir seu papel de colocar a criança em contato com o prazer da descoberta desde a educação infantil. Sobre a importância do ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A memorização ainda é o melhor modelo tradicional de ensino, pois os alunos atuam como receptores do conhecimento.
	 b)
	Para a descoberta da ciência, o professor deve priorizar os livros didáticos, pois as descobertas por meio de experimentos não trazem satisfação ao aluno.
	 c)
	O trabalho do docente é socializar de forma criativa o conhecimento em ciências, possibilitando aos alunos o entendimento dos conteúdos e a construção do conhecimento.
	 d)
	Para o ensino de ciências, é imprescindível que o professor incentive seus alunos na memorização de nomes científicos, para o entendimento dos fenômenos da natureza.
	2.
	Como trabalhar as aulas de Ciências sem ficar tão dependente do livro didático? Precisamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tornando as aulas mais atrativas para uma aprendizagem mais significativa. Quanto às práticas escolares adotadas para o ensino de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento deve ser elaborado no início do ano, antes da chegada dos alunos na escola, para que o professor possa estabelecer metas e realizar um bom trabalho.
(    ) Planejar as atividades a serem aplicadas durante o ano letivo é uma tarefa individual, pois cada professor tem um conteúdo a ser ensinado.
(    ) O planejamento curricular apenas deve promover uma aprendizagem motivadora, não necessitando ser funcional.
(    ) Planejar significa pensar a melhor maneira para realizar uma tarefa. Para isso, é necessário elaborar e traçar metas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Os alunos apresentam dificuldades em compreender determinados conteúdos de ciências. Um dos problemas que pode estar ocasionando essa deficiência no ensino é a falta de qualificação dos professores nesta área. Quanto ao preparo do professor para atuar em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitas práticas pedagógicas adotadas pelos professores não possibilitam ao aluno uma aprendizagem significativa, pois elas priorizam prática repetitivas.
(    ) A maioria das metodologias aplicadas pelos professores de ciências apresentam um significado científico, possibilitando que o professor não seja dependente do livro didático.
(    ) A formação inicial que atualmente é oferecida ao professor permite desenvolver atividades que coloque o aluno como figura central na produção do conhecimento.
(    ) A formação inicial e continuada oferecida aos professores deve proporcionar ao professor a participação direta na investigação e na pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Alguns professores de ciências, ao ensinarem os conteúdos, apresentam mínimas modificações em suas práticas pedagógicas, utilizando um material já elaborado por outros autores, abrindo mão de sua autonomia em criar novos conhecimentos com os alunos em sala de aula. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida para melhorar a qualidade do ensino é priorizar as dificuldades que os professores têm ao elaborar as metodologias didáticas, impedindo que se tornem meros técnicos em sala de aula.
II- O educador, nos dias de hoje, tem disponível na internet várias revistas científicas, experimentos e procedimentos didáticos que auxiliam na aprendizagem sobre temas científicos. 
III- Não é necessária uma formação continuada para professores, pois a formação inicial já contempla a elaboração de novas metodologias de ensino.
IV- Os professores devem seguir as propostas dos PCN, que orientam metodologias tradicionalistas, possibilitando a formação do aluno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e  IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	A professora Sandra e a professora Ana trabalham na mesma escola com turmas da mesma série. Os alunos da professora Sandra apresentam baixo rendimento escolar e desmotivação para aprender os conteúdos. A turma da professora Ana apresenta evidente progresso nos estudos, pois a abordagem metodológica utilizada por ela contempla o ensino por meio da investigação. Para considerar a investigação como uma prática de ensino, exige alguns conhecimentos por parte do professor. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para já ser considerada uma atividade de investigação, a professora deve propor aos alunos que apenas observe e manipule os objetos.
	 b)
	As atividades investigativas devem permitir a participação do aluno de forma ativa, para que ele consiga relacionar o que aprendeu com os acontecimentos no cotidiano.
	 c)
	Embora a investigação científica traga poucas contribuições para o ensino de ciências, é necessário aguardar mais pesquisas para seu uso.
	 d)
	Durante as aulas investigativas os alunos devem receber os conteúdos prontos, pois isso facilita a formação de conceitos.
	6.
	Para melhorar a forma de ensinar ciências, o ensino brasileiro precisa inovar a sua prática pedagógica, privilegiando uma didática voltada para a investigação. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não há nenhuma diferença entre o que é ensinado na universidade com as práticas escolares adotadas pelo professor.
	 b)
	Um dos desafios do ensino de ciências é conseguir criar um espaço na educação que aproxime os pesquisadores dos educadores.
	 c)
	A escola tem acesso aos equipamentos especializados e equipes qualificadas, mas nenhum docente está interessado em efetuar uma abordagem investigativa em suas aulas.
	 d)
	O principal objetivo da ciência é reproduzir os conhecimentos científicos já consolidados.
	7.
	"Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais, ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra". A renovação dos recursos naturais não possuem o mesmo ritmo do consumo exagerado da população. Esse padrão não sustentável trouxe uma grande preocupação quanto ao acelerado esgotamento dos recursos disponíveis. Diante desta realidade, a educação ambiental se define como um desafio a ser enfrentado no século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
I- O ser humano precisa desenvolver técnicas avançadas para que a natureza tenha capacidade de reposição de seus recursos para o desenvolvimento sustentável.
II- A educação ambiental tem como objetivo proporcionar grande desenvolvimento econômico e social para atender às necessidades da população.
III- O crescimento econômico não agride o ambiente, pois as estratégias de desenvolvimento sustentável estão sendo feitas de forma planejada e harmoniosa com o meio em que vivemos.
IV- Para que alcancemos o desenvolvimento sustentável, a população deve reconhecer que os recursos naturais são finitos e sua utilização deve ser de forma racional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS,D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. 3. ed. São Paulo: Escala educacional, 2013.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	As Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que norteiam a prática pedagógica da educação brasileira. Elas foram elaboradas para desenvolver um trabalho que tenha uma base comum para o ensino da educação básica. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Essas diretrizes curriculares não influenciam no trabalho em sala de aula, pois não apresentam objetivos importantes.
II- Esse documento tem como base uma reestruturação no currículo, orientando e organizando as propostas pedagógicas.
III- Essa mudança na educação alcançou apenas as esferas estadual e municipal.
IV- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo a qualidade na formação dos alunos para que recebam um ensino que corresponda à sua idade e seu nível de aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os PCN foram criados para orientar o professor a reformular suas metodologias, mas os conteúdos não se apresentam de forma contextualizada, nem interdisciplinar.
	 b)
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos individuais que não possuem nenhuma relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN.
	 c)
	Os documentos elaborados para nortear o trabalho do professor em sala de aula não possuem uma hierarquia para delinear a importância destes documentos.
	 d)
	Quando o professor elabora com os alunos um trabalho dinâmico e reflexivo, possibilita que eles adquiram uma bagagem de conhecimentos para sua vida.
	11.
	(ENADE, 2008) A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O Projeto Político-Pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. 
Nesse texto, o Projeto Político-Pedagógico se constitui como:
	 a)
	Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
	 b)
	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
	 c)
	Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
	 d)
	Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
	12.
	(ENADE, 2008) Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.
O professor inicia a atividade com perguntas como: 
- Toda água que sai da torneira é boa para beber?
- A água suja pode se tornar limpa? 
- Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas. 
O professor realiza em sala atividades práticas como: 
- construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
- experiência de decantação e filtração da água;
- excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmações a seguir: 
I- As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. 
II- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população. 
III- O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente.
IV- As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I e III.
	 d)
	I e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando