Buscar

TD [AVA 2] PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
MARGARETE GOMES DE LIMA
ESTUDO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Rio da Ostras – RJ
2020
 
INTRODUÇÃO
Numa era globalizada, prestadores de serviços, especialmente as organizações hoteleiras, convivem em um ambiente de alta competitividade. A necessidade de conquista do cliente não consiste só em atender, mais inclui inovar, encantar e surpreender e isso pressupõe conhecer as expectativas dos clientes para executar ações que permitam não apenas atendê-las, mas acima de tudo, superá-las. 
“A qualidade no atendimento constitui um dos pilares para alcançar vantagens competitivas, portanto, deve-se não só satisfazer o cliente, mas surpreendê-lo”. (SOUZA, 2006). 
Continuação
	O turismo é uma atividade em expansão que movimenta gera renda e contribui para a economia do Brasil e do mundo. Os serviços hoteleiros se desenvolvem a cada ano e é parte essencial para que as atividades turísticas sejam concretizadas. Assim, torna-se importante dedicar e aplicar a qualidade nos serviços para que o turista se sinta satisfeito com tudo o que lhe é oferecido quando visita uma localidade. (RUSCHMANN; SOLHA, 2004). 
	A hotelaria é parte da infraestrutura da atividade turística e possui lugar de destaque no cenário turístico. Castelli (2003) considera essa como uma 14 indústria de serviços com características próprias e que tem por finalidade oferecer hospedagem, alimentação e segurança aos clientes. 
Engecom incorporação hoteleira
MY PALCE SAVASSI HOTEL Boutique
HOTEL GLÓRIA S/A CAXAMBÚ
histórico
	O Hotel My Place Savassi, localizado na rua Professor Moraes, 674 Bairro Savassi, Belo Horizonte, foi construído na década de setenta e incorporada ao Grupo Engencon, uma empresa de engenharia que iniciou suas atividades em 1972 com a construção de edifícios residenciais no bairro Santo Antonio, na capital mineira. 
Com seriedade, honestidade e muito trabalho dos seus sócios, a Empresa alcança os seus 45 anos, orgulhosamente pertencendo ao seleto grupo das melhores empresa.
Em dezembro do ano de 2009, o Grupo Engecom consolida sua participação no segmento de Hotelaria, com a compra de 99% das ações do Hotel Glória S/A, imponente, grandioso e tradicional Hotel do Sul de Minas, na cidade de Caxambu, no Circuito das Águas. Com administração própria dos seus 2 Hotéis, o Hotel My Place Savassi Hotel Boutique e o Hotel Glória, o Grupo Engecom tem em seus projetos aumentar este número de Hotéis.
Identidade organizacional
Missão:
· “Servir aos nossos Clientes com excelência, garantindo melhorias em suas operações, gerando valores e resultados para a Diretoria, Colaboradores e Sociedade como um todo, através de Serviços de Engenharia”.
Visão:
· “Tornar-se opção preferencial como Prestadora de Serviços e como Empresa para os clientes, colaboradores e fornecedores”.
Valores:
Postura Profissional e Ética como direcionadores da conduta de nossos Colaboradores.
Trabalho em Equipe e Compromisso como qualificações para alcançarmos nossos objetivos.
Busca incansável pelo nosso aprimoramento técnico.
Ações econômicas, sociais e ambientais como responsabilidade individual e empresarial.
Organograma da empresa
 Arnaldo Pina
Diretor Presidente
 Christiano Chaves do Carmo
Diretor Administrativo
Luciana Salgado
Gerente de Vendas
Alexandre Moura
Gerente de Hospedagem
Departamentalização Funcional
Diretor Presidente
Diretor Administrativo
Gerencia Hoteleira
Administração
Alimento e bebidas
Controladoria
RH
Engenharia e manutenção
GESTÃO DESENTRALIZADA
	Os três níveis hierárquicos ficam bem claros na departamentalização do hotel, de forma que direção e gerência pertencem ao nível estratégico, os setores administrativos, vendas, hospedagem, eventos e alimentos e bebidas figuram no nível tático da organização, com as mesmas responsabilidades e graus de autonomia, e os setores como manutenção, compras, reservas, recepção e andares (camareiras) são níveis operacionais, de forma que alguns deles estão ligados diretamente à gerencia geral como manutenção e compras, e outros possuem ligação imediata com as gerências médias (hospedagem). Dentro dessa estrutura hierárquica a distribuição de funcionários ocorre de maneira a suprir as demandas pelos serviços que o hotel oferece diretamente.
Departamentalização por cliente
Hotelaria
Portaria
Auditoria noturna
Reservas
Governança e Departamento de segurança
Front office
Front desk
Departamentalização de serviços
Cozinha
Restaurantes
Lounge/Bar
Room Serviços
Alimentação e Bebida
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO Vantagens
	 Maior especialização dos recursos alocados; - Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas; - Especialização operacional; - Análise contínua dos resultados; - Avaliação de custos e lucros precisos; - Foco direcionado aos clientes;
Contas a pagar e a receber
Planos de carreira/ treinamento, integração e novas contratações
Paisagismo
Resolução de conflitos, produtividade
Controladoria
RH
Engenharia e Manutenção
Manutenção para excelência na qualidade
Investimento em bens duráveis e não duráveis
Departamentalização por território
Diretor Presidente
Diretor Administrativo
Gerencia Hoteleira
My Place Hotel Savassi
Hotel Gloria Caxabum
PRÁTICAS GERENCIAIS
	Angencon Incorporação Hoteleira, na figura dos administradores dos Hoteis, My Place Savassi e Hotel Glória Caxambú, sempre, estiveram preparados financeiramente, e a parti de março se adequaram para o enfrentamento do coronavírus. O planejamento financeiro e implantação de novos processos de higienização são os principais motivos que permitiram aos hotéis do Grupo Engecom, localizados no estado de Minas Gerais, mantê-sem em funcionamento normal, desde o início da quarentena no Brasil, e conseguem hospedando, durante a pandemia da Covid-19.
“Uma alternativa que buscamos para aumentar o número de hóspedes foi parcerias com empresas diversas, buscando mensalistas, e não apenas hospedagens por curtos períodos. Várias companhias e indústrias continuam suas atividades e alguns dos seus funcionários, que são de outras cidades, estão hospedados no My Place Savassi”, Christiano do Carmo, Diretor Administrativo.
	Os Hoteis Engecom estão abertos para receber qualquer hóspede durante a crise do coronavírus. Para isso, o hotel tem investido em uma série de novos procedimentos para garantir a higienização completa das áreas comuns e apartamentos, como também na segurança e proteção dos colaboradores e hóspedes. Entre as novas medidas implementadas, estão: uso de produtos de limpeza específicos; utilização de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos colaboradores, que até então não eram exigidos pela Vigilância Sanitária; serviços opcionais de café da manhã e almoço no quarto, maior espaçamento entre mesas no restaurante e andares exclusivos para hóspedes da mesma empresa que possam estar utilizando-se de home office.
Referências Bibliográficas 
Histórico Engecom. Disponível em: <https://www.engecomengenharia.com.br/2019/index.html> Acesso em: 08 junho 2020.
Reflexões Sobre a Relação entre o Turismo e Hotelaria. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/reflexoes-sobre-a-relacao-entre-turismo-e-hotelaria/22750#:~:text=A%20hotelaria%2C%20percebendo%20a%20import%C3%A2ncia,o%20bom%20funcionamento%20do%20hotel.> acesso em 08 jun 2020.
Portal de Eventos. Disponível em: < https://www.revistaeventos.com.br/HOTELARIA/My-Place-Savassi-busca-alternativas-de-hospedagem-e-mantem-funcionamento/49565> Acesso em 08 jun 2020.

Continue navegando