Buscar

prova II Mercado De Capitais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	
	
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as decisões dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo), embora sendo agentes autônomos, estão interligadas e impactam uns aos outros (CVM, 2014). Neste contexto, temos de um lado as famílias que oferecem os insumos necessários para a produção das empresas em troca dos rendimentos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao governo:
	 a)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e fica com ele para compor sua receita.
	 b)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para a sociedade em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
	 c)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e devolve para as empresas em forma de projetos sociais ou serviços básicos não ofertados pelas empresas.
	 d)
	O governo, por sua vez, recolhe impostos e taxas dessas famílias e empresas e coloca conta especial chamada de balança.
	2.
	Ouvimos diariamente falar sobre a bolsa de valores em noticiários na televisão, em programas na rádio e colunas jornalísticas. A bolsa teve origem em uma cidade localizada na Bélgica, onde vários comerciantes da época se reuniam em uma casa para realizar negócios. Quem decide negociar ações na bolsa são as empresas, elas decidem se querem ou não ter suas ações negociadas. Com relação à finalidade das bolsas de valores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A bolsa de valores tem como objetivo liquidar ações somente de empresas privadas e demais fundações.
	 b)
	A bolsa de valores tem como objetivo negociar ações de empresas, sejam elas públicas ou privadas ou demais empresas que tenham capital aberto.
	 c)
	A bolsa de valores tem como objetivo negociar ações somente das empresas públicas e de capital aberto.
	 d)
	A bolsa de valores tem como objetivo negociar ações de qualquer empresa, sem que a empresa atenda a qualquer exigência.
	3.
	A CVM (2014) destaca que diante da necessidade de recursos financeiros para novos investimentos, as empresas possuem três possíveis fontes para captação. A escolha entre uma das alternativas é uma decisão financeira estratégica da empresa, que deverá avaliar os custos e benefícios de cada opção. Sobre essas fontes de recursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilização de recursos próprios, como os lucros acumulados pela companhia.
(    ) Utilização do mercado de capitais por meio de emissão pública de títulos diretamente aos investidores.
(    ) Contratação de financiamento junto a empresas de fomento, como as Factoring.
(    ) Contratação de financiamento bancário através das linhas de crédito tradicionais ou linhas de financiamento governamentais, como o BNDES.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/instrucoes/anexos/500/inst555consolid.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Os investimentos de renda fixa são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente, podendo ter seu rendimento atrelado inteiramente de forma prefixada ou vinculado à correção monetária (pós-fixada), ou às variações das taxas de juros nominais. Aplicadores, após um período definido pelo título, terão um ganho financeiro acrescido de juros. Não somente o governo emite títulos, os bancos também dispõem desta ferramenta chamada de títulos privados, nos quais, no vencimento, o investidor recebe o valor acrescido de juros. Qual a denominação destes títulos?
	 a)
	Repasse de Recursos.
	 b)
	Crédito Direto ao Consumidor.
	 c)
	Certificados de Depósitos Bancários.
	 d)
	Depósitos Interbancários.
	5.
	Inicialmente, a função do sistema financeiro era captar recursos dos agentes econômicos superavitários, pagando-lhes uma remuneração (representada pelos juros), e emprestar aos agentes econômicos deficitários, naturalmente a uma taxa de juros mais elevada, garantindo, assim, uma diferença a fim de remuneração pela intermediação dessas operações. Sobre esta taxa, analise as opções a seguir:
I- Spread financeiro.
II- Taxa real.
III- Taxa nominal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	6.
	Um intermediário financeiro, ao operar com recursos de inúmeros poupadores, atua com maior nível de divisibilidade na gestão dos recursos, permitindo negociar montantes variados com o mercado. Isso possibilita oferecer aos tomadores de fundos condições de empréstimos mais ajustadas a suas efetivas necessidades de caixa. Neste sentido, o que promovem os intermediadores?
	 a)
	Aumento dos custos.
	 b)
	Proteção dos bancos.
	 c)
	Liquidez do mercado.
	 d)
	Aumento de risco total.
	7.
	O dinheiro/capital é um elemento imprescindível para que haja a execução das atividades diárias de uma empresa, como a aquisição de matéria-prima, investimento empresarial para seu crescimento, desenvolvimento de novos produtos, pagamentos de tributos, mão de obra e os proventos destinados aos funcionários. Para isto, deve haver disponibilidade financeira. Quando houver a falta de recursos, estes são captados em instituições bancárias. Sobre os agentes econômicos responsáveis pela transferência de recursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São classificados como agentes superavitários.
(    ) As instituições financeiras são consideradas deficitárias.
(    ) Tornam-se acionárias durante a circulação da moeda.
(    ) São considerados os agentes intermediários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Para a abertura de capital, a empresa precisa entrar com o pedido de registro de Companhia Aberta na CVM, que é o órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais brasileiro. Junto a esse pedido, solicita uma autorização para realizar venda de ações ao público, conhecida como distribuição pública de ações. Essa primeira colocação pública de ações da Companhia é chamada de Oferta Pública Inicial ou IPO (sigla em inglês para Initial Public Offering). Sobre as vantagens para a empresa abrir o seu capital, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para obter liquidez patrimonial: a abertura de capital permite ao executivo diversificar seus investimentos e patrimônio, além de possibilitar a saída de investidores, como fundos de private equity/ venture capital.
(    ) Para obter moeda de troca e referencial: a abertura de capital possibilita à empresa adquirir ativos sem utilizar recursos do caixa, ou seja, uma aquisição pode ser paga com ações da própria companhia, processo mais rápido e ágil.
(    ) Para melhoria do relacionamento com stakeholders: com a abertura de capital, ocorre o fortalecimento da relação com funcionários, clientes, fornecedores, instituições financeiras, concorrentes, entre outros.
(    ) Para aumentar as vantagens competitivas da sua empresa: uma companhia aberta tende a ter um diferencial competitivo com relação aos seus concorrentes ainda fechados. Quando recorre ao endividamento bancário, por exemplo, seu custo financeiro é normalmente inferior ao de uma companhia fechada. Ao negociar com um fornecedor ou cliente, também pode ter preferência pelo fato de ser aberta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	A instituições financeiras captam recursos dos poupadores e os emprestam aos tomadores, assumindo o risco da operação.São remunerados por uma diferença entre a taxa de captação e de aplicação destes recursos. Estes recursos são operações para o aumento de capital de giro para as empresas e concessão de crédito para as pessoas físicas. Com a disponibilidade de capital, a sociedade aumenta o processo de consumo e as empresas investem na ampliação de suas atividades. A que tipo de mercado o enunciado se refere?
	 a)
	Mercado de capitais.
	 b)
	Mercado financeiro.
	 c)
	Mercado monetário.
	 d)
	Mercado de crédito.
	10.
	A Bolsa de Valores (hoje B3) é uma companhia de capital aberta, por meio de suas plataformas de negociação, dentre outras atividades, realiza o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários. Sobre a B3, analise as afirmativas a seguir:
I- Obriga-se em menor tempo possível a divulgação da negociação dos ativos.
II- Registro e a compensação de transferências internacionais de recursos.
III- Seguro de bens e ativos mobiliários, negociados no mercado.
IV- Manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina