Buscar

Apol 2 leitura e compreensao de textos nao literarios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte informação: 
“O conceito de dialogismo foi elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin, que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Ana Lucia. Dialogismo. <https://www.infoescola.com/linguistica/dialogismo/>. Acesso em 30 jul. 2018.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o processo de ensino/aprendizagem por meio de gêneros textuais e o dialogismo na perspectiva de Mikhail Bakhtin, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A apropriação do conhecimento advindo do estudo por meio dos gêneros textuais deve ocorrer exclusivamente de forma monologal.
II. ( ) O processo ensino/aprendizado com os gêneros textuais deve acontecer de forma dialógica.
III. ( ) O processo de ensino/aprendizagem vai além do gênero, pois leva em questão também as condições de recepção e de produção dos textos ou discursos da sala de aula. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:       
Nota: 10.0
	A	V – F – F
	B	F – V – F
	C	F – F – V
	D	F – V – V
Você acertou!
“Acreditamos [...] que uma abordagem mais clara e reflexiva dos gêneros em questão, que parta de suas circunstâncias de produção e de circulação para verificar seus efeitos nas formas, linguagens e temas, poderia levar a uma leitura crítica desses textos, levando o aluno a com eles dialogar. Do ponto de vista do ensino-aprendizagem e da apropriação do conhecimento, não se trata de ser meramente dialogal ou monologal, mas dialógico – no sentido bakhtiniano –, ou seja, que, para além do gênero, estão em questão as condições de recepção e de produção dos textos ou discursos de sala de aula. De certa maneira, estão em questão principalmente os estilos (autoritário ou internamente persuasivo) dos enunciados no gênero, do texto didático, do professor e dos alunos” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 608,609).
	E	V – V – F
Questão 2/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Analise a seguinte informação: 
“Os gêneros textuais funcionam como paradigmas porque nos oferecem modelos de comunicação para que esta seja eficaz, não só verbalmente como também através da produção escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Graciela; SANTOS, Jacinto Lopes dos; SILVA, Solimar Patriota. Produção textual: Concepção de texto, gêneros textuais e ensino. <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_1/096.pdf>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	Dizem respeito exclusivo a textos escritos que não devem ser utilizados para o letramento.
	B	São textos desnecessários para a vida cotidiana do ser humano.
	C	Dizem respeito exclusivo a textos orais instáveis, históricos e geograficamente caracterizados.
	D	São textos orais ou escritos que encontramos em nossa vida diária.
Você acertou!
“Para aprofundar conhecimentos a respeito dos gêneros textuais e sua importância no contexto escolar, enfatizamos inicialmente as contribuições de Marcuschi [...], que nos mostra que os gêneros são textos orais ou escritos materializados em situações comunicativas recorrentes. Conforme o autor, os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária, com padrões sociocomunicativos característicos definidos por sua composição, objetivos enunciativos e estilo, concretamente, realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 3).
	E	Dizem respeito exclusivo a textos escritos utilizados em situações comunicativas não interativas.
Questão 3/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação: 
“[...] os textos se realizam mediante o modo como os sujeitos aprenderam a realizá-los em determinados meios sociais e mediante determinado discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONINI, Adair. A relação entre prática social e gênero textual: Questão de pesquisa e ensino. <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo041.pdf>. Acesso em 29 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	São ferramentas para o convívio entre as pessoas desde que não façam parte de uma atividade social.
	B	Por serem apenas textos, não influenciam as pessoas a tomarem ou mudarem de opinião.
	C	Apesar de serem criados pelas pessoas, eles não exercem efeitos sobre a vida dos seres humanos.
	D	Não são considerados como ferramentas úteis para se utilizar nas atividades de convívio social do ser humano.
	E	Como atividade social, tornam-se ferramentas para o convívio do ser humano na sociedade.
Você acertou!
“Como atividade social, os gêneros se tornam as ferramentas para o convívio social, que se orientam para aspectos sociais das comunidades. Gêneros podem impor opiniões, mudar regras sociais, reforçar valores de grupo, isto é, ter efeitos sobre as vidas das pessoas. Entendendo que, dessa forma, comunicamo-nos por meio de gêneros, esses estão presentes em nossas ações diárias, na forma como organizamos nosso cotidiano, o que resulta em formas tipificadas, facilmente reconhecíveis” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 132).
 
Questão 4/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte informação: 
“A profusão de textos multimodais presentes na sociedade contemporânea demanda, da escola, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao letramento multissemiótico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Valéria Machado da. Letramento multissemiótico por meio do infográfico: Um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil. <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/98583>. Acesso em 30 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre letramento multissemiótico, assinale a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	A	Letramento multissemiótico é aquele exigido pelos textos contemporâneos, os quais utilizam não somente a escrita alfabética, mas também outras semioses e sistemas de signos.
Você acertou!
Os “letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra)
em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585).
	B	A escrita alfabética é a característica fundamental do letramento multissemiótico, pois esse letramento não exige o conhecimento de outros meios semióticos como forma de linguagem.
	C	Os textos contemporâneos dispensam o letramento multissemiótico, uma vez que todos os gêneros textuais na atualidade são formulados exclusivamente por meio da escrita alfabética.
	D	Os avanços tecnológicos não estão diretamente relacionados à necessidade da ampliação da noção de letramento tradicional (da letra) para o campo do letramento visual (textos multissemióticos disponíveis na tela do computador).
	E	O letramento multissemiótico está diretamente relacionado com a origem da escrita alfabética, e não com a necessidade de se conhecer outros meios semióticos utilizados, por exemplo, na linguagem tecnológica.
Questão 5/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação: 
“[...] se a educação implica perspectiva dialética, se o desenvolvimento humano ocorre com a interação e o reconhecimento do signo se dá através de semiose, então interação, mediação, semiótica e letramento devem andar juntos na medida em que a interpretação de signos verbais e não-verbais faz parte da construção do conhecimento e dependem da interação, da mediação semiótica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIERINI, Andreia; VOIGT, Ludmilla. Letramento: Uma questão semiótica. <https://www.webartigos.com/artigos/letramento-uma-questao-semiotica/68052#ixzz5LlMLJo1G>. Acesso em 19 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o letramento multissemiótico exigido pelos textos contemporâneos, analise as seguintes afirmativas:
I. O letramento multissemiótico volta-se especificamente para a escrita alfabética.
II. Inexiste relação entre letramento multissemiótico e os avanços tecnológicos.
III. O letramento multissemiótico é aquele que se expande para o campo da imagem, da música, indo além da escrita alfabética. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	I
	B	III
Você acertou!
“Um dos objetivos principais da escola é justamente possibilitar que seus alunos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática. Para fazê-lo, é preciso que a educação linguística leve em conta hoje: [...] os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’ (Moita-Lopes; Rojo [...])” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585,586).
	C	I e II
	D	I e III
	E	II e III
Questão 6/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“[...] o treino no monitoramento da compreensão pode, portanto, melhorar o desempenho dos sujeitos para compreender textos, em comparação com aqueles que não receberam tal treinamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Carmen Lucia Göbel; CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura.<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre a leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Por já serem alfabetizados, os alunos do Ensino Fundamental dominam sem problemas a leitura e, portanto, a compreensão de textos narrativos.
	B	Os professores do Ensino Fundamental não apresentam queixas em relação à leitura a à compreensão de textos narrativos pelos alunos.
	C	No Ensino Fundamental, é desnecessário que os alunos sejam preparados para ler, o importante é deixá-los sempre sozinhos nessa tarefa.
	D	É comum os alunos do Ensino Fundamental identificarem os fatos principais do texto lido, o que faz com que os professores sejam dispensados dessa tarefa.
	E	Uma queixa comum dos professores do Ensino Fundamental diz respeito ao fato de os alunos não conseguirem ler textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessa etapa do ensino.
Você acertou!
“Uma queixa muito comum entre professores de alunos de 5ª a 8ª série é a de que os alunos não conseguem ler os textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessas séries. Para que haja um progresso na compreensão em leitura, é necessário que os alunos sejam preparados para ler, sendo importante ensiná-los a identificar onde estão os fatos principais de um texto” (texto-base Metacognição e leitura, p. 1).
 
Questão 7/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] tratar da gênese dos gêneros implica falar da relação com o homem com a linguagem ao longo de toda a história. Como defende o célebre filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), só nos comunicamos por meio de gêneros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOVER-FALEIROS. Rita. O conceito de gênero textual e seu uso em aula. <https://novaescola.org.br/conteudo/194/o-que-e-um-genero-textual>. Acesso em 29 jul. 2018.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Os gêneros textuais tiveram suas recomendações de uso no ensino da língua portuguesa já na Constituição Federal de 1988.
	B	O uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa foi homologado pela Lei de Diretrizes da Educação 5.692, em 1971.
	C	Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1988 propuseram o uso dos gêneros textuais no Brasil.
Você acertou!
“No Brasil, o tema ‘gêneros textuais’ entrou em cena a partir da implementação, em todo o país, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998, que consistem num documento de orientação materialista histórico dialética e marxista. Esse documento, com base nas teorias e concepções sobre a linguagem, o aprendizado e o desenvolvimento do sujeito de Vygotsky e de Bakhtin, indica ao professor uma prática reflexiva com o texto, seja do aluno, seja de outros autores, baseada numa das teorias dos gêneros textuais e na gramática reflexiva. Algumas dessas perspectivas receberam maior aceitação entre os professores e educadores brasileiros e outras ainda não atingiram um nível de aceitação tão amplo” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 120).
	D	No Brasil, não há um documento oficial que oriente quanto ao uso dos gêneros textuais na educação; essa iniciativa partiu dos professores da rede particular de ensino.
	E	Os gêneros textuais não devem ser trabalhados em sala de aula, pois nem todos os
professores de Língua Portuguesa receberam com boa aceitação a proposta de ensino/aprendizagem por meio desse material.
 
Questão 8/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Partindo da prática social, o conteúdo terá sentido para os alunos, que irão construindo conhecimentos gradativamente e desenvolvendo uma atitude transformadora da sociedade, pois ele perceberá que conhecimento científico faz parte da sua vida e pode contribuir para melhorá-la. As atividades devem promover tanto a alfabetização como o letramento, de maneira, que o ensino do código alfabético seja conciliado com o seu uso social em diferentes ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre o conceito dos termos alfabetização e letramento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	Letramento é a obtenção do sistema convencional de escrita, e alfabetização é a ampliação de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
	B	
Alfabetização é a conquista do sistema convencional de escrita e não se distingue de letramento, que é o acréscimo de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
	C	
Alfabetização é o alcance do sistema convencional de escrita e distingue-se de letramento, que é o incremento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
Você acertou!
“Embora a relação entre alfabetização e letramento seja inegável, além de necessária e até mesmo imperiosa, ela, ainda que focalize diferenças, acaba por diluir a especificidade de cada um dos dois fenômenos, como será discutido posteriormente neste texto [...]. A alfabetização, como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica, foi, assim, de certa forma obscurecida pelo letramento, porque este acabou por frequentemente prevalecer sobre aquela, que, como consequência, perde sua especificidade [...]. Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, por meio de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 8, 11 e 14).
	D	
Os termos alfabetização e letramento significam simplesmente o processo de obtenção do sistema convencional de escrita na escola.
	E	
O letramento é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e se dissocia da alfabetização, uma vez que esta diz respeito ao saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações reais de comunicação.
 
Questão 9/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte informação: 
“São as formulações que vieram com as técnicas de seus professores sobre os processos do pensar sobre o pensar, de suas atividades metacognitivas, rumo à solução de seus próprios problemas de leitura e escrita que os alunos passam de uma situação de passividade à atividade no domínio e controle de seu conhecimento acumulado ao longo de seu processo de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Valdenildo dos; LOROZA, Claudia Valéria Gonçalves. A sequência didática e a metacognição como estratégia para leitura à distância em língua portuguesa. <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/1445/1001>. Acesso em 26 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre o uso da metacognição para o ensino de estratégias de leituras, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Os professores devem utilizar estratégias metacognitivas apenas durante o processo de leitura.
	B	As estratégias metacognitivas devem ser utilizadas apenas antes da leitura.
	C	Apenas depois de uma leitura é que as estratégias metacognitivas devem ser utilizadas.
	D	Não há relação entre estratégias metacognitivas e o processo de leitura.
	E	A metacognição pode ser usada para ensinar estratégias antes, durante e depois da leitura
Você acertou!
“Outro fato está relacionado à possibilidade de usar as estratégias como uma alternativa à instrução tradicional na leitura de textos escolares. Professores que não observam progressos no nível de compreensão em leitura de seus alunos têm usado a metacognição para ensinar estratégias a serem usadas antes, durante e depois da leitura” (texto-base Metacognição e leitura, p. 1).
Questão 10/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Dolz e Schneuwly [...] propõem que se trabalhe não com gêneros individuais, considerando que o número de gêneros é quase infinito, mas com agrupamentos de gêneros que mobilizem capacidades de linguagem semelhantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, Lucas Feitoza; LIMA, Gustavo Henrique da Silva. Agrupamento e progressão de gêneros textuais em duas propostas curriculares do agreste meridional de Pernambuco: Desafios e possibilidades. <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1316_15032017160920.pdf>.  Acesso em 30 jul. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre as sequências didáticas propostas por Dolz e Schneuwly para se trabalhar com os gêneros textuais, relacione corretamente o gênero textual que contempla cada uma das seguintes ordens: 
Ordem do narrar
Ordem do relatar
Ordem do argumentar
Ordem do transmitir
Ordem de regular comportamentos 
(   ) Textos com instruções de uso
(   ) Entrevista
(   ) Debate regrado
(   ) Depoimentos
(   ) Textos ficcionais
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	B	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	C	2 – 1 – 3 – 5 – 4
	D	1 – 3 – 4 – 5 – 2
	E	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 5 – 4 – 3 – 2 – 1. “Dolz e Schneuwly [...] propõem que as sequências didáticas para expressão oral e escrita sejam divididas em agrupamentos de diferentes gêneros [textuais], os quais contemplam: [1] a ordem do narrar, caracterizando-se por textos ficcionais, que se utilizam da criatividade, do verossímil; [2] a ordem do relatar, incluindo as memorizações humanas, depoimentos; [3] a ordem do argumentar, que são textos polêmicos, debate regrado, a nota crítica de leitura; [4] a ordem do transmitir, que são apresentações de diferentes formas do saber, a entrevista, a exposição oral e escrita, o relatório científico e, por último, [5] a ordem de regular comportamentos, que são as instruções de uso” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 5).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando