Buscar

apol Fundamentos Filosóficos da Educação3

Prévia do material em texto

Fundamentos Filosóficos da Educação
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[...] o materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passa de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos. Dando um significado concreto à dialética do senhor e do escravo, tal como se encontra em Hegel, o marxismo concebe a história como luta de classes, e a filosofia como ideologia a serviço dos interesses e dos privilégios das classes dominantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de, et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.
A partir do dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do materialismo dialético pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II
	
	C
	I e III
Comentário: As assertivas I e III estão corretas: “O materialismo dialético é uma filosofia baseada nos escritos de dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, a história se desenvolve de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma continua luta de classes” (livro-base, p. 122). “Bem como, em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje causam horror, a filosofia marxista representou uma contribuição inestimável para a conscientização dos trabalhadores e sua consequente luta por melhores condições de vida e trabalho” (livro-base, p. 117). Já a assertiva II é incorreta, pois, “em outras ocasiões, o marxismo foi utilizado como bandeira de partidos de esquerda, o que é um grande contrassenso, pois Marx e Engels reiteradamente afirmaram que a atuação em partidos políticos significava a aceitação do jogo político da burguesia” (livro-base, p. 117).
	
	D
	III
	
	E
	II e III
Questão 2/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOCOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola, 2004. p. 72.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir:
I. Um dos objetivos de Husserl, ao elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência.
II. Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.
III. Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades.
Agora, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	I e II
Você acertou!
Gabarito: As sentenças I e II são corretas, visto que, crítico do naturalismo e do historicismo, Edmundo Husserl (1859-1938) tinha o desejo de alçar a filosofia a um efetivo patamar científico. "Nesse contexto, surgiram basicamente duas grandes propostas de superação dos impasses ocasionados pela interpretação do psicologismo do conhecimento. A primeira delas foi o neokantismo [...] [e a] segunda proposta foi a de Edmund Husserl” (livro-base, p. 134). Já a sentença III é incorreta, visto que a fenomenologia está pautada na área das humanidades enquanto “os positivistas, muitas vezes, foram longe demais, desprezando a contribuição das humanidades” (livro-base, p. 92).
	
	C
	III
	
	D
	II e III
	
	E
	II
Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Cândido é uma das obras mais conhecidas de Voltaire. O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tudo isso mesclado com discussões filosóficas sobre causas e efeitos, razão suficiente, ética. Como sempre Voltaire expõe suas concepções com fina ironia, sem abandonar o sarcasmo de quando em vez”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VOLTAIRE. Cândido ou o otimismo. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000009.pdf>. Acesso e 01 jan. 2015.
Considerando o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação acerca do livro “Cândido ou o otimismo”, de Voltaire, analise as sentenças a seguir:
I. “Cândido”, ao invés de ser um tratado filosófico, pode ser considerado, pela sua forma de escrita, como um romance.
II. Na obra “Cândido”, Voltaire posiciona-se favorável a uma educação livresca com pouca ou quase nenhuma relação com o cotidiano dos educandos.
III. Esse livro permite que façamos, especificamente, uma análise sobre a concepção Iluminista de educação.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Comentário: A sentença I está correta, pois “No livro “Cândido”, Voltaire retoma esses temas - valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista -, mas dois aspectos devem ser ressaltados. O primeiro refere-se àquilo que o autor chamou de romance filosófico. Em vez de escrever um tratado, Voltaire conta uma história na qual o personagem principal, um jovem chamado Cândido, vive uma série de desventuras” (livro-base, p. 56). A sentença III é correta, pois, o “segundo aspecto diz respeito do fato de a obra permitir o debate sobre a concepção iluminista de educação, uma vez que Cândido tem aulas com um preceptor, uma espécie de professor particular em tempo integral, algo muito comum entre os nobres da época” (livro-base, p. 56). Já a sentença II é incorreta, uma vez que fica “patente, portanto, a crítica de Voltaire ao modelo de educação praticado pela nobreza da época. Em oposição a esse ensino livresco e distanciado das preocupações do dia a dia, Voltaire insinua uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática” (livro-base, p. 57).
	
	C
	II e III
	
	D
	II
	
	E
	I
Questão 4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou-se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil.  2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 394,395.
De acordo com o fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre para qual corrente pedagógica Louis Althusser serviu como base e inspiração, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Liberal-renovadora.
	
	B
	Crítico-reprodutivista.
Você acertou!
Comentário: “Em uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante [...]. Em virtude disso, a filosofia de Althusser serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista” (livro-base, p. 114). Designaçãomotivada pela característica dessa linha pedagógica de denunciar “o caráter ideológico da educação escolar” (livro-base, p. 114).
	
	C
	Materialista-histórica.
	
	D
	Progressista-libertária.
	
	E
	Histórico-crítica.
Questão 5/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAEZ, Adelaide Maria. O conceito de classes sociais em Marx. In.: TESKE, Ottmar (Coord.) Sociologia: Textos e contextos. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2005. p. 152.
Conforme o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Também chamados de empreiteiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	B
	Também chamados de funcionários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	C
	Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
Você acertou!
Comentário: De acordo com os filósofos alemães, os capitalistas são os detentores de capital, isto é, possuem capital e itens que podem ser convertidos em dinheiro, como equipamentos e títulos de propriedade. Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência (livro-base, p. 106).
	
	D
	Também chamados de escravos, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	E
	Também chamados de obreiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
Questão 6/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para começar, consideremos o pensamento de que as explicações como amostras preenchem uma lacuna entre a linguagem, de um lado, e o mundo, do outro. Esse tipo de imagem da conexão entre linguagem e mundo teria algo em comum com a encontrada nos primeiros escritos de Wittgenstein, embora a ênfase esteja na explicação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Thorton, Tim. Wittgenstein: Sobre linguagem e pensamento. São Paulo: Loyola, 2007. p. 200.
De acordo com o dado excerto de texto e com os conteúdos e livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre Wittgenstein e suas proposições teóricas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Foi somente depois de escrever o “Tratactus” que Wittgenstein elaborou o maior número de suas produções escritas.
II.( ) Um dos importantes conceitos discutidos na obra de Wittgenstein é o de jogos de linguagem.
III.( ) As proposições de Wittgenstein são fortemente influenciadas pela filosofia de Bertrand Russel.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – V – V
Comentário: A proposição I é falsa. Depois do Tractatus lógico-philosophicus, “Wittgenstein passou um longo período de reduzida produção escrita” (livro-base, p. 178). Já a proposição II é verdadeira. “Desse modo, em vez de se restringir aos exemplos de frases da lógica tradicional – proposições, questões e comandos –, Wittgenstein se refere a um conjunto maior de possibilidades, que ele chama de jogos de linguagem” (livro-base, p. 179). Do mesmo modo, a proposição III é verdadeira. “Na primeira fase de seu pensamento, Wittgenstein é profundamente influenciado pelo filósofo britânico Bertrand Russel e pelo matemático Gottlob Frege” (livro-base, p. 176).
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	V – F – V
Questão 7/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A palavra ‘positivismo’ foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado de coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o termo ‘positivo’, e por derivação a palavra ‘positivismo’, que designa a corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, metafísica ou ideológica)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas – Tomo 1: Positivismo e hermenêutica: Durkheim e Weber. São Paulo: Loyola, 2004. p. 168.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre Auguste Comte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma explicação metafísica da sociedade.
	
	B
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma ciência para estudar a sociedade.
Você acertou!
Comentário: Auguste Comte, pensador francês da primeira metade do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade (livro-base, p. 78,79).
	
	C
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um método fenomenológico para a compreensão da sociedade.
	
	D
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma discussão biológica sobre a transitoriedade social.
	
	E
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um fundamento ideológico para o entendimento do fato social.
Questão 8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Em] uma abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque, sua concepção está centrada no indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In.: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: Modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003. p. 118.
Tendo em vista o fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve ser baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao já pensado sobre o assunto.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II
	
	B
	I
	
	C
	III
Você acertou!
Comentário: A proposição III é considerada correta, pois, para Spencer, “o aprendizado [...] deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuíapara a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 86). Já as proposições I e II são falsas, visto que, ao procurar repensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico (livro-base, p. 86); “além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 86).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em primeiro lugar, dizer que a disciplina fabrica corpos dóceis não significa dizer que ela fabrica corpos obedientes. Falar em corpos dóceis é falar em corpos maleáveis e moldáveis; mas não se trata, aí, de uma modelagem imposta, feita à força. Ao contrário, o que é notável no poder disciplinar é que ele ‘atua’ ao nível do corpo e dos saberes, do que resultam formas particulares tanto de estar no mundo – no eixo corporal –, quanto de cada um conhecer o mundo e nele se situar – no eixo dos saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 71.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Foucault sobre a educação, analise as seguintes assertivas:
I. A produção do saber escolar adquiriu maior racionalidade e produtividade a partir do século XVIII, em consonância com o que acontecia na sociedade.
II. Embora o hospício, o exército, as prisões e a escola sejam todas instituições disciplinares, não há, entre a escola e o hospício, elementos comuns.
III. Segundo Foucault, a escola poderia ser vista como instituição de adestramento, na qual os alunos eram preparados para viver em sociedade.
IV. A forma de classificação dos alunos dentro das escolas era vista como algo simples: dividiam-se os alunos em classes de acordo com as suas idades.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III
Comentário: A assertiva I é correta, pois, a “partir do fim do século XVIII e início do XIX, a produção do saber adquiriu mais racionalidade e produtividade, mesmo porque a sociedade em geral adotou esse padrão” (livro-base, p. 151). A assertiva III também é correta, já que a “escola preparava o aluno – adestrava-o – para esse novo tipo de organização do espaço e da ação humana que estava surgindo” (livro-base, p. 152). Já as assertivas II e IV são falsas, pois, “segundo Foucault (1987), a classificação dos alunos pode atingir altos níveis de sofisticação, levando em consideração fatores como porte físico, temperamento, higiene pessoal, fortuna dos pais” (livro-base, p. 151); e, “na instituição escolar, encontramos muitos dos elementos estruturais que Foucault havia identificado no hospício, especialmente a questão do poder disciplinar visando à produção de seres dóceis e úteis” (livro-base, p. 150,151).
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 10/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego.  11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 48.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento grego antigo, em seu início, as principais especulações filosóficas dos gregos que surgiram em substituição aos mitos, assinalem a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à cosmologia e aos fenômenos biológicos.
	
	B
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à pólis e aos fenômenos políticos.
	
	C
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos.
Você acertou!
Comentário: “Por isso, podemos dizer que a Filosofia, como pensamento que busca pensar a experiência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu primeiramente entre os gregos. No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos (livro-base, p. 26).
	
	D
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à ágora e aos fenômenos intelectuais.
	
	E
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à democracia e aos fenômenos sociais.
· 
Fundamentos Filosóficos da Educação
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[...] o materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passa de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos. Dando um significado concreto à dialética do senhor e do escravo, tal como se encontra em Hegel, o marxismo concebe a história como luta de classes, e a filosofia como ideologia a serviço dos interesses e dos privilégios das classes dominantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de, et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.
A partir do dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do materialismo dialético pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II
	
	C
	I e III
Comentário: As assertivas I e III estão corretas: “O materialismo dialético é uma filosofia baseada nos escritos de dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, a história se desenvolve de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma continua luta de classes” (livro-base, p. 122). “Bem como, em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje causam horror, a filosofia marxista representou uma contribuição inestimável para a conscientização dos trabalhadores e sua consequente luta por melhores condições de vida e trabalho” (livro-base, p. 117). Já a assertiva II é incorreta, pois, “em outras ocasiões, o marxismo foi utilizado como bandeira de partidos de esquerda, o que é um grande contrassenso, pois Marx e Engels reiteradamente afirmaram que a atuação em partidos políticos significava a aceitação do jogo político da burguesia” (livro-base, p. 117).
	
	D
	III
	
	E
	II e III
Questão 2/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOCOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola, 2004. p. 72.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir:
I. Um dos objetivos de Husserl, ao elaborarsuas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência.
II. Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.
III. Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades.
Agora, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	I e II
Você acertou!
Gabarito: As sentenças I e II são corretas, visto que, crítico do naturalismo e do historicismo, Edmundo Husserl (1859-1938) tinha o desejo de alçar a filosofia a um efetivo patamar científico. "Nesse contexto, surgiram basicamente duas grandes propostas de superação dos impasses ocasionados pela interpretação do psicologismo do conhecimento. A primeira delas foi o neokantismo [...] [e a] segunda proposta foi a de Edmund Husserl” (livro-base, p. 134). Já a sentença III é incorreta, visto que a fenomenologia está pautada na área das humanidades enquanto “os positivistas, muitas vezes, foram longe demais, desprezando a contribuição das humanidades” (livro-base, p. 92).
	
	C
	III
	
	D
	II e III
	
	E
	II
Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Cândido é uma das obras mais conhecidas de Voltaire. O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tudo isso mesclado com discussões filosóficas sobre causas e efeitos, razão suficiente, ética. Como sempre Voltaire expõe suas concepções com fina ironia, sem abandonar o sarcasmo de quando em vez”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VOLTAIRE. Cândido ou o otimismo. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000009.pdf>. Acesso e 01 jan. 2015.
Considerando o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação acerca do livro “Cândido ou o otimismo”, de Voltaire, analise as sentenças a seguir:
I. “Cândido”, ao invés de ser um tratado filosófico, pode ser considerado, pela sua forma de escrita, como um romance.
II. Na obra “Cândido”, Voltaire posiciona-se favorável a uma educação livresca com pouca ou quase nenhuma relação com o cotidiano dos educandos.
III. Esse livro permite que façamos, especificamente, uma análise sobre a concepção Iluminista de educação.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
Comentário: A sentença I está correta, pois “No livro “Cândido”, Voltaire retoma esses temas - valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista -, mas dois aspectos devem ser ressaltados. O primeiro refere-se àquilo que o autor chamou de romance filosófico. Em vez de escrever um tratado, Voltaire conta uma história na qual o personagem principal, um jovem chamado Cândido, vive uma série de desventuras” (livro-base, p. 56). A sentença III é correta, pois, o “segundo aspecto diz respeito do fato de a obra permitir o debate sobre a concepção iluminista de educação, uma vez que Cândido tem aulas com um preceptor, uma espécie de professor particular em tempo integral, algo muito comum entre os nobres da época” (livro-base, p. 56). Já a sentença II é incorreta, uma vez que fica “patente, portanto, a crítica de Voltaire ao modelo de educação praticado pela nobreza da época. Em oposição a esse ensino livresco e distanciado das preocupações do dia a dia, Voltaire insinua uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática” (livro-base, p. 57).
	
	C
	II e III
	
	D
	II
	
	E
	I
Questão 4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou-se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil.  2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 394,395.
De acordo com o fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre para qual corrente pedagógica Louis Althusser serviu como base e inspiração, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Liberal-renovadora.
	
	B
	Crítico-reprodutivista.
Você acertou!
Comentário: “Em uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante [...]. Em virtude disso, a filosofia de Althusser serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista” (livro-base, p. 114). Designação motivada pela característica dessa linha pedagógica de denunciar “o caráter ideológico da educação escolar” (livro-base, p. 114).
	
	C
	Materialista-histórica.
	
	D
	Progressista-libertária.
	
	E
	Histórico-crítica.
Questão 5/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAEZ, Adelaide Maria. O conceito de classes sociais em Marx. In.: TESKE, Ottmar (Coord.) Sociologia: Textos e contextos. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2005. p. 152.
Conforme o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Também chamados de empreiteiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	B
	Também chamados de funcionários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	C
	Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
Você acertou!
Comentário: De acordo com os filósofos alemães, os capitalistas são os detentores de capital, isto é, possuem capital e itens que podem ser convertidos em dinheiro, como equipamentos e títulos de propriedade. Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência (livro-base, p. 106).
	
	D
	Também chamados de escravos, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	E
	Também chamados de obreiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
Questão 6/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para começar, consideremos o pensamento de que as explicações como amostras preenchem uma lacuna entre a linguagem, de um lado, e o mundo, do outro. Esse tipo de imagem da conexão entre linguagem e mundo teria algo em comum com a encontrada nos primeiros escritos de Wittgenstein, embora a ênfase esteja na explicação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Thorton, Tim. Wittgenstein: Sobre linguagem e pensamento. São Paulo: Loyola, 2007. p. 200.
De acordo com o dado excerto de texto e com os conteúdos e livro-base Fundamentos filosóficosda educação sobre Wittgenstein e suas proposições teóricas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Foi somente depois de escrever o “Tratactus” que Wittgenstein elaborou o maior número de suas produções escritas.
II.( ) Um dos importantes conceitos discutidos na obra de Wittgenstein é o de jogos de linguagem.
III.( ) As proposições de Wittgenstein são fortemente influenciadas pela filosofia de Bertrand Russel.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – V – V
Comentário: A proposição I é falsa. Depois do Tractatus lógico-philosophicus, “Wittgenstein passou um longo período de reduzida produção escrita” (livro-base, p. 178). Já a proposição II é verdadeira. “Desse modo, em vez de se restringir aos exemplos de frases da lógica tradicional – proposições, questões e comandos –, Wittgenstein se refere a um conjunto maior de possibilidades, que ele chama de jogos de linguagem” (livro-base, p. 179). Do mesmo modo, a proposição III é verdadeira. “Na primeira fase de seu pensamento, Wittgenstein é profundamente influenciado pelo filósofo britânico Bertrand Russel e pelo matemático Gottlob Frege” (livro-base, p. 176).
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	V – F – V
Questão 7/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A palavra ‘positivismo’ foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado de coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o termo ‘positivo’, e por derivação a palavra ‘positivismo’, que designa a corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, metafísica ou ideológica)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas – Tomo 1: Positivismo e hermenêutica: Durkheim e Weber. São Paulo: Loyola, 2004. p. 168.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre Auguste Comte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma explicação metafísica da sociedade.
	
	B
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma ciência para estudar a sociedade.
Você acertou!
Comentário: Auguste Comte, pensador francês da primeira metade do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade (livro-base, p. 78,79).
	
	C
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um método fenomenológico para a compreensão da sociedade.
	
	D
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma discussão biológica sobre a transitoriedade social.
	
	E
	Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um fundamento ideológico para o entendimento do fato social.
Questão 8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Em] uma abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque, sua concepção está centrada no indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In.: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: Modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003. p. 118.
Tendo em vista o fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve ser baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao já pensado sobre o assunto.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II
	
	B
	I
	
	C
	III
Você acertou!
Comentário: A proposição III é considerada correta, pois, para Spencer, “o aprendizado [...] deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 86). Já as proposições I e II são falsas, visto que, ao procurar repensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico (livro-base, p. 86); “além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 86).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em primeiro lugar, dizer que a disciplina fabrica corpos dóceis não significa dizer que ela fabrica corpos obedientes. Falar em corpos dóceis é falar em corpos maleáveis e moldáveis; mas não se trata, aí, de uma modelagem imposta, feita à força. Ao contrário, o que é notável no poder disciplinar é que ele ‘atua’ ao nível do corpo e dos saberes, do que resultam formas particulares tanto de estar no mundo – no eixo corporal –, quanto de cada um conhecer o mundo e nele se situar – no eixo dos saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 71.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Foucault sobre a educação, analise as seguintes assertivas:
I. A produção do saber escolar adquiriu maior racionalidade e produtividade a partir do século XVIII, em consonância com o que acontecia na sociedade.
II. Embora o hospício, o exército, as prisões e a escola sejam todas instituições disciplinares, não há, entre a escola e o hospício, elementos comuns.
III. Segundo Foucault, a escola poderia ser vista como instituição de adestramento, na qual os alunos eram preparados para viver em sociedade.
IV. A forma de classificação dos alunos dentro das escolas era vista como algo simples: dividiam-se os alunos em classes de acordo com as suas idades.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III
Comentário: A assertiva I é correta, pois, a “partir do fim do século XVIII e início do XIX, a produção do saber adquiriu mais racionalidade e produtividade, mesmo porque a sociedade em geral adotou esse padrão” (livro-base, p. 151). A assertiva III também é correta, já que a “escola preparava o aluno – adestrava-o – para esse novo tipo de organização do espaço e da ação humana que estava surgindo” (livro-base, p. 152). Já as assertivas II e IV são falsas, pois, “segundo Foucault (1987), a classificação dos alunos pode atingir altos níveis de sofisticação, levando em consideração fatores como porte físico, temperamento, higiene pessoal, fortuna dos pais” (livro-base, p. 151); e, “na instituição escolar, encontramos muitos dos elementos estruturais que Foucault havia identificado no hospício, especialmente a questão do poder disciplinar visando à produção de seres dóceis e úteis” (livro-base, p. 150,151).
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 10/10 - Fundamentos Filosóficosda Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego.  11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 48.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento grego antigo, em seu início, as principais especulações filosóficas dos gregos que surgiram em substituição aos mitos, assinalem a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à cosmologia e aos fenômenos biológicos.
	
	B
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à pólis e aos fenômenos políticos.
	
	C
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos.
Você acertou!
Comentário: “Por isso, podemos dizer que a Filosofia, como pensamento que busca pensar a experiência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu primeiramente entre os gregos. No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos (livro-base, p. 26).
	
	D
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à ágora e aos fenômenos intelectuais.
	
	E
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à democracia e aos fenômenos sociais.
·

Continue navegando