Buscar

Atividade reflexiva I

Prévia do material em texto

Discuta a importância da prática de Ensino em Ciências para superar esses desafios e como o estágio supervisionado poderá ajudá-lo na prática docente.
O ensino de ciências torna-se uma atividade complexa devido a tudo que está relacionado ao conteúdo a ser repassado aos alunos. Tornar uma disciplina complexa em algo atrativo e de fácil entendimento é o desafio chave dos Profissionais da área. Atualmente é de responsabilidade do professor de ciências despertar o interesse cientifico nos alunos, mostrar que a base do desenvolvimento da sociedade está atrelada ao avanço cientifico. O ensino de ciência se torna importante, pois ciências abrange as 3 principais áreas bases cientificas (Biologia, Física e Química). Com alunos conscientes com a importância da ciência na sociedade, o desenvolvimento cientifico do país será valorizado. 
O estágio torna possível a avaliação da percepção que os alunos tem de ciências e também quais são os problemas atuais ligados ao seu ensino. Deste modo a atuação profissional no futuro pode ser direcionada para correção destes eventuais problemas.
Professor de Ciências: uma atividade fácil ou difícil de ser realizada?
O ensino de ciências seguindo o modelo tradicional de ensino, o qual faz uso de livro didático e quadro negro, restringindo-se apenas a teoria torna-se monótono. Para realizar um ensino dinâmico e interessante, as aulas de ciência podem vir atreladas a aulas experimentais e investigativas. Esse dilema entre aula teórica e experimental acaba tornando a atividade do Professor de Ciências difícil. Buscar alternativas experimentais para explicar conceitos científicos torna o ensino mais atrativo, porém a realização dessas atividades experimentais é restringida por limitações da estrutura escolar pública. A falta de laboratórios apropriados pra realização de práticas, inexistência de reagentes e demais materiais de laboratório exige do professor um esforço maior para a realização das atividades práticas. Onde por muitas vezes o profissional precisa improvisar, adaptar ou investir dinheiro próprio para fugir da monotonia das aulas teóricas. Como citado por diversos autores, o ensino de ciências utilizando teoria aliada a prática desperta a curiosidade dos alunos, tornando a aprendizagem mais eficaz. Além do uso de ferramentas experimentais, os Professores de Ciências devem apresentar os conteúdos de forma a aguçar a curiosidade dos alunos, fazendo isso por meio de questionamentos visando promover discussão e reflexão. Ser Professor de Ciência torna-se uma atividade trabalhosa, pois envolve o despertar crítico dos alunos (FREIRE, 1997; GOMES LEAL, 2019; SANTOS et al., 2019; SILVA, 2019). 
REFERÊNCIAS
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 
GOMES LEAL, P. A. Política de formação continuada dos gestores escolares no Brasil: um recorte do cenário ludovicense no período de 2002-2008. Debates em Educação, v. 11, n. 23, p. 94, 25 abr. 2019. 
SANTOS, Â. S. A. et al. Investigando concepções alternativas nas aulas de ciências: possibilidades dentro do processo de ensino/aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 31482–31492, 17 dez. 2019. 
SILVA, T. DE S. G. DA. Ensino de ciências e experimentação nos anos iniciais: da teoria a prática. PRÓ-DISCENTE, v. 25, 6 ago. 2019.

Continue navegando