Buscar

PROVA 2 GESTAO DE CARREIRAS

Prévia do material em texto

1.
	Alguns pesquisadores exploraram o empreendedorismo e posicionaram a Gestão de Carreiras dentro dele, oferecendo uma amplitude diferente para o encarreiramento profissional. Um aspecto interessante e pertinente da "Carreira Empreendedora" é a existência de fatores chamados de "propulsores" do empreendedorismo e que são importantes nessa abordagem. Dentro desse contexto, sobre os "propulsores" do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo, há a necessidade de se identificar os elementos propulsores do empreendedorismo individual, chamados de acelerador (elementos que aceleram o empreendedorismo) e buscador (elementos que buscam empreendedores).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo é necessária a identificação dos fatores propulsores do empreendedorismo social, chamados de facilitador (elementos que facilitam o empreendedorismo) e oportunizador (elementos que oportunizam o empreendedorismo).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores propulsores do empreendedorismo individual, chamados de push (elementos que empurram indivíduos para o empreendedorismo) e pull (elementos que atraem os indivíduos para o empreendedorismo).
(    ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores instigadores do empreendedorismo social, chamados de controlador (elementos que controlam os empreendedores) e ativador (elementos que incentivam os empreendedores).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	A carreira caleidoscópica é uma nova forma de encarreiramento, criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando aspectos pessoais, profissionais e familiares. Segundo Scalabrin (2008), as decisões de carreira envolvem a atenção de três grupos de necessidades: autenticidade, balanço e desafio. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A autenticidade se caracteriza pela necessidade de encontrar acordo entre o trabalho e suas aptidões pessoais. 
(    ) O balanço se caracteriza pela busca de trabalhos que permite ao indivíduo tempo vago para si e para a família.
(    ) A necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar inspiração no trabalho caracteriza o grupo do desafio.
(    ) A necessidade que aponta para a busca de um trabalho que esteja relacionado as suas aspirações e motivações é conhecida como desafio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo do conceito de capacidade. Isso acontece quando nos referimos à condição que alguém possui para realizar certas funções ou tarefas. Dentro desse contexto, é correto afirmar a respeito da competência:
	 a)
	Competência significa apenas capacidade, então, uma capacidade sutil e não notada na prática.
	 b)
	Outro entendimento acerca da competência está relacionado ao questionamento, quando a pessoa opta por se rebelar contra as convenções sociais, que se refletem na organização.
	 c)
	A competência é um conceito ligado ao mecanicismo Taylorista, por isso, algo um pouco ultrapassado. A gestão por competências é algo que comprova isso, por ser um conceito desatualizado.
	 d)
	O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente a partir de aptidões já presentes no indivíduo.
	4.
	Um termo muito comum na literatura moderna é "networking", que é traduzido como rede de relacionamentos. A formação de um network qualificado e sua manutenção é um dos melhores apoios na construção de carreira no mundo atual, complexo e interligado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao contrário do que muitas pessoas pensam, "networking" não significa resguardar nomes de pessoas que precisaremos futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos.
(    ) Muitas pessoas não fazem uso do "networking", porque o correto é trabalhar discretamente, sem muito contato entre as pessoas.  
(    ) O "Networking" deve ser interativo, isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, complementando-se.
(    ) "Networking" é uma atividade atribuída exclusivamente ao gerente de recursos humanos das empresas, por sua experiência e conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	No modelo da Carreira Proteana, as pessoas eram conduzidas, na gestão de carreira, pelas necessidades pessoais, que estão acima dos propósitos da empresa. Este modelo de carreira é dinâmico, com mudanças profissionais frequentes, autonomia e autogerenciamento. Sobre as características da carreira proteana, pode-se afirmar que:
	 a)
	A carreira proteana se caracteriza somente pelo autoaprendizado e não aceita mudanças.
	 b)
	A organização não fornece relacionamentos construtivos, informação e recursos de desenvolvimento.
	 c)
	A carreira é totalmente gerenciada pela empresa, que guia os indivíduos de acordo com sua necessidade.
	 d)
	A carreira é composta por conhecimentos adquiridos, aptidões, experiências e mudança de personalidade.
	6.
	São determinadas atividades em nosso cotidiano que envolvem a avaliação de desempenho das pessoas em fazer parte da gestão de carreiras dentro de uma organização. Portanto, são definidas por três palavras, no entanto cada uma tem sua característica específica. Estas características são baseadas em Lacombe e Heilborn (2003). Sobre elas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tarefa.
II- Função.
III- Cargo.
(    ) É a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa.
(    ) É a parcela mínima de esforço profissional, porém exige certa habilidade mental ou física.
(    ) Representa o conjunto de esforços, deveres e responsabilidades que requerem o empenho do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As oportunidades são aproveitadas para acumular experiência em negócios.
(    ) São trabalhadores que precisam de motivação externa para seguir com os seus planos.
(    ) Aprendem constantemente e definem seus próprios padrões de trabalho.
(    ) Têm o seu próprio sistema de relações com os seus empregados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	Michael Arthur e Denise Rousseau distinguem carreiras subjetivas e carreiras objetivas, duas visões diferentes a respeito de ?como? o encarreiramento se apresenta. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
I- Compreensão subjetiva da carreira: entendimento pessoal a respeito da sua situação de carreira, envolvendo fatores subjetivos, como autoimagem, o sentimentode identidade, os princípios, as atitudes e a sua relação com o trabalho.
II- A carreira objetiva inclui aspectos interiores, como emoção, autorrealização e sentimentos.
III- Na carreira subjetiva, fatores como sentimentos de paixão e autorrealização são fatores motivacionais significativos. O sucesso, nas carreiras subjetivas, é avaliado em termos da satisfação e da realização pessoal.
IV- Compreensão objetiva da carreira: é a representação pública da carreira, portanto o que ela simboliza para a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Atualmente verificamos na organização a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento e administração de carreira, em que cada um tem suas responsabilidades específicas. Sobre as responsabilidades do chefe com relação à administração de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar um sistema de informações que contenha dados suficientes para prover os chefes de informações para a tomada de decisão.
II- Informar aos funcionários sobre as oportunidades existentes nas vagas sob sua responsabilidade.
III- Apontar as oportunidades existentes para o desenvolvimento de carreira, bem como a existência de novas vagas, oportunidades de treinamento e rodízios de funções aos colaboradores.
IV- Acompanhar os indicadores de promoções e o encarreiramento de seu pessoal, mensalmente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	A Carreira sem Fronteiras surgiu na obra The Boundaryless Career: a new employment. Nesse trabalho os autores apresentam modelos de empregabilidade práticos, efetivos e adequados ao novo mundo corporativo. Sobre as características da Carreira sem Fronteiras, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	Desvalorização das fronteiras do atual empregador.
	 b)
	Dependência da organização e informações internas.
	 c)
	O profissional aceita a oportunidade de carreira independente de ter família ou não e vislumbra um futuro com fronteiras.
	 d)
	É de livre trânsito pelas fronteiras que delimitam diferentes organizações.

Continue navegando