Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional - Avaliação Final (Discursiva) (ADG40)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637348) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19940312
1. A Administração por Objetivos (APO) fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970, mas declinou nos anos seguintes. A APO tem ênfase no planejamento e no controle, em que o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização e a declaração escrita do que se pretende alcançar. Por que a APO (Administração por Objetivos) se destacou dentro da grande área de Administração? Justifique sua resposta. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: A APO informa e difunde os princípios básicos de organização, como: a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia e a amplitude administrativa, impactando de forma significativa no processo de decisão e gestão das organizações. Atualmente, a APO vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes ? líder e subordinado. Uma das contribuições da APO é que ela sugere uma hierarquia, cujo papel central será de auxiliar aos gestores no processo de construção de indicadores. Essa hierarquia irá propor metas para as administrações, definido o período de início e término, metas alinhadas com os objetivos gerais da organização. Conforme destaca a APO, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, difícil, importante e compatível com os demais resultados. ? Os objetivos proporcionam diretriz ou finalidade comum. ? Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização. ? Servem de base para avaliar planos e evitam erros decorrentes da omissão. ? Melhoram as possibilidades de previsão do futuro. A organização deve dirigir o seu destino, em vez de se submeter às fatalidades ou ao acaso. ? Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.
	2.
	O benchmarking, de forma resumida, nada mais é do que a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Neste sentido, disserte sobre os princípios básicos do benchmarking. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: O Benchmarking, de forma resumida, nada mais é do que a observação dasmelhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor irá adotar e adaptar de forma melhorada em seus processos internos, visando o ganho de melhorias.

Outros materiais