Buscar

Mudanças na Educação durante a Pandemia

Prévia do material em texto

NOTA
INSTITUTO PRÓXIMO PASSO
PROVA
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO - Educação Infantil – Turma 3
DISCIPLINA: Recursos tecnológicos aplicados à educação
DATA: 04/07/2020
Aluno (a) :Kédima Santos Almeida
Na apostila diz;
“....Na atualidade a sociedade tem vivenciado muitos avanços, nos quais se percebe que principalmente o acesso à informação é praticamente instantâneo, podendo as pessoas manterem contato e se informarem de forma global, tudo isso devido ao aperfeiçoamento e os avanços dos recursos tecnológicos. Essas mudanças ocorrem com uma rapidez vertiginosa, e interferem em toda a sociedade, que precisa se adequar e aprender a lidar com as novas situações. Os recursos tecnológicos se encontram presentes em toda a parte, tanto em empresas como nas casas das pessoas e nas escolas. A tecnologia tem sido aliada na execução de todos os tipos de tarefas. Como já dito, as tecnologias são algo presente na sociedade e é comum que todos se deparem com elas frequentemente. As transformações no mundo trazem novas formas de troca de conhecimento...”
Diante do mencionado acima, relacione com a atual realidade que estamos vivendo sobre a quarentena do corona vírus, o que temos que refletir e quais são as mudanças que teremos no seu ponto de vista. Resenhe sobre o tema.
 Mudanças educacionais em meio a pandemia da covid 19.
As mudanças tecnológicas, já estavam acontecendo de forma rápida nos últimos anos, desde a educação infantil ao ensino superior,além de todo cotidiano, hoje com um simples aparelho de celular e conexão com a internet, a vida passou a ser mais prática, aplicativos de transportes, comidas, bancos, entre outras facilidades.
E então em 2020, surge uma pandemia, e o que era sondagem, previsão, planejamento, discussão, precisou virar prática em poucos dias. Os termos, educação a distância, ensino híbrido, aula remota e atividades online passaram a ser comuns e presentes nas conversas, lives, cursos e na prática escolar. O que se falava em livros, folhas,caderno, passou para áudios,vídeos, podcasts e blogs, assim em pouco tempo, gestão, professores, pais e alunos frente a uma realidade: Escolas fechadas, crianças em casa, sem previsão de retorno, e o tempo passando, então precisou tomar algumas medidas. 
 A educação infantil municipal, da rede parceira da prefeitura de São Paulo, passou por alguns caminhos, a interação com a família através de redes sociais, com a produção de videoaulas que muitas vezes, não contemplou os norteadores da educação infantil, como o Currículo da Cidade de São Paulo e a BNCC( Base Nacional Comum Curricular),tirando o protagonismo infantil e a deixando a mercê de meios tecnológicos por muitas horas, e por fim foi implantado o Google Sala de Aula, onde a principal interação são com pais e sugestões onde visa o vínculo da criança com a família e assim garantindo o direito à educação, pois as experiências são orientadas pelas professoras.
Os recursos tecnológico para desenvolver aula, vai ser aprimorado continuamente, pois acredito que não haja mas o “normal”( antes da pandemia),todos os canais criados em meio ao isolamento social, para atender o educando,deverá ser mantido, mesmo depois da pandemia, pois uma porcentagem das aulas, será de forma online como complemento da aula presencial. O texto de proposta da FUNDEB( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)que será votado em breve, já prevê uma (adoção de modelo híbrido) na divisão do dinheiro destinado à educação. Então acredito que a ferramenta online será mantida, pelo que os especialistas da educação falam.
Ao falar em ensino remoto, uma desigualdade já presente, vem a tona de uma forma marcante,uma implementação de políticas públicas voltada ao ensino público, seria o acesso a internet por todos alunos, muitos estão sendo prejudicados por não possuir acesso e aparelhos aptos para assistir aula.
Portanto, são inúmeras questões a se pensar e discutir, sempre visando o protagonismo do criança pequena e do educando, que as mudanças pós pandemia venha agregar na educação, fazendo da troca e da construção da aprendizagem um caminho emancipador.
REFERÊNCIAS
https://novaescola.org.br/conteudo/104/ensino-hibrido-entenda-o-conceito-e-entenda-na-pratica
https://www.folhape.com.br/noticias/novo-fundeb-ampliaria-em-34-cidades-com-verba-extra/133608/
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/26/66percent-dos-brasileiros-de-9-a-17-anos-nao-acessam-a-internet-em-casa-veja-numeros-que-mostram-dificuldades-no-ensino-a-distancia.ghtml
______________________________________________________________________________________
Rua: Jequirituba, 83 – Sobreloja – Salas 1 e 2 – Jd Colonial – Email – proximopasso.ong@gmail.com - Tel: 2892-8982

Continue navegando