Buscar

Avaliação final EJA

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 715680
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
		
	
	Libertadora
	
	Emancipadora
	 
	Compensatória
	
	Crítica
	
	Conteudista
	
	
	 2.
	Ref.: 123735
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
		
	 
	As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	
	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
	
	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
	
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
	
	
	 3.
	Ref.: 124090
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
		
	 
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
	
	A melhoria da formação geral.
	
	A escalada de uma escolarização informal.
	
	A importância dada às áreas humana.
	
	As teorias dialéticas de Paulo Freire.
	
	
	 4.
	Ref.: 124243
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	II e III.
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	
	I e III.
	
	I e II.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 5.
	Ref.: 212039
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que CURRÍCULO propor?
		
	
	d. Um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
	
	e. Um currículo pré-fabricado e formalista.
	 
	b. Um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	c. Um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	a. Um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	
	
	 6.
	Ref.: 567991
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que estratégias utilizar.
		
	
	apresentar um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
	
	apresentar um currículo pré-fabricado e formalista.
	
	apresentar um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	 
	apresentar um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	apresentar um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	
	 7.
	Ref.: 212053
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Objetivando aumentar o controle sobre o trabalhador e sobre o processo produtivo, o capitalista vai impor uma divisão social no local da produção. O sistema fordista/taylorista, ao implantar a linha de produção, e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer. Portanto, esse sistema fordista/taylorista como modelo de organização da produção foi adotado pelos países Capitalistas após a 2ª Guerra Mundial. São características deste modelo:
		
	
	A. A flexibilização da produção, com produtos menos padronizados
	 
	C. A produção em massa e a constituição de um amplo mercado consumidor.
	
	D. A introdução da informática na produção.
	
	E. A produção artesanal.
	
	B. A opção por uma mão de obra altamente qualificada e capaz de atuar em diferentes funções.
	
	
	 8.
	Ref.: 622897
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sônia, professora do ensino de Educação de Jovens e Adultos, realiza várias atividades de sondagem sobe a vida e as atividades cotidianas de seus alunos no início do ano letivo. Ao realizar estas atividades, a professora objetiva, EXCETO:
		
	
	Conhecer a realidade de seus alunos e organizar seu plano de aula a partir disso.
	
	Possuir uma maior clareza dos níveis de desenvolvimento que os alunos se encontram para propor exercícios e atividades atendendo à diferentes interesses e necessidades.
	 
	Separar os alunos que sabem daqueles que não sabem e sempre trabalhar em grupos.
	
	Ouvir as histórias de vida de seus alunos, deixando que falem sobre si em busca de uma compreensão maior dos problemas que eles atravessam.
	
	Fazer um diagnóstico da realidade para realizar um planejamento mais eficiente e menos excludente. E)
	
	
	 9.
	Ref.: 622619
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Qual o conceito trabalhado na obra "Pedagogia da Autonomia¿, que vai se constituindo na experiência de várias decisões que vão sendo tomadas; é um processo centrado nas experiências da decisão e da responsabilidade, ou seja, centrada na experiência respeitosa da liberdade?
		
	
	O conceito de Liberdade
	
	O conceito de Resistência
	
	O conceito de Opressão
	 
	O conceito de Autonomia
	
	O conceito de Ideologia
	
	
	 10.
	Ref.: 123608
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Nas últimas décadas a Educação de Jovens e Adultos avançou no campo teórico e metodológico e não podemos deixar de reconhecer a importância da trajetória dos movimentos populares nesse processo principalmente aqueles ligados às demandas da alfabetização de adultos, que ao longo do seu processo de luta e mobilização incorporaram temase questões para essa modalidade. Nesse ínterim, alguns conceitos do pensamento do educador Paulo Freire se tornaram referência para o debate curricular da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, no que se referia aos procedimentos metodológicos.
 Analise o texto e depois assinale o item que melhor corresponde aos conceitos de Paulo Freire:
		
	 
	Conscientização, libertação e autonomia.
	
	Doutrinação, leitura de mundo e conscientização.
	
	Conscientização, libertação e lealdade.
	
	Opressão, conscientização e lealdade.
	
	Leitura de mundo, empreendedorismo e ação.

Continue navegando