Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637885) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21082471
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na sociedade contemporânea, os valores amplamente difundidos e reconhecidos, tanto no interior das instituições, políticas de governos, meios de comunicação e nos indivíduos, podem ser traduzidos pelas expressões de: ?ter em detrimento do ser? e ?consumo, logo existo?. Diante disto, o que essas expressões traduzem em termos de atitudes, comportamentos e relações sociais?
	Resposta Esperada:
Observa-se que as empresas estão trabalhando continuamente para superar antigos produtos, bem como apresentar outros e novos para serem consumidos. Por outro lado, as mídias atuam no sentido de projetar e convencer os telespectadores de que esses produtos, agora mercadorias, representam necessidades urgentes à sobrevivência confortável dos indivíduos. 
Neste sentido, os espaços como shopping centers, supermercados, lojas com amplos setores e conveniências esforçam-se para reunir, oferecer e suprir os produtos procurados pelos indivíduos. Os indivíduos, por sua vez, respondem a esses mecanismos esforçando-se ao máximo no sentido de acessar, usufruir e se apossar da maior quantidade de bens materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis.
Na maioria das vezes, esses produtos representam mercadorias que são supérfluas, descartáveis, que acabam por extrair/exigir da natureza e do ser humano um gasto excedente de matéria-prima, energia e tempo.
	2.
	A Sociologia surgiu em um ambiente de mudanças influenciadas pelo Racionalismo, pelo Empirismo e pelo Iluminismo. Esses três pilares da Modernidade acarretaram em mudanças comportamentais que desembocaram em duas grandes revoluções, a Reforma Protestante (séc. XVI), que diminuiu sensivelmente o poder da Igreja, e a Revolução Industrial (séc. XVIII), a qual mudou radicalmente o mundo social e as relações de trabalho. Descreva de que forma essas duas revoluções foram decisivas para o surgimento da Sociologia.
	Resposta Esperada:
As mudanças comportamentais estimularam pensadores a conjecturar sobre a necessidade de um novo modelo social. Os pioneiros da Sociologia buscaram compreender os motivos das mudanças sociais ocorridas durante as duas revoluções, tentando compreender de que forma essas impactavam na vida em sociedade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais