Buscar

Questões de Febre Amarela

Prévia do material em texto

Questões de Febre Amarela
1- Individuo de 34 anos, trabalha em uma empresa extrativista de madeira, apresenta quadro abrupto de febre, calafrios, cefaleia intensam, dor lombossacral, mialgia, generalizada, anorexia, náuseas, vômitos e espitaxe. Seus exames laboratoriais demostram leucopenia, provas hepáticas e testes de coagulações alternados e ECG com alterações no segmento ST-T. Após realização de testes de virológicos e sorológicos, confirma-se o diagnóstico e febre amarela, sendo relacionada a atividades ocupacional. Diante dessa situação, são ações pertinentes, EXCETO:
a) Suspender indicação de vacinação aos trabalhadores não vacinados, para evitar hiper sensibilização. 
b) Examinar os expostos, visando identificar outros casos que devem ser tratados
c) Notificar os sistemas de informações do SUS, por se tratar de doença de notificação compulsória.
d) Notificar o caso DRT/TEM e ao sindicato da categoria, alimentando o sistema de informação de saúde do trabalhador 
e) Orientar o empregador para que ocorra a adoção de medidas para eliminação ou controle dos fatores de risco. 
2- A vacinação é a principal medida de controle da febre amarela e, durante a ocorrência de um surto da doença, recomenda-se o procedimento para pessoas não vacinadas que residem na área de risco ou vão se deslocar para lá. A imunidade ocorre cerca de dez dias após a primeira dose da vacina. Portanto, até que essa imunidade se desenvolvia, deve-se recomendar outras medidas para a proteção dos indivíduos. A esse respeito, analise as recomendações abaixo.
I. Usar repelente de insetos, industrializados ou não, em toda área de pele exposta, por debaixo e por cima das roupas, respeitando-se os intervalos orientados pelos fabricantes e observando-se a contraindicação do uso dos repelentes registrados pela ANVISA, para uso em gestantes e nutrizes.
II. Utilizar repelentes naturais, uma vez que eles têm a mesma eficácia comprovada que industrializados e são recomendados especialmente para as gestantes e nutrizes.
III. Proteger a maior extensão possível de pele por meio de uso de calças comprimidas, blusas de mangas compridas e sem decotes de preferência largas, não coladas ao corpo, meias e sapatos fechados e de preferência ao uso de roupas claras que facilita a identificação de mosquitos e permite que eles sejam mortos antes de picarem o indivíduo. 
IV. Passar o maior tempo possível em ambiente refrigerados, com portas e janelas fechadas e/ou protegidas por telas com trama adequada, para impedir a entrada de mosquitos.
Das recomendações, estão corretas:
a) I e III
b) I e II
c) III e IV
d) II E IV
3- A febre amarela é uma doença febril agua, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
 
I. Na febre Amarela Urbana (FAU), o mosquito Aedes aegypti é o principal vetor e reservatório e o homem, o único hospedeiro de importância epidemiológica. 
II. A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. 
III. Não é uma doença de notificação compulsória imediata
IV. É importante o controle do Aedes Aegypti para eliminação do risco de reurbanização.
a) As afirmativas I,II,III,IV estão corretas 
b) As afirmativas II, IV estão corretas 
c) A afirmativa I está correta 
d) As afirmativas I,II e IV e estão corretas 
e) As afirmativas II e III estão corretas 
4- A febre amarela, no Brasil, apresenta uma ocorrência endêmica prioritária na região amazônica. No entanto, surtos das doenças são registrados esporadicamente quando o vírus encontra um bolso de suscetíveis. (Brasil, Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica nº 22 – Vigilância em Saúde: zoonoses. Brasília: MS, 2009 pg.46)
 
No que diz respeito à epidemiologia dessa patologia, julgue o item subsequente. 
O termo epizootia equivale ao termo epidemia, porém é aplicado a população animal. No caso da febre amarela, especialmente aos macacos, que podem ser acometidos pela doença.
a) Correto
b) Incorreto. 
5- A febre amarela, no Brasil, apresenta uma ocorrência endêmica prioritária na região amazônica. No entanto, surtos das doenças são registrados esporadicamente quando o vírus encontra um bolso de suscetíveis. (Brasil, Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica nº 22 – Vigilância em Saúde: zoonoses. Brasília: MS, 2009 pg.46)
No que diz respeito à epidemiologia dessa patologia, julgue o item subsequente. 
O coeficiente de letalidade da febre amarela corresponde ao número de óbitos ocorridos sobre o quantitativo da população da região atingida:
a) Correto
b) Incorreto
6- Um colaborador que apresenta febre aguda, não vacinado, viajou, nos últimos 15 dias, para um local onde foram diagnosticados vários casos de febre amarela com ocorrência em humanos. Diante da suspeita de febre amarela, deve –se orientar a população que:
a) O Período de incubação varia de 7 a 15 dias, após a picada do mosquito macho ou fêmea infectados.
b) O principal vetor e reservatório da febre amarelo urbana no Brasil é o mosquito do gênero Haemagogus Janthinomys 
c) Os primatas não humanos são os hospedeiros naturais da febre amarela urbana 
d) O homem é considerado o único hospedeiro de importância epidemiológica na febre amarela urbana 
e) O risco de reurbanização da doença deve ser eliminado por meio do controle do mosquito Haemagogus Janthinomys 
7- Na vigilância da febre amarela, os macacos mortos são classificados como ‘’sentinelas’’ da doença porque a morte desses animais. 
a) Serve como alerta que presença de muitos macacos mortos indica a possibilidade de aparecimento de casos de febre amarela em humanos que, após o contato com os animais silvestres, transmitiram o vírus, passando o animal a fazer parte do ciclo urbano. 
b) Serve de isca para mosquitos, evitando, com isso, que mais humanos sejam picados e desenvolvam a forma grave da doença, pois, no ciclo silvestres, o vírus é mais perigoso e o risco de desenvolvimento da forma grave é maior, aumentando assim a letalidade em humanos 
c) Serve como evento de alerta do risco de transmissão silvestres de febre amarela, pois, a investigação dessas mortes, podem subsidiar planos de ações em áreas afetas com transmissão ativa ou ampliadas (áreas próximas), para efeito da intensificação da vigilância e adoção, oportuna e adequada das medidas de prevenção e controle.
d) Serve como evento de alerta do risco de transmissão urbana de febre amarela, pois, a investigação dessas mortes, pode indicar que houve transmissão de humanos para animais, de forma ativa ou ampliadas (áreas próximas) requerendo, assim, a intensificação da forma de vigilância e adoção, oportuna e adequada, das medidas de prevenção e controle.

Continue navegando