Buscar

Fundamentos e teoria organizacinal prova 03 objetiva

Prévia do material em texto

1.
	O surgimento da Teoria da Administração Científica perpassa pela Revolução Industrial, que teve seu início na Inglaterra e que trouxe mudanças impactantes na forma em que os indivíduos se relacionam com o trabalho, bem como na forma que a sociedade passou a se organizar nos aspectos econômicos, sociais e culturais. Sobre o fundador da Teoria da Administração Científica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Jules Henri Fayol.
	 b)
	Peter Drucker.
	 c)
	Frederick Herzberg.
	 d)
	Frederick Winslow Taylor.
	2.
	Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento e, subsequentemente, executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. Diante disso, surgem as quatro funções administrativas propostas por Chiavenato (2014). Sobre essas funções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Controlar é fundamental para que o processo administrativo se consolide, o registro e a comparação dos resultados em forma de dados possibilitará ao administrador a condição de iniciar todo o ciclo novamente, lembrando que só conseguimos controlar aquilo que medimos.
(    ) Planejar deve estabelecer uma relação decisória, focando o futuro, sempre observar e prever as variáveis que podem influenciar no cenário em que esta organização atua, diminuindo os riscos e possíveis erros de decisões estratégicas.
(    ) Organizar é conhecido como liderar e realizar os processos ou atividades mediante o uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, organizados nos processos anterior. 
(    ) Dirigir é listar e provisionar todos os recursos e processos necessários, visando atingir os resultados de curto, médio ou longo prazo elaborados no processo de planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	A Administração por Objetivos (APO), segundo Chiavenato (2011, p. 226), funciona como "um sistema dinâmico que procura integrar as necessidades da companhia e definir seus alvos de lucro e crescimento com a necessidade de o gerente contribuir e desenvolver-se. É um estilo de gerência exigente e recompensador". Para o autor, o funcionamento de um programa de APO requer alguns cuidados. Referente a esses cuidados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revisão crítica dos planos estratégicos e táticos da companhia.
(    ) Estabelecimento para cada gerente dos resultados-chave e padrões de desempenho que ele precisa atingir.
(    ) Criação de um plano de melhoria da função que permita mensurar a contribuição de cada gerente para o alcance dos objetivos da companhia. 
(    ) Proporcionar condições que permitam atingir o controle dos funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Existem três estilos de lideranças para Chiavenato (2011). Muitos pesquisadores, como Lewin, White e Lippi (1939), estudaram os três modelos de liderança apresentando as características desses estilos para liderar. Sobre os três estilos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LEWIN, K. R.; WHITE, R. K.; LIPPI, T. T. Pa erns of Agressive Behavior in Experimentally Created Social Climates. Journal of Social Psychology, v. 10, maio 1939.
	 a)
	Liberal - Ditadora - Hierárquica.
	 b)
	Hierárquica - Democrática - Liberal.
	 c)
	Autocrática - Liberal - Democrática.
	 d)
	Comunista - Liberal - Autocrática.
	5.
	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por  Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	 b)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
	 c)
	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
	 d)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
	6.
	O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre o modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação. 
II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos.
III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização. 
IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	"Benchmarking é o processo de análise referencial da organização perante outras organizações do mercado, incluindo o aprendizado do que essas organizações fazem de melhor, bem como a incorporação dessas realidades de maneira otimizada e mais vantajosa para a organização que aplicou o benchmarking" (OLIVEIRA, 2010, p. 393). Sobre alguns possíveis princípios básicos do Benchmarking, analise as sentenças a seguir:
I- Reciprocidade: ao se solicitar informações, tem-se, automaticamente, a disponibilização a contrapartida.
II- Analogia: o benchmarking só é útil se puder manter uma analogia com os processos da organização. 
III- Medição: apesar de obter índices de desempenho, não é necessário o levantamento de dados sobre os processos, desde que se tenham os resultados favoráveis.IV- Validação: para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinto de Rebouças de. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Se não alcançamos uma meta, temos um problema a ser resolvido. Afinal, gerenciar é atingir metas, e, ao termos um problema, este deve ser resolvido. O ciclo PDCA é focado em resultados, é um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária. O ciclo é composto por quatro etapas. Sobre as etapas do ciclo PDCA, analise as sentenças a seguir:
I- PLAN (Planejar): o primeiro passo é o estabelecimento de um plano; DO (Executar): o segundo passo é a execução do plano.
II- CHECK (Controlar): é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los; ACTION (Agir): é onde não precisa mais fazer nada.
III- CHECK (Controlar): o terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados; ACTION (Agir): é a última fase, a realização das ações corretivas.
IV- PLAN é a execução do plano, ou seja, implementar de acordo com o que foi planejado na etapa anterior; DO define quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	As teorias X e Y associam o efeito de motivação à atividade de liderança, cuja forma motivacional está centrada na "auto-realização" e na "satisfação das necessidades" (KWASNICKA, 2010). Sobre as Teorias X e Y analise as seguintes afirmativas:
I- A Teoria X considera que as pessoas são preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
II- A Teoria Y considera que as pessoas têm uma falta de ambição, muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização.
III- Para as teorias X e Y, as pessoas não tendem a assumir riscos e garantir sua segurança. Elas têm uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
IV- Para as teorias X e Y, as pessoas tendem a determinado tipo de comportamento dentro da organização, sendo visões opostas de agentes da administração presentes nos diversos níveis hierárquicos da instituição. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KWASNICKA, E. L. Introdução à administração. 6. ed. 6 reimp. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Sobre as características das organizações mecanicistas, analise as sentenças a seguir: 
I- Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
II- Sistema rígido de controle.
III- As decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude.
IV- Amplitude de controle do supervisor com menor número de empregados vinculados, em decorrência da divisão minuciosa do trabalho.
V- Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2009) Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários. Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?
	 a)
	Comportamental.
	 b)
	Clássica.
	 c)
	Sistêmica.
	 d)
	Contingencial.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia o trecho: Dois membros do comitê de gestão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, discordam quanto ao local onde devem ser realizadas as provas de remo. 
I- Pode-se afirmar que o conflito entre esses dois membros será prejudicial para o desempenho do comitê
PORQUE 
II- O conflito não é possível de ser administrado, uma vez que resulta da incompatibilidade interpessoal ou de relacionamento entre dois ou mais membros de um grupo. 
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	 a)
	As duas afirmações são falsas.
	 b)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 c)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 d)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Continue navegando