Estudo_Dirigido_Fungos
3 pág.

Estudo_Dirigido_Fungos


DisciplinaMicrobiologia26.844 materiais501.147 seguidores
Pré-visualização1 página
Estudo Dirigido
	Semestre: 2
	Turno: Matutino
	Data de Entrega 
	Disciplina: Microbiologia Básica
	Valor: 1,0
	Professor: Thiago Oliveira 
	Nota:
	Aluno (a): Emmanuely de Jesus Queiroz
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS
A. Organização;
B. Interpretação;
C. Pontuação e concordância das frases; 
D. Domínio de conteúdo;
E. Clareza nas respostas
	ORIENTAÇÕES DE RESPOSTAS
A. Respostas válidas só de caneta de tinta azul ou preta;
B. Qualquer erro nas questões abertas passe um traço no centro da palavra e prossiga;
C. Não deixe as respostas a lápis, pois não serão consideradas;
D. Não rasure as questões, NEM USE CORRETIVO.
1. Com relação a célula, como são os fungos?
Os fungos são organismos eucariontes, sendo unicelulares ou pluricelulares.não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células têm paredes rígidas, mas que não são formadas por celulose.
2. O que são hifas?
Hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
3. Como se encontram os fungos na natureza?
Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.
4. Diferencie as características dos fungos em relação as bactérias?
Bactérias: Microrganismos unicelulares pertencentes ao Reino Monera. Podem se autótrofos ou heterótrofos, anaeróbicas ou aeróbica, unicelular, Parede bacteriana (membrana esquelética), Nucleoide (cadeia circular de DNA sem núcleo definido), Plasmídeo, Presença de flagelos em alguns casos.
Fungos: Possuem o próprio reino (Fungi), desempenham diversas funções na natureza (decompositores, predadores, parasitas), unicelular ou pluricelular, Hifas, Núcleo bem definido, Presença de septos (divisão por parede celular) e ramificações.
5. Que são fungos decompositores, parasitas, mutualísticos ?
São fungos que decompõem a matéria no ambiente, são, junto com outros micro-organismo, os principais seres vivos que participam ativamente das ativamente de decomposição dos compostos orgânicos.
Os fungos mutualísticos são fungos que participam de uma relação harmônica interespecífica ocorrem quando todos os indivíduos, de diferentes espécies, não sofrem, ou seja, sem prejuízos.
Já os fungos parasitas fazem parte de relações desarmônicas interespecíficas ocorrem quando pelo menos um dos indivíduos, de diferentes espécies, sofre algum tipo de dano
6. Que são fungos imperfeitos ou anamorfos?
Fungos anamórficos, ou anamorfos, na verdade, são estruturas de reprodução assexuada (ou anamorfa) que fazem parte do ciclo de vida de fungos ascomicetos ou basidiomicetos. Estas estruturas eram isoladas com frequência e sem a observação da fase sexuada (teleomorfa) dos ascomicetos ou basidiomicetos.
7. Que são fungos perfeitos ou teleomorfos?
Os fungos que possuem o ciclo sexuado são também chamados de teleomorfos ou fungos perfeitos, neste ciclo ocorre a plasmogamia que é a união dos dois citoplasmas seguido da careogamia que é a união dos dois núcleos e da meiose para restaurar a situação aploide, formando a fusão de dois núcleos aploides formando um
8. Por que a velocidade de crescimento dos fungos é menor que das bactérias? 
Porque quanto maior é a complexidade de um organismo, maior é o tempo de reprodução ou multiplicação desse organismo. A nível celular, as bactérias são seres mais simples que os fungos, pois crescem (se ploriferam) mais rapidamente do que os fungos
9. Que são leveduras?
As leveduras são organismos unicelulares microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os bolores e os cogumelos. São muito diversas entre si, podendo ser classificadas com base em características distintivas como a morfologia das colónias e a fisiologia das células.
10. Quem são os fungos filamentosos?
Bolores. As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas.