Buscar

PPP01 - Liderança - Universidade Positivo

Prévia do material em texto

Parada para a Prática – Aula 01 | Liderança – Universidade Positivo
Pergunta 1
Leia com atenção o fragmento a seguir.
 "As temáticas de poder e cultura nas organizações fundamentaram-se em dimensões simbólicas, de significados, representações sociais e ritos [...] a diversidade cultural encontra-se presente nos padrões culturais e sociais, expressado, essencialmente, nos valores e relações de poder".
COELHO JUNIOR, F. A.; ANDRADE, J. E. B. Percepção de Cultura Organizacional: uma análise empírica da produção científica brasileira. Psico-USF, Itatiba, v. 9, n. 2, p. 191-199, jul./dez. 2004. Disponível em: <scielo.br/pdf/pusf/v9n2/v9n2a10.pdf>. Acesso em: 04/07/2016.
 
As relações culturais e de poder dentro de uma organização precisam de atenção especial para efetivo andamento do trabalho. Por isso, o papel do líder é tão importante e necessário nesse contexto. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Valores, ritos e mitos são elementos da cultura que afetam os indivíduos, influenciando comportamentos, definindo os limites de espaço e fortalecendo as estruturas dentro da organização.
Porque:
II. São mecanismos de poder que têm a capacidade de induzir mudanças de comportamento e, por serem invisíveis, interferem na subjetividade (sentimento) das pessoas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
Comentários: A proposição I é verdadeira porque são considerados elementos da cultura os valores, mitos e ritos, que possuem influência nas atitudes e comportamentos dos indivíduos, interferindo nos espaços e na própria estrutura. Por essa razão, a proposição II está correta e justifica a primeira, pois essas influências são intangíveis, subjetivas, influenciando o indivíduo de forma a mudar seu padrão de comportamento e pensamento.
Pergunta 2
Leia o excerto a seguir para responder ao que se pede.
"Os modelos de gestão destinam-se a resolver problemas e desafios de negócios e podem propiciar uma nova maneira de ver uma situação que resulte em uma mudança positiva. Podem ser aplicados de forma estratégica, tática ou operacional: alguns são ferramentas de solução de problemas, desenvolvidas para aumentar a eficiência e a eficácia; a maioria foi criada para resolver problemas específicos decorrentes de situações também específicas".
ASSEN, M. V.; BERG, G. V. D.; PIETERSMA, P. Modelos de Gestão: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. Trad. Milena Steger. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. VII.
 
De acordo com o texto apresentado e o texto-base da disciplina, os modelos de gestão têm como objetivo auxiliar o gestor a perceber o negócio de forma mais clara, diminuindo suas incertezas e a própria complexidade do problema. Nesse sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O sistema sócio-técnico (sueco) é um modelo de gestão flexível, com descentralização da produção, e tem como foco a baixa rotatividade e absenteísmo de seus colaboradores.
Porque:
 II. Prioriza a capacidade produtiva da organização por meio da quantidade que fabrica, em que a qualidade do trabalho tem um posicionamento secundário.
 A seguir, assinale a alternativa correta:
	
		a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		e)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Comentários: A proposição I é verdadeira, pois o sistema sócio-técnico é um modelo voltado para a democracia organizacional no intuito de manter o colaborador na empresa. Por essa razão, a proposição II está incorreta, pois esse modelo não prioriza a capacidade produtiva, mas sim a alta qualidade na produção e o bem-estar da organização.
Pergunta 3
Leia atentamente o fragmento a seguir.
 "Ouvimos o termo clima nas mais diversas situações do dia e dia: 'A ação do gerente ao dizer 'bom dia' para a equipe torna o clima mais leve', 'Após a derrota, o técnico estava sem clima para continuar a dirigir o time', 'Sem clima com aliados do governo, ministro é garantido no cargo por força do presidente'. A ideia de clima pode ser entendida como a percepção dos funcionários em relação à organização em que trabalham".
SOUZA, C. P. S. Cultura e Clima Organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 101.
 
De acordo com o texto-base da disciplina, os elementos que envolvem o clima organizacional são:
	
		a) 
	crenças intrínsecas de cada indivíduo.
	
		b) 
	hábitos já incorporados no dia a dia dos colaboradores.
	
		c) 
	normas, valores, relacionamento interpessoal.
	
		d) 
	reconhecimento e recompensa proporcionados pela direção.
	
		e) 
	percepções dos indivíduos, sentimentos positivos ou negativos sobre a organização.
Comentários: O clima organizacional baseia-se nas percepções das pessoas sobre a organização. Podem ser mensurados por pesquisas de clima organizacional que demonstram fatores positivos ou negativos.
Pergunta 04
Leia o fragmento a seguir.
 "Aqueles que buscam tornar-se poderosos primeiro tentam fazê-lo individualmente. Por que repartir o espólio, quando não há necessidade? Mas, se isso se mostrar impraticável, a alternativa será a formação de uma coalizão – um agrupamento informal gerado pela busca de um único objetivo. A lógica da coalizão? A força dos números".
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. Trad. Reynaldo Marcondes. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. p. 350.
 
As coalizões fazem parte de um dos três tipos críticos de grupos existentes nas organizações e, assim como nos demais tipos, essas junções de pessoas acontecem em razão de um objetivo em comum. De acordo com o texto-base da disciplina, analise as afirmativas a seguir, a respeito dos grupos formados nas organizações, e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) Os grupos de trabalho são orientados pelos departamentos da organização, possuindo uma relação em comum sobre as atividades exercidas.
II. (  ) Os grupos de interesses são baseados no grau de compartilhamento de objetivos entre os atores organizacionais.
III. (  ) As coalizões acontecem quando grupos de interesses (internos ou externos) se juntam contra outros grupos que possuem interesses diferentes.
IV. (  ) Ocorrem coalizões internas quando as organizações possuem altos níveis de comunicação, conhecimento e tecnologia envolvidos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	F, F, V, V.
	
		b) 
	V, F, F, V.
	
		c) 
	V, V, F, F.
	
		d) 
	V, V, V, F.
	
		e) 
	F, V, F, V.
Comentários: A afirmativa I é verdadeira, pois a formação de um grupo de trabalho ocorre devido a uma questão departamental da organização. A afirmativa II é verdadeira porque os grupos de interesses se formam por meio do compartilhamento de objetivos entre os atores organizacionais. A afirmativa III é verdadeira, já que as coalizões possuem interesses que são divergentes de outros grupos e, dessa forma, ocorrem as disputas de poder e os relacionamentos conflituosos. A afirmativa IV é falsa porque as coalizões internas se formam quando há baixa comunicação organizacional e escassez de conhecimento e tecnologia.
Pergunta 05
A gestão por competências é um modelo que prioriza o desenvolvimento organizacional ea busca por vantagens competitivas em prol da organização, com envolvimento direto dos colaboradores. Segundo Gramigna (2007), a gestão por competências é um "[...] conjunto de ferramentas, instrumentos e processos metodológicos voltados para a gestão estratégica de pessoas".
GRAMIGNA, M. R. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.p. 205.
 A partir do exposto e considerando o texto-base estudado, é possível destacar características fundamentais que determinam esse modelo de gestão. Assim, analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) O indicador a ser analisado na gestão por competências é o desempenho do indivíduo e o resultado alcançado.
II. (  ) O modelo de gestão por competências é caracterizado por um processo rígido, embasado em uma estratégia primária da organização.
III. (  ) As competências podem ser divididas em individualistas (relacionada a atitudes unicamente do indivíduo) e pluralistas (relacionadas com as ações de um grupo ou equipe de trabalho).
IV. (  ) Ao optar pelo modelo de gestão por competências, o foco principal está em alinhar os esforços da gestão para planejamento, captação, desenvolvimento e avaliação de recursos, conhecimento, de pessoal e de práticas para o alcance dos objetivos e resultados da organização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	F, V, F, V.
	
		b) 
	V, F, V, F.
	
		c) 
	F, F, V, V.
	
		d) 
	V, F, F, V.
	
		e) 
	V, V, F, F.
Comentário: A afirmativa I é verdadeira, pois a gestão por competências considera o indicador de desempenho dos colaboradores, bem como a mensuração dos resultados de um indivíduo ou de seu trabalho enquanto equipe. A afirmativa II é falsa, afinal, a gestão por competências é um processo fluido, e não rígido, e se baseia na estratégia organizacional vigente, e não primária. A afirmativa III é falsa, uma vez que as competências podem ser divididas em organizacionais (relacionadas à organização como um todo) e humanas (relacionadas aos indivíduos). A afirmativa IV é verdadeira, pois esse modelo prioriza planejar, captar, desenvolver e avaliar tanto os recursos como o conhecimento, as práticas, o quadro de pessoal para alcançar seus objetivos e obter os resultados organizacionais esperados.

Continue navegando