Buscar

A cerca da metodologia Delphi utilizada no estudo

Prévia do material em texto

1. A cerca da metodologia Delphi utilizada no estudo, explique detalhadamente no que consiste e porque essa metodologia foi escolhida pelos autores. 
Pode se dizer que a metodologia Delphi é uma ferramenta de pesquisa no qual o principal objetivo é aprofundar e esclarecer questionamentos, áreas de concordância e discordância. A metodologia é uma grande técnica de investigação, permitindo a reunião de opiniões de um grupo de especialistas com o propósito de garantir resultados densos sobre determinados temas complexos e de grande escala, dentro da metodologia, destacam-se:
i.	Garantia de anonimato, para assim reduzir danos psicológicos, devido uma provável influência de grau de afeição do tema por algum dos especialistas;
ii.	Inúmeras rodas de questionamentos, aumento o número de revisões sobre o tema proposto;
iii.	Feedback a cada 2 rodadas, informando a cada membro do grupo a opinião dos demais;
iv.	Representação das estatísticas e resultados;
Essa metodologia foi escolhida pelos autores para tornar mais inteligível o tema, a introdução de especialistas em conjunto com a metodologia torna-se o tema mais conclusivo, devido a experiência analítica de cada indivíduo, reduzindo riscos de exposição e aumentando a qualidade de informação.
2. Porque os parâmetros utilizados na determinação do IQA se diferem do IQAB proposto em Estações convencionais de tratamento? Justifique sua resposta. 
Os parâmetros de determinação entre IQA e IQAB são diferentes, mas ambos são utilizados para monitorar a água. 
O IQA (Índice de Qualidade da Água) utiliza nove parâmetros: oxigênio dissolvido (OD), coliformes termotolerantes, pH, temperatura, nitrato, fosfato, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais e turbidez.
Já o IQAB (Índice de Qualidade da Água Bruta) utilizada oito parâmetros: Turbidez, Cor verdadeira, pH, Cianobactérias, Algas, E. coli, Ferro e Manganês.
Entre eles existe apenas dois parâmetros em comum (turbidez e pH). Com isso é possível observar que utilizando o método convencional (IQA) ocorria um alto impacto de eutrofização da água, multiplicando a quantidade de matéria orgânica, trazendo problemas ambientais e interferindo na taxa de OB e de DBO. Com o uso de algas e cianobactérias o IQAB consegue obter medições mais genuínas.

Continue navegando