Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Primeiro vamos iniciar falando do papel do assistente social na educação
O assistente social no ambiente educacional, junto com a equipe pedagógica deve priorizar a formação dos sujeitos para a cidadania, orientando-os a cerca dos seus direitos e deveres, instituindo-os e educando-os para que haja a superação da desigualdade e exclusões sociais e estimulando-os a tornarem-se sujeitos autônomos.
Segundo Morin (2003) uma educação contextualizada é uma educação para a cidadania,complexa porem global e multidimensional onde o individuo também deve ser visto como um ser global inserido em uma família e em uma comunidade.
No ambiente educacional, principalmente no ambiente público de ensino... são encontrados um leque de expressões da questão social que impacta de forma negativa o processo de ensino e aprendizagem. Ex: Evasão escolar, mau comportamento, a dificuldade de absorver conteúdo. .são marcadores sociais como esses que afetam a o bem estar do aluno.
Os processos educacionais e os processos sociais mais abrangentes de reprodução estão intimamente ligados” (MÉSZÁROS, 2008, p. 25)
O professor não tem como lidar com todas essas problemáticas e demandas pois não foi habilitado ao enfrentamento das mazelas sociais. Isso é de competência do profissional do serviço social.
 
Conforme Almeida (2000), o trabalho dos assistentes sociais nas escolas não deve ser confundido com aquele sob responsabilidade dos professores.
 Na escola, o assistente social deve ser o profissional que precisa se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade, a qual ele esteja inserido.
Acredita-se que uma das maiores contribuições que o Serviço Social pode fazer na área educacional é a aproximação da família no contexto escolar. 
É intervindo na família, através de ações ou de trabalhos de grupo com os pais, que se mostra à importância da relação escola-aluno-família. 
segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, “é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico” (Lei nº 8069/90).
O assistente social poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional e, conseqüentemente, trabalhar com um método preventivo destes, no intuito de evitar que o ciclo se repita novamente.