Buscar

Relatório aula prática - Bioquímica básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quais as funções dos seguintes aparelhos utilizados na rotina de laboratório de bioquímica: phmetro, espectrofotômetro e capela.
Resposta 1:
Phmetro:  é utilizado para medir o ph de determinada substância e é medido em uma escala que vai de 0 a 14. A sigla pH significa potencial hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Deve ser calibrado oferecendo a ele soluções com seu pH previamente definidas antes de iniciar a medição. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. É constituído, basicamente, por um eletrodo e um circuito potenciômetro. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão que o eletrodo gera quando está em contato com a amostra. Essa intensidade da tensão é convertida em escalas de pH. O próprio aparelho poderá fazer a conversão. O aparelho tem uma precisão de dois decimais a direita da vírgula para os valores medidos, assim, consegue aferir valores de pH tais como 3,45; 3,46, etc.
Espectrofotômetro: é um equipamento utilizado para medir a energia absorvida por uma amostra e compará-la com uma medida padrão. Dessa forma, é capaz de quantificar a concentração de diversas soluções. O espectrofotômetro demonstra de maneira quantitativa o quanto uma solução está mais concentrada que outra por meio de sua interação com a luz. Nesse sentido, a intensidade da cor se refere à concentração de moléculas absorventes da luz. 
Capela:  é um equipamento usado para fazer a manipulação de reagentes químicos e oferecer proteção a todos os presentes no laboratório. Sua função é exaurir os vapores, gases desses químicos que estão sendo manipulados. Desta forma, a capela química evita a inalação desses produtos por quem os manuseia. Outra função muito importante é servir de uma barreira física contra qualquer reação adversa que possa ocorrer durante a manipulação desses químicos perigosos.
2) A reação da ninidrina é a uma reação de identificação de grupos funcionais de aminoácidos. Explique por que houve a formação da “Púrpura de Rühemann” na solução de triptofano e não na solução de prolina.
Resposta 2:
A ninidrina é um agente oxidante que quando adicionada a uma solução de aminoácido (cujo grupo amino seja livre), irá produzir a substância chamada de Púrpura de Ruhemann, portanto no caso específico da solução de prolina essa reação não irá ocorrer (a prolina tem o grupo amino ligado a um anel aromático), portanto ela é pertencente a um anel aromático ou seja não é um grupo amino livre. O contrário ocorreu na solução de triptofano, substância essa que possui o grupo amino livre, formando, portanto, a Púrpura de Ruhemann ao final do experimento.
3) A reação de molisch é utilizada para pesquisa de carboidratos em geral. Explique por que há a formação de um anel roxo (lilás) no tubo de ensaio contendo glicose.
Resposta 3:
Este experimento é realizado a partir da exposição de uma solução de glicose (carboidrato simples) a um processo de desidratação por ácido forte, neste caso ácido sulfúrico, a partir dessa reação obtêm-se uma substância chamada de hidroximetilfurfural, porém o produto desta reação é transparente, portanto a olho nu, não é possível identificar se a reação de fato ocorreu não sendo possível identificar a presença do carboidrato. Para que haja uma coloração na solução o hidroximetilfurfural formado, é submetido a uma solução de alfa-naftol (reagente de Molisch), dessa forma ocorre a formação do complexo violeta, que é um anel de coloração roxa que se forma indicando, portanto, a presença de carboidrato.
 
4) Na aula prática sobre fermentação notou-se que no kitassato que continha glicose misturada à solução de fermento houve produção de algum gás. A formação desse gás resultou na alteração de cor da solução do erlemeyer. Justifique o porquê dessa alteração de cor considerando os produtos formados durante a fermentação.
Resposta 4:
Na solução utilizada onde houve esta reação de alteração de cor, a mesma foi formada por água, fermento e açúcar, dessa forma, o açúcar agiu como substrato para a levedura (fermento) no outro erlemeyer não ocorreu reação, pois em sua solução foi utilizado somente agua e fermento. A diferença na coloração das soluções ocorreu, pois, o azul de bromotimol utilizado em ambas tem a capacidade de indicar se uma solução é neutra (ficando com a coloração verde) e quando a solução é ácida (coloração amarela). Portanto através da solução de fermento com açúcar a levedura realizou o processo de fermentação, produzindo dessa forma etanol e dióxido de carbono, o CO2 passou pela mangueira e realizou uma reação formando bolhas na solução que se encontrava no erlemeyer baixando dessa forma na solução. A junção do CO2 com a água forma o ácido carbônico, esse ácido realiza a diminuição do pH, ficando a solução com coloração amarelada, desta forma através deste experimento conseguimos ver o processo de fermentação alcoólica acontecendo.

Continue navegando