Buscar

atividade 1 de neurofisiologia

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
Curso: Psicologia
Disciplina: Neurofisiologia
Profa. Me. Rosineide Fernandes
RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA COSTA
Matricula: 04000596
ESTUDO DIRIGIDO
CAMPINA GRANDE
2020
1) O que é uma sinapse e quais são os tipos de sinapses?​
 Sinapses são regiões de contato entre dois neurônios, ou entre um neurônio e uma célula, em que ocorre a comunicação que pode ter como resultado a transmissão/inibição de um potencial de ação.
 Existem dois tipos de sinopses: as químicas e as elétricas.
 Nas sinopses químicas a célula pré-sináptica libera neurotransmissores (sinalizadores químicos para serem reconhecidos por receptores da célula pós-sináptica). Já nas sinopses elétricas as duas células estão conectadas por juncos comunicantes, e os ions de uma podem fluir para outra gerando um potencial.
2) A manutenção do potencial de membrana é essencial para a estabilidade da célula, mantendo um interior negativo em relação ao exterior. Explique esse fenômeno, como base no funcionamento dos canais iônicos e transportadores de íons.​
	O potencial de repouso é determinado pelos gradientes de concentração de ions na membrana e através da sua permeabilidade para cada íon. Em um neurônio em repouso, existem gradientes de concentração na membrane para Na+, e K+. Os ions se deslocam de acordo com seus gradientes através de canais, ocasionando uma separação de cargas que resulta no potencial de repouso.
3) Qual a importância dos neurotransmissores para a transmissão do impulso nervoso?​
	A transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro ou às células de órgãos efetores é realizada por meio de uma região de ligação especializada denominada sinapse.
	O tipo mais comum de sinapse é a química, em que as membranas de duas células ficam separadas por um espaço chamado fenda sináptica.
	Na porção terminal do axônio, o impulso nervoso proporciona a liberação das vesículas que contêm mediadores químicos, denominados neurotransmissores. Os mais comuns são acetilcolina e adrenalina.
	Esses neurotransmissores caem na fenda sináptica e dão origem ao impulsos nervosos na célula seguinte e através da dopamina e noradrenalina.
4) Qual o papel da acetilcolina na contração do músculo esquelético?​
	A acetilcolina age transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
Quando a acetilcolina atinge a membrana da célula receptora, liga-se a um local específico e provoca a despolarização, originando um novo impulso nas células nervosas ou uma contração nas células musculares.
5) No caso de um movimento de contração voluntária, descreva os passos e as estruturas (vias aferente e eferente) envolvidos na execução do movimento.​
	Através da Junção neuromuscular: união do terminal do axônio motor com a placa motora (sinapse neuromuscular) ou seja, região da membrana plasmática da fibra muscular (sarcolema) acha o músculo, permitindo  a  contração.​
1) Quais as partes do encéfalo e suas funções?
Cérebro: Percepção, movimentação muscular esquelético, integração da informação e direção do movimento voluntário, emoção e memória e aprendizagem.
Diencefalo: centro de integração e relé, homeostase e comportamentos direcionados, secreção de melatonina.
Cerebelo: coordenação de movimento,
Tronco encefálico: Movimento dos olhos, relé, controle de contrações involuntárias, vigília, sono, tônus muscular e modulação da dor.
2) Diferencie quais são os sentidos somáticos de sentidos especiais.
Sentidos especiais: visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio.
Sentido somáticos: Pressão ao toque, temperatura,dor, propriopercepção.
3) Diferencie via parassimpática de via simpática.
	Na via simpática, os gânglios, são próximos à medula espinhal, e por isso os neurônios pré-ganglionares são curtos; estes neurônios são colinérgicos e a acetilcolina liberada por eles é reconhecida por receptores nicotínicos na célula pós-ganglionar, que é longa e adrenérgica. A noradrenalina produzida nestas células é reconhecida por receptores na célula/tecido alvo, e portanto pode-se dizer que na via simpática, a noradrenalina é o efetor.
Na via parassimpática,os gânglios são distantes da medula espinhal,mais próximos do tecido alvo,e por isso neurônios pré ganglionares são longos;estes neurônios são colinérgicos e a acetilcolina liberada por eles é reconhecida por receptores muscarínicos na célula/tecido alvo e portanto pode-se dizer que,na via parassimpática ,a acetilcolina é o efetor.
4) Qual a função do nociptores?
	A sensibilidade dolorosa na pele: dores rápidas e lentas; tecido profundo e vísceras.
5) Quais as etapas da contração muscular?
	Impulso nervoso; potencial de ação e liberação da Acth; potencial de placa motora; despolarização da célula (excitação); liberação do Ca++; união do Ca++ e a troponina no músculo; interação entre actina e miosina(contração muscular).

Continue navegando

Outros materiais