Buscar

Questões Jurídicas: Atos e Defeitos Jurídicos

Prévia do material em texto

CASO 09 – Questão Discursiva: A – É um ato jurídico de mera conduta, escrito meramente lícito Art. 185 CC . B – Não, tendo em vista que o agente que manifestou a vontade não tem autonomia para estabelecer os efeitos jurídicos dela decorrentes.
	CASO 10 – Questão Discursiva: No que pertine do plano de validade, percebemos que o negócio jurídico em questão é válido, pois, os requisitos necessários, previstos no Art. 104, incisos I a III do CC, foram preenchidos. Já no que tange ao plano da eficácia, o negócio jurídico está sujeito a uma condição suspensiva puramente potestativa, tendo em vista, que a clausula quinta submete a repartição dos lucros a um evento futuro e incerto que é a venda do passe do jogador, que conforme o Art. 122 do CC, tradruz-se numa relação do poder do São Paulo, já que depende única e exclusivamente dele a venda do passe do jogador, ficando o Ituano a sua mercê. As condições suspensivas puramente potestativas são consideradas ílicitas por força do Art. 123, II do CC e invalidam o próprio negócio. Desta forma, tem fundamento a irresignação do Ituano. Q.O.: Letra B
	CASO 11 – Questão Discursiva: Trata-se a hipótese de dolo (Art. 145 do CC) praticado por Cecílio. Maria Sophia foi ardilosamente induzida a erro por Cecílio e, por isso, a vontade encontra-se viciada. Por esse motivo, o negócio jurídico pode ser anulado com base no Art. 171, II do CC. Q.O: Letra B (I e II)
	CASO 12 – Questão Discursiva: A – Não, trata a situação de Estado de perigo, mediante o Art. 156 do CC, sendo um defeito do negócio jurídico. B – Não, as despesas hospitalares devem ser pagas por José Roberto, por decorrência da prestação de serviços contratada e efetivamente realizada.

Continue navegando