Buscar

prova final (discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os pronomes pessoais (retos e oblíquos), conectados a um elemento anterior do texto, são recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia de referentes textuais. Identifique a sentença em que o pronome oblíquo é empregado de acordo com a prescrição da norma padrão e explique o problema identificado nas outras três sentenças a partir da norma que rege o uso desse pronome:
(a) Enviei-o pelo correio ontem.
(b) Não trouxe as provas corrigidas com migo.
(c) Você quer ir ao mercado com eu?
(d) Venderam-a por um bom preço.
	Resposta Esperada:
A sentença (a) é a única que emprega o pronome oblíquo de acordo com a prescrição da norma padrão.
Na sentença (b), a grafia correta do pronome oblíquo tônico é comigo. Na sentença (c), é necessário substituir "com eu" por "comigo", já que o pronome pessoal reto exerce junção de sujeito e não de complemento nominal ou de objeto. Na sentença (d), é necessário corrigir a grafia em "venderam-a" para venderam-na, pois quando o verbo está terminado em ditongo nasal (neste caso -am), as formas o, a, os e as, assumem as formas no, na, nos e nas.
	2.
	Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:
Para mim, a verdadeira beleza vem de dentro, vem do coração, onde nenhum produto, processo, ou método consegue disfarçar ou esconder nada, a "BONITEZA" pode atrair atenções, mas é a personalidade, e o carácter que vão conquistar corações, a beleza é só um conceito, é só uma coisa relativa, o que é bonito para mim, pode não ser bonito para ti.
A palavra boniteza, assim como beleza, sofre um processo de formação denominado derivação. Explique o processo de formação da palavra boniteza.
FONTE: TORRES, Joana G. Beleza não é tudo! Disponível em: https://www.ela-e-ele.com/beleza-nao-tudo/. Acesso em: 19 jun. 2018.
	Resposta Esperada:
No processo por derivação, ocorre a formação de novas palavras (derivadas) a partir de uma já existente (primitiva): boniteza é derivada de bonito. Nessa palavra, encontramos o processo de derivação sufixal: quando acrescentamos um sufixo ao radical (bonit - radical + eza - sufixo).

Continue navegando