Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

1 - Marque a alternativa INCORRETA:
A. 	A legislação da educação pode ser considerada como leis referentes à educação seja ela estritamente voltada ao ensino ou às questões da matéria educacional.
B. 	A legislação Educacional possui duas naturezas: uma reguladora e uma regulamentadora e somente a reguladora é aplicada na educação.
C. 	A Legislação pode compreender os decretos presidenciais, as portarias ministeriais e interministeriais, as resoluções e pareceres dos órgãos ministeriais ou da administração superior da educação brasileira.
D. 	A LDB organizou a educação brasileira em dois grandes níveis: a educação básica (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e a educação superior.
2 - Podemos afirmar sobre a legislação educacional, EXCETO:
A. 	A estrutura político-jurídica da educação contida na Constituição Federal e nas Leis Federais regula a estrutura político-jurídica da educação.
B. 	Os decretos, as portarias, as resoluções, os pareceres, as instruções, enfim, não prescrevem a forma de funcionamento do serviço educacional.
C. 	A legislação pode compreender os decretos presidenciais, as portarias ministeriais e interministeriais.
D. 	A lei que organiza a educação em nosso país é a LDB.
3 - Marque (V) para afirmativas verdadeiras e (F) para afirmativas falsas e depois assinale a alternativa correta. Sobre o ESTADO podemos afirmar que:
I. O termo Estado refere-se àquele setor da sociedade criado por documentos legais chamados constituições.
II. Tanto o Estado quanto a Educação, ambos influenciados pelo sistema neoliberal de economia globalizada, a educação assume um papel de relevância na formação dos cidadãos que estarão interagindo nesta sociedade.
III. Governo, refere-se ao grupo ou associação de grupos de indivíduos, organizados em partidos políticos que, eleitos, assumem os poderes executivo e legislativo durante um período temporário, fixo e curto, normalmente de quatro anos, podendo ou não ser reconduzido.
IV. Decretos, Portarias, Resoluções, Pareceres, instruções, enfim, não prescrevem a forma de funcionamento do serviço educacional.
A. 	V, V, F, F.
B. 	F, V, V, V.
C. 	V, V, V, F.
D. 	F, F, F, V.
4 - Sobre a constituição é correto afirmar, EXCETO:
A. 	É somente a Constituição que estabelece, no nosso país, o direito à educação, particularmente à educação escolarizada.
B. 	Dentre o conjunto de legislação e normas existentes sobre a Educação além da Constituição podemos citar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Plano Nacional de Educação, além das Constituições dos Estados federados e das leis orgânicas dos municípios.
C. 	A constituição contém determinações de organização jurídica fundamental de um Estado.
D. 	O conceito constitucional pode ter os seguintes aspectos: Sociológico, Político, Jurídico.
5 - A Constituição é uma espécie de certidão de nascimento do Estado. Daí, a Ciência Política definir Estado como sociedade política e, juridicamente, organizado. Mas, na medida em que esse Estado passa a formalizar os anseios da Nação, que é seu organismo psíquico e social reflete, nos seus documentos, ordenamentos, normas e leis, os ideais sociais, as utopias do homem. Baseado nessa afirmativa todas as alternativas estão corretas exceto:
A. 	O Brasil, a partir da sua Independência Política de 1822, estará sob a influência de um Estado de Direito.
B. 	A inserção da Educação, nos textos constitucionais, assinala do ponto de vista formal, a passagem do Estado Individual para o Estado Social.
C. 	No Brasil, desde o começo de nossa história, temos a forte tradição de uma escola para poucos.
D. 	Nessa época houve uma grande mudança no modelo educacional no Brasil.
6 - Assinale a alternativa correta: Como todos os direitos humanos, o direito à educação é uma conquista histórica da humanidade resultante de conflitos, lutas e acordos, cujo reconhecimento e institucionalização vêm se processando de modo gradual, conforme as especificidades de cada país. Suas origens remontam à Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembleia Nacional Francesa em 1789.
A. 	Foi há cerca de 200 anos, com os ideais da Revolução Francesa e da democracia americana, que a escola passou a ser compreendida como uma instituição importante, não apenas para os filhos das elites como para filhos das camadas trabalhadoras.
B. 	Dependendo das modificações no decorrer da história, a educação escolar detém o saber sistematizado.
C. 	A escola é o único lugar onde é veiculado o conhecimento que a sociedade julga necessário transmitir às novas gerações.
D. 	Todas estão incorretas.
7 - O Estado brasileiro, enquanto sociedade política tem se revelado no âmbito de suas Constituições, como o grande interlocutor das políticas educacionais desenvolvidas no país. Numa sociedade de classes, como bem caracteriza o Brasil, só o Estado é capaz de garantir, de forma positiva, no seu ordenamento jurídico, a educação como direito social. Marque a alternativa correta:
A. 	A constituição de 1824 tratava de princípios gerais sobre a educação garantindo a gratuidade a todos os cidadãos com a correspondente ideia de responsabilidade estatal ou social.
B. 	Eram considerados cidadãos aptos a usufruir os direitos civis e políticos apenas as elites representadas pelo latifúndio e pelas oligarquias agrárias e escravistas.
C. 	A Constituição de 1891 é que mais define a intervenção do Estado na educação.
D. 	A Constituição de 1996 proíbe o ensino superior pago.
8 - Assinale a alternativa correta, de acordo com as afirmativas abaixo:
I- A Constituição de 34 estabeleceu a competência da União para entre outras atribuições, fixar o plano nacional de educação, abrangendo todos os graus e ramos, comuns e especializados, com poderes de coordenar, fiscalizar, exercer ação supletiva onde fosse necessário e estimular a atividade educacional em todo o país.
II- A Constituição outorgada de 1937 definiu o Estado como "colaborador" do dever da família em educar os seus filhos. O ensino primário foi declarado obrigatório e gratuito, mas essa gratuidade previa a contribuição para o "Caixa Escolar" para os que não pudessem provar sua condição de pobreza.
III- A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
A. 	Somente as alternativas I e III são corretas.
B. 	Somente as alternativas I e II são corretas.
C. 	Somente as alternativas II e III são corretas.
D. 	Todas as alternativas são corretas.
9 - Assinale a alternativa correta, de acordo com as afirmativas abaixo:
I- A constituição de 1946 deu competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, mantendo o capítulo da educação e da cultura, referido na Constituição de 1.934.
II- A Constituição de 1967, outorgada durante o regimento militar, e manteve a educação como direito, mas esse direito tinha limites: ele era obrigatório para todos (os indivíduos, as famílias) e gratuito nos estabelecimentos públicos.
III- A Constituição Federal de 1988 tende, em matéria educacional a descentralização política; aqui, expressa-se na distribuição de poder de legislar entre os níveis de governo. Trata-se de uma descentralização referente às relações intergovernamentais.
IV- A Lei 5.692/71 conhecida como "Reforma Passarinho". Segundo seus autores essa lei resolveria todos os problemas da educação brasileira, promovendo o que se chamou na época de "revolução pela educação".
A. 	Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
B. 	Somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras.
C. 	Somente as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
D. 	Todas as alternativas são verdadeiras.
10 - Sobre a LDB é correto afirmar, assinale a alternativa correta:
A. 	A LDB é, portanto, uma lei que rege os Sistemas de Ensino e sempre que uma nova Constituição é promulgada e redefine as bases da educação nacional, faz-se necessário à elaboração de uma nova LDB. Com a promulgação da Constituição de 1988,tornaram-se obsoletas as leis de diretrizes e bases anteriores.
B. 	Inclusão da educação infantil, em creches e pré-escolas, não alterou a estrutura educacional do país.
C. 	A LDB de 1996, é a primeira da história da educação do Brasil, que contempla o ensino fundamental como obrigatório e gratuito.
D. 	A LDB de 1996 não é baseada no princípio do direito universal à educação para todos.