Buscar

Prova de Direito Internacional

Prévia do material em texto

Nome: __________________________________________________________
	Matrícula: ________________
	Disciplina: CCJ0056 / DIREITO INTERNACIONAL
	Data: ___ /___ /______
	Período: 2020.1 / AV2
	Turma: 3001
		OBSERVAÇÕES:
Resolva as questões abaixo conforme assunto ministrado em aula e material didático.
Boa prova.
	
		1.
	
	
	
	
	 
	_______ de 2,00 
	A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, foram incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro pelo rito do artigo 5º, § 3º, da Constituição da República. Maria Y, portadora de necessidades especiais, consulta-o como advogado, indagando: A) Ao ser incorporada ao ordenamento pátrio com base no artigo 5º, § 3º, da Constituição Federal, qual o status hierárquico normativo da referida convenção internacional? B) Os demais tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados sem a observância do procedimento disposto no artigo 5º, § 3º, da Constituição Federal, possuem o mesmo status hierárquico? Justifique. C) A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, após seu processo de internalização, de acordo com o artigo 5º, § 3º, da Constituição Federal, pode servir de parâmetro para controle de constitucionalidade?
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
		
	
		2.
	
	
	
	
	 
	_______ de 2,00 
	Na segunda-feira 14 de setembro de 2015, «os países da UE aceitaram a distribuição dos 160 mil refugiados pelo bloco, mas não chegaram a um acordo sobre qual seria o sistema de cotas para cada país , na prática inviabilizando a proposta. A resposta alemã veio por meio da coerção. ¿Não acontece nada aos países que se negam (a aceitar as cotas), e, por isso, precisamos começar a falar de medidas de pressão¿, afirmou na terça-feira 15 o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, ao canal de televisão ZDF. De Maizière lembrou que ¿a minoria não solidária¿ é formada por países que recebem "muitos fundos estruturais¿ da União Europeia, uma indicação de que os rebeldes poderão sofrer represálias econômicas. Hoje, as regras da UE não permitem a retenção desses fundos estruturais, destinados ao desenvolvimento econômico dos países do bloco, mas o governo alemão insinuou que isso pode não ficar assim. Sigmar Gabriel, o vice-chanceler, reforçou a possibilidade de sanções econômicas, ao classificar como inaceitável que a Alemanha se torne o ¿pagador de toda a Europa¿ e que outros países ¿participem quando se trata de receber dinheiro, mas não quando precisam assumir responsabilidades¿. (...) Ao defender seus interesses em detrimento dos interesses da UE, a Alemanha provoca o nacionalismo nos outros Estados europeus. O resultado é a ruína do objetivo de união pós-nacional existente na origem da UE. Se a Alemanha não modificar sua postura, o bloco pode ser tornar cada vez mais uma união intergovernamental cujo futuro é incerto e potencialmente sombrio.» (LIMA, José Antônio, Na crise dos refugiados, a Alemanha abala a União Europeia, 17/09/05. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/ao-lidar-com-refugiados-alemanha-abala-a-uniao-europeia-2547.html. Acesso em: 17/09/15).
 
Após leitura cuidadosa do excerto do artigo do jornal Carta Capital, analisar a questão dos refugiados à luz do direito internacional.
Pontos a serem abordados:
· Características da sociedade internacional e a natureza do direito internacional;
· Normas aplicáveis no caso e eventual contradição entre elas;
· A existência de sanções em caso de violação de normas internacionais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
		
	
		3.
	
	
	
	
	 
	_______ de 2,00 
	A Organização das Nações Unidas - ONU (1945) foi concebida em substituição a Liga das Nações (1918), que foi idealizada com o principal objetivo de garantir a segurança mundial e prevenir um novo conflito global e diante das consequências da 2a. Guerra Mundial os Estados do globo terrestre sentem a necessidade de idealizar uma nova Organização. Sendo assim, apresente as principais finalidades da ONU.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
		
	
		4.
	
	
	
	
	 
	_______ de 2,00 
	 De acordo com a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, os Chefes de missões diplomáticas podem adotar o texto de um tratado entre o Estado acreditante e o Estado acreditado sem a necessidade de apresentação de plenos poderes. Neste contexto, pergunta-se:
A) O que são ¿plenos poderes¿?
B) Quais são os outros agentes habilitados para celebrar tratados?
C) No Brasil, de quem é a competência exclusiva para resolver definitivamente sobre tratados? Explique.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
		
	
		5.
	
	
	
	
	 
	_______ de 2,00 
	"A Organização Mundial do Comércio (OMC) exige o fim a sete programas que distribuíram mais de R$ 25 bilhões às empresas brasileiras nos últimos sete anos, numa condenação sem precedentes da política industrial nacional. A entidade alega que diversos programas de incentivo violam as regras internacionais e exige mudanças imediatas por parte do Brasil. Incentivos para o setor automotivo, informática e telecomunicações foram considerados como ilegais e discriminatórios. Na tentativa de se defender, o Brasil justificou que as medidas de apoio tinham um cunho social, ambiental, de saúde e foram implementadas até mesmo para proteger a ¿moral pública¿. Um desfecho para o processo pode ainda levar meses para ocorrer, mesmo depois de um procedimento que já dura quatro anos. Oficialmente, OMC deu 90 dias a partir da aprovação dos documentos em setembro para que o Brasil retire os subsídios ilegais para sua indústria nacional. Na prática, isso significa que o governo tem até dezembro para colocar seus programas em ordem. Mas o Itamaraty já deixou claro que vai recorrer, o que irá retardar qualquer impacto concreto do caso para 2018 ou mesmo para 2019". Jornal O Estadão. Agosto de 2017. Com relação à questão acima, responda: 1) Qual a natureza da decisão da Organização Mundial do Comercio que determina mudanças na política industrial nacional? Explique 2) A decisão consiste numa obrigação para o Brasil? Explique

Continue navegando