Buscar

MANEJO SANITÁRIO - bovinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANEJO SANITÁRIO
Definição: atividades regularmente planejadas, com o objetivo de melhorar a saúde animal, controle de infecções (doenças causadas por microrganismos) e infestações (doenças causadas por parasitos), prevenir enfermidades na propriedade, evitando ainda a contaminação de seres humanos por zoonoses.
1. Diagnóstico inicial;
Analisar em que situações higiênicas e profiláticas encontram-se os animais e instalações disponíveis, assim como o diagnóstico de doenças;
2. Implantação do calendário sanitário;
A perda anual por doenças gira em torno de 4% do rebanho nacional, a implantação do calendário sanitário visa a organização e prevenção de doenças que afetam a produção do rebanho, como também a redução de uso de medicamentos e a previsão de custos durante o ano com a sanidade do rebanho.
2.1 Febre aftosa;
2.2 Brucelose;
2.3 Raiva;
2.4 Clostridiose;
2.5 Leptspirose;
2.6 Colibacilose;
2.7 Pasteurelose;
2.8 Salmonelose;
2.9 Coronavirose;
3. Capacitação 
4. Diagnóstico de parasitose e vermifugação;
As parasitoses são um entrave na produção bovina e os prejuízos causados por elas estão relacionados com a perda de peso, diminuição da produção de leite, predisposição para outras doenças, baixo aproveitamento da alimentação ofertada, custos com tratamentos profilático e curativo e em casos extremos, a morte dos animais. Estima-se que, a cada ano cerca de 10 milhões de cabeças de bovinos e búfalos morrem em consequência direta ou indireta provocada pela presença de helmintos nestes animais.
5. Controle de ectoparasitas;
5.1 Controle e prevenção de moscas e carrapatos; 
5.2 A importância do controle de carrapatos para a criação, é que eles prejudicam os animais ao sugarem o sangue e transmitirem os parasitas que causam a Tristeza Parasitária, Piroplasmose ou Doença do carrapato. Além desses dois fatores, causam outros prejuízos, como a irritação e as perfurações no couro.
5.3 O controle de moscas é essencial por que as perdas podem chegar a 20% para ganho de peso e 50% para produção de leite durante os surtos. As picadas são dolorosas e causam a transmissão de doenças que afetam a ingestão de alimentos e consequentemente ocorre uma queda na produção.
5.4 Esses agentes podem causar Abortos; Morte de bezerros; Mastites; Problemas de casco.
6. Descarte de animais inferiores;
O descarte seletivo de animais é um método eficaz para a redução das infecções do rebanho, embora existam limitações econômicas, especialmente se houver grande número de animais infectados. Aproximadamente 6 a 8% das vacas respondem por aproximadamente metade de todos os casos de mastite clínica de um rebanho. É possível identificar que esses animais apresentam dois, três ou mais casos clínicos por lactação. Além dos prejuízos causados, podem servir de fonte de contaminação para outros animais.
7. Estabelecimento de medidas de manejo de nascimento;
O bezerro nasce sem proteção de anticorpos contra os agentes de doenças. A forma de adquirir estes anticorpos (defesa) é ingerindo o colostro.
7.1 Ingestão de colostro nas primeiras seis horas após o nascimento;
7.2 Corte e antissepsia do umbigo até que ocorra a cicatrização;
8. Implantação de quarentena;
A quarentena é implantada no momento da aquisição de novos animais para observação de possíveis doenças provenientes do seu lugar de origem.
9. Medidas de bioseguridade (tratamento de dejetos);
A preservação ambiental, preocupação básica de qualquer sistema de produção, deve estar presente em qualquer atividade, em especial no manejo dos dejetos e rejeitos de animais. Prioritariamente os dejetos devem ser usados como adubo orgânico, respeitando sempre as limitações impostas pelo solo, água e planta. Quando isso não for possível, há necessidade de tratar os dejetos adequadamente, de maneira que não ofereçam riscos de poluição quando retornarem à natureza.
Esses resíduos orgânicos, quando manejados e reciclados adequadamente no solo, deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável. O tratamento e reciclagem dos dejetos, além de contribuir para a redução da poluição do meio ambiente, oferece a possibilidade de reciclar os nutrientes da alimentação animal para produção de biomassa, preservando e melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, mantendo um sistema altamente produtivo e equilibrado.
10. Resultados obtidos

Continue navegando