Buscar

AD1 - 2020 1 - Educação Infantil 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Disciplina: Educação Infantil 2
AD1 – 2020/1
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Polo: 
Explique a importância dos espaços livres na vida das crianças e o impacto do emparedamento da infância (consequências para o desenvolvimento das crianças, sua relação com a natureza e com as brincadeiras, a função da escola, dentre outras questões observadas por você na discussão apresentada no vídeo. 
Meninos Brincando, Candido Portinari, 1955, óleo sobre tela, 60X72,5cm. Muralzinho de Ideias. Brinquedos e Brincadeiras por Candido Portinari; Publicado em 28 de Mai. De 2015. Disponível em: https://www.muralzinhodeideias.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-por-candido-portinari/ Acesso em: 16 de Fev. de 2020.
	
	A obra de arte de Cândido Portinari, traz consigo a leveza e beleza de ser criança. Do brincar livre, despreocupado. Sem lugar estabelecido, sem segregação de classe, credo ou raça, onde o contato com o meio traz experiências e promovem o enriquecimento das vivências. Essa obra de arte tem muito a dizer sobre o emparedamento da infância, pois cenas como essa retratada na imagem são raridades na atual sociedade. 
	O vídeo “Desemparedar as crianças na escola” levanta questionamentos muito pertinentes à respeito do papel que a corporeidade assume nas experiências infantis. A escola vem ao longo do tempo enfatizando o trabalho intelectual em detrimento do corpóreo, essa ideia vem muita das vezes vinculada à uma metodologia tradicional, onde desconsidera-se o aluno protagonista, potente e criador, reduzindo-o a um mero receptor de informações. A organização escolar, a disposição de carteiras individualizadas em que as crianças ficam enfileiradas reproduz esse modelo tradicional da escola de Ensino Fundamental, onde deixa-se pouco espaço para que as crianças interajam entre si e se desenvolvam através da socialização.
	A instituição de educação infantil não deve ser pensada como uma instituição assistencialista, mas precisa ser pensada como um ambiente estimulador, que proporciona bem-estar e condições necessárias para o desenvolvimento infantil. A abordagem interacionista ressalta a importância da interação entre organismo e meio, as experiências adquiridas servirão de base para novas construções, logo, é imprescindível o contato das crianças com a natureza, o brincar também assume um papel importante nessa construção, pois se torna um facilitador do desenvolvimento e da construção do conhecimento das mesmas.
	O disciplinamento e repressão corporal é algo muito presente na prática educativa, tão impregnado que muitas das vezes nem nos damos conta de que estamos repreendendo a expressão corpórea de nossos alunos, como futuros docentes devemos ter um olhar crítico e sensível para tal situação. A escola é a viabilizadora das trocas e interações, devemos estimular a autonomia e o protagonismo das crianças, assim o desenvolvimento será muito mais significativo.

Continue navegando