Buscar

FICHAMENTO DO TEXTO ATO DE FÉ OU CONQUISTA DE CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

FICHAMENTO DO TEXTO ATO DE FÉ OU CONQUISTA DE CONHECIMENTO.
ALUNO: VICTOR ANTONIO MOURA CAMBRAIA
O texto inicia mostrando o quão grande é a desigualdade social no Brasil, em um espaço geográfico tão pequeno, não há igualdade de oportunidade a todos. Joãozinho como a maioria das crianças é curioso e fica instigado a descobrir objetos da sociedade como os aviões.
Devido a sua dificuldade social e financeira Joãozinho só ia a aula no dia de merenda. Muita das coisas que a professora dizia não representava tão bem a sua realidade, como por exemplo as 4 estações do ano, já que o Rio é sempre tão quente, mas como o menino era curioso fez diversas perguntas a professora até que ela já não se sentisse tão segura para responder tantas indagações.
Após uma serie de indagações de Joãozinho, a professora com poucas resposta ela busca uma resposta mais “científica” e a aula termina. Ai quem para de indagar é Joãozinho e a professora começa a se indagar sobre por que ela acreditou em certas coisas, que com simples indagações foram quebradas, por que a maioria dos alunos acreditam na verdade contada pela professora como uma verdade absoluta?.
O que deveria e deve ser tratado na escola é o senso crítico e não uma verdade absoluta sem nenhuma refutação.
A frase mais impactante do texto ao meu ponto de vista é “... Não é à toa o que se diz da escola: um lugar onde as cabecinhas entram redondinhas e saem quase todas “quadradinhas””. O que na verdade deveria ser entra redondinhas e sair mas redondas ainda com mais argumentos e visão própria a respeito do mundo.

Continue navegando