Buscar

Educação Inclusiva Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512906) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18385226
	Nota da Prova:
	-
	1.
	Deficiência, pessoas com deficiência, adaptação, segregação, integração, educação especial, educação inclusiva, são muitos os termos utilizados com relação à inclusão. Entretanto, embora os termos sejam parecidos e possam nos confundir, cada um tem um significado específico. Disserte sobre a diferença entre a integração e a inclusão.
	Resposta Esperada:
*Integração: insere o aluno no contexto escolar, mas não o inclui. Trata-se do aluno especial na educação. *Inclusão: considera a diversidade e as necessidades de todos os alunos, garantindo o acesso, a permanência e a participação deles em salas de aulas comuns.
	2.
	A criança com autismo apresenta diversas características, principalmente comportamentais, que interferem de maneira significativa nas relações que estabelece no ambiente escolar. Dentre essas características, podemos destacar que o autista resiste a mudanças, apega-se a objetos, produz risos e movimentos repetitivos, às vezes agressivos e age como se fosse surdo. Diante dessas características e sabendo que esse aluno possui tratamento de reabilitação por diversos profissionais da saúde, como o professor pode incluir um aluno autista em sala?
	Resposta Esperada:
Além de todos os profissionais que acompanham a reabilitação do autista, é fundamental que a família e as pessoas mais próximas propiciem momentos em que o autista se sinta incluído. Assim, ao chegar na escola, esse processo se torna menos doloroso e os avanços aparecem naturalmente. Podemos destacar como sugestões ou estratégias de inclusão ter conhecimento prévio sobre o autismo, bem como suas características; a rotina e organização no espaço da sala devem ser mantidas; caso houver mudanças, prepare o aluno autista com antecedência; em momentos de insistência por algo, tente convencê-lo a desistir; observe seus momentos de concentração e saiba usá-los; estabeleça comunicação também pelo olhar; utilize recursos visuais; na construção de regras, preste atenção na clareza e objetividade das palavras; entre outras possibilidades de incluir, nunca esqueça que respeitar a individualidade e o ritmo de cada um também faz parte da inclusão.

Outros materiais